Grêmio 0 x 1 Coritiba - Mesmo sem a estrela Alex, o Coxa encosta nos líderes
O desorganizado Grêmio mostrou pouco futebol para tentar reverter a vantagem do aplicado Coritiba
Mesmo sem o seu craque, o meia Alex, o Coritiba venceu o Grêmio, por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, no fechamento da 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa se manteve colado nos líderes, em terceiro lugar.
Porto Alegre, RS, 8 (AFI) – Mesmo sem o seu craque, o meia Alex, o Coritiba venceu o Grêmio, por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, no fechamento da 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa se manteve colado nos líderes, em terceiro lugar, com 23 pontos, um atrás de Cruzeiro e Botafogo. De outro lado, o time gaúcho permanece com 16 pontos, em 9.º lugar.
Esta foi a primeira vitória do Coxa fora de casa, após cinco emaptes e uma derrota. O tima paranaense não vencia fora de seus domínios desde o Brasileiro do ano passado, quando fez 1 a 0 no Palmeiras, com gol do mesmo Deivid. E quebrou um tabu de 17 anos sem vencer em Porto Alegre, com 13 jogos. Esta foi a priemira derrota do Grêmio em casa no Brasileiro, a terceira em 17 jogos dentro da Arena, inaugurada ano passado.
GOL CEDO
O jogo começou sem as duas principais estrelas dos times. Do lado gremista, o veterano Zé Roberto (e Vargas) e do lado do Coritiba, o também experiente Alex, que tem sido um dos principais destaques deste Brasileirão.
Ao contrário do esperado, o Coxa imprimiu velocidade e usando bem as laterais do campo. Desata forma abriu o placar aos nove minutos. Geraldo abriu a bola para Victor Ferraz, do lado direito. Ele levantou a cabeça e fez o cruzamento, onde na pequena área Deivid apareceu nas costas dos zagueiros e completou de chapa para as redes.
Abatido pelo gol, o Grêmio também tinha muita dificuldades para articular as suas jogadas no meio-campo, mesmo porque tinha muitos marcadores no setor. Mesmo assim, aos 28 minutos, quase o time gaúcho empatou, numa cobrança de Alex Telles. Ele encobriu a barreira e a bola explodiu no travessão, quando o goleiro Vanderlei já estava batido.
O Grêmio ainda criou mais duas chances. Aos 30 minutos, Barcos bateu de longe, a bola quicou e quase entrou. E aos 39 minutos, quando Kléber bateu de longe e Vanderlei defendeu de novo.
MAIS COXA
No segundo tempo esperava-se uma mudança de postura do Grêmio, mas quem começou em alta velocidade e criando chances de gol foi o Coritiba. Aos dois minutos, o garoto Bressan perdeu a bola que ficou nos pés de Geraldo. Ele bateu cruzado e Dida fez grande defesa.
No minuto seguinte, Geraldo foi até a linha de fundo e cruzou para trás. O zagueiro Émerson apareceu para tocar e não fosse um desvio na defesa a bola entraria no gol. Aos 17 minutos, o lateral Diogo entrou em diagonal e bateu para Dida saltar e espalmar para escanteio.
Desorganizado, o Grêmio chegou com perigo somente aos 36 minutos, quando Kleber desceu pelo lado direito e cruzou. Na pequena área, o garoto Lucas Coelho tentou dar de chapa de pé direito e deu aquela “furada”. Nos últimos minutos o tricolor presionou, mas sem organização e somente no abafa. Muito pouco para um time que tem grandes pretensões. O Coritiba soube se fechar e agrantir a vitória.
NO DOMINGO
Os dois times voltam a campo no final de semana. No domingo, às 16 horas, o Coritiba vai receber no Estádio Couto Pereira, o Vasco da Gama. Não vai ter Robinho, com três cartões amarelos e suspenso. Mais tarde, às 18h30, o Grêmio vai até a Arena da Fonte Nova enfrentar o Bahia, sem Pará e Kleber, ambos com três amarelos.





































































































































