América-RN x ABC - Inimigo íntimo, desespero e freguesia

A última vez que o Mais Querido venceu o Clássico Rei foi há quase um ano e meio

O Estádio Manoel Barretto vai ficar pequeno na tarde deste sábado. Em posições preocupantes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, América-RN e ABC fazem um clássico recheado de ingredientes

0002048094381 img

Ceará-Mirim, RN, 09 (AFI) – O Estádio Manoel Barretto vai ficar pequeno na tarde deste sábado. Em posições preocupantes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, América-RN e ABC fazem um clássico recheado de ingredientes e que promete muitas emoções. A partida, válida pela 14ª rodada, está marcada para as 16h20.

Após a derrota para o Ceará, por 2 a 1, na última terça-feira, o Mecão voltou a aparecer na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 13 pontos. A situação do ABC, porém, é ainda mais preocupante. Sem vencer há três jogos – um empate e duas derrotas -, o Mais Querido somou até aqui apenas sete pontos e amarga a lanterna, caminhando a passos largos rumo ao rebaixamento.

Retrospecto
A última vez que o Mais Querido venceu o Clássico Rei foi há quase um ano e meio. No dia 26 de fevereiro de 2012, o time alvinegro ganhou do arquirrival, por 1 a 0, pelo Potiguar. Depois disso, foram seis vitórias americanas e dois empates.

No retrospecto geral, porém, a vantagem ainda é do ABC. Ao todo, já foram 437 clássicos entre os dois principais clubes do Rio Grande do Norte. São 149 vitórias abecedistas, 145 vitórias americanas e 143 empates. O Mecão marcou 533 gols e sofreu 574.

0002048094381 img

As provocações começaram
O acerto entre o técnico Roberto Fernandes e o ABC, na última quinta-feira, já provocou as primeiras reações pelos lados do América-RN. O presidente americano, Alex Padang (foto), utilizou seu perfil no Twitter para ironizar a contratação do treinador, que há três semanas comandava o Mecão.

“Clássico agora ficou do jeito que eu gosto. Bora (sic) motivar torcida de @AmericaFCNatal!!!!! Quem vai???”, publicou o dirigente, apimentando ainda mais o Clássico Rei, que acontece neste sábado, às 16h20, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

Para o clássico, o técnico Argel Fucks contará com um reforço importante. É que o meia Cascata está totalmente recuperado de uma lesão crônica no joelho direito e deve ganhar a vaga de Almir, que está em má fase. O jogador ficou 45 dias afastado dos gramados e entrou no segundo tempo da derrota para o Ceará, por 2 a 1.

Por outro lado, o zagueiro Edson Rocha teve uma lesão de grau dois confirmada no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Ele já ficara fora contra nos duelos contra Boa Esporte e Ceará e segue no estaleiro por mais 15 dias. Com isso, Zé Antônio e Edivânio devem seguir na zaga.

0002048094386 img

Mistério no Mais Querido
O técnico Roberto Fernandes (foto abaixo) chegou ao ABC e já faz mistério para o Clássico Rei. Ele sequer divulgou os relacionados. Mesmo assim, são grandes as chances do Alvinegro contar com duas grandes novidades. Um é o goleiro Getúlio Vargas, contratado recentemente. Ele deve fazer sua estreia na vaga de Lopes. Já o atacante Rodrigo Silva, recuperado de lesão muscular, deve assumir o lugar Gilcimar.

As mudanças, porém, não param por aí. Após cumprirem suspensão, o zagueiro Flávio Boaventura e o meia Erick Flores reforçam o time. Eles devem ocupar as vagas de Vinicius e Diogo Barcellos, respectivamente. Já no ataque a principal dúvida está entre Pingo e Tony.

“Conheço boa parte do elenco do ABC, acompanhei alguns jogos e sei que esse grupo tem qualidade. Não é o melhor time da competição, mas também não é o pior. O grupo que temos aqui está no mesmo nível da maioria dos demais da Série B. Vamos trabalhar, motivar nossos atletas, pois temos condições de reverter esse quadro”, destacou Fernandes.