Treinador com bom aproveitamento em 2012 se reúne com Parreira
Evento trará assuntos voltados a Copa do Mundo 2014 e ao futebol pelo mundo, como o alemão e espanhol
Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) – O treinador Vinícius Eutrópio mais uma vez foi convidado pelo coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, para estar no grupo de coordenação da 10ª edição FOOTECON (Fórum Internacional de Futebol) 2013, que acontece no mês de dezembro, no Rio de Janeiro, após o término do Campeonato Brasileiro.
Considerado um dos melhores treinadores da nova geração, Eutrópio foi chamado para ajudar na organização, elaboração de temas e palestras do evento que trará nesse ano assuntos voltados a Copa do Mundo 2014 e ao futebol pelo mundo, como o alemão e espanhol, que estão em franco crescimento.
O encontro aconteceu no escritório da FOOTECON, no Rio de Janeiro, e contou também com as presenças de Fernando Gonçalves (coordenador do evento), professor de educação física João Paulo Medina e Maurício Pimenta Marques (coordenador de cursos de treinadores da CBF).
Números
Em 2012, Vinícius Eutrópio se destacou entre os treinadores que tiveram sucesso no fim dos campeonatos, nas quatro divisões do Brasileirão, obtendo aproveitamento acima de 70%, como nos casos de Abel Braga (Fluminense) e Cuca (Atlético Mineiro), pela Série A; Enderson Moreira (Goiás) e Paulo Cesar Carpegiani (Vitória-BA), pela Série B; Gilmar Dal Pozo (Chapecoense) e Francisco Diá (Icasa-CE), na série C; e Flávio Araújo (Moto Clube) na Série D.

O maior desafio de Vinícius Eutrópio no ano passado foi quando encarou a briga de livrar o Duque de Caxias-RJ do rebaixamento na Série C.
Eutrópio não só tirou o clube da zona de rebaixamento como levou a equipe as quartas-de-final da competição sendo eliminado pelo Icasa – clube que garantiu o acesso junto com Oeste, Chapecoense e Paysandu.
Quando assumiu o Tricolor da Baixada, na 8ª rodada, da fase classificatória, a equipe ocupava a zona de rebaixamento, com apenas 6 pontos. Foram 11 jogos tendo conquistado 7 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas, com um aproveitamento de 70%.
Assumiu o América Mineiro na Série B faltando duas rodadas para o término da competição. Conquistou uma vitória e um empate.
No Campeonato Paulista de 2010 participou do Grêmio Prudente (antigo Barueri) quando a equipe conseguiu o 3º lugar no regional. Nesse ano teve boa passagem pelo ASA, de Arapiráca.
Experiência internacional
Apesar de jovem, Vinícius Eutrópio tem uma larga experiência internacional, participou da Copa da África em 2010 como auxiliar do treinador Carlos Alberto Parreira no comando da seleção da África do Sul.
No mesmo ano foi o treinador e responsável pela formação do elenco do Estoril, de Portugal, que no final da temporada garantiu o acesso a 1ª Divisão do Futebol Português.





































































































































