Série C: Portal FI faz comparativo e torneio estava mais equilibrado em 2012

No lugar do Guarani, os destaques eram Luverdense e Fortaleza

Há cerca de um ano atrás, o Campeonato Brasileiro da Série C 2012 estava em sua nona rodada e com prognóstico completamente diferente do que hoje se encontra. A maior diferença entre as duas competições é o equilíbrio.

0002048095570 img

Campinas, SP, 13 (AFI) – Há cerca de um ano atrás, o Campeonato Brasileiro da Série C 2012 estava em sua nona rodada e com prognóstico completamente diferente do que hoje se encontra. A maior diferença entre as duas competições é o equilíbrio que esteve presente na do ano passado e que mal aparece neste ano.

0002048095570 img

O destaque de 2013 vem sendo o Guarani. O Bugre é o primeiro colocado com 19 pontos, além de ser o único time invicto e que não tomou gol na competição. O clube campineiro vem quebrando todos os recordes, entre eles o do ano que foi campeão do Brasileiro, em que o goleiro Neneca ficou 777 minutos sem tomar gols . Juliano já soma 810.

Em 2012, quem se destacava era o Luverdense e o Fortaleza, pelo Grupo A. Os dois dispararam dos demais adversários e garantiram a classificação antecipadamente. Na nona rodada a diferença do Verdão para o quinto colocado, Paysandu, já era de nove pontos.

Já pelo Grupo B, o equilíbrio se destacava, tanto é que a diferença do primeiro colocado, a Chapecoense para o lanterna, até então, o Brasiliense era de apenas sete pontos. Neste ano, o Guarani já tem 13 pontos a mais do que o último colocado Crac.

Com cenário totalmente diferente, o Grupo A deste ano, praticamente já definiu os seus rebaixados. Rio Branco, Baraúnas e Treze formam o Z3. Este último é o que tem mais chances de sair do descenso, mas tem que tirar uma diferença de ao menos sete pontos do Brasiliense, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

0002048095573 img

O Grupo B é mais equilibrado. Mas, os times já apontam pelo o que devem brigar. Guarani e Caxias vêm em uma constante e dificilmente não carimbarão a classificação. Com isso, as duas outras vagas ficariam entre Mogi Mirim, Macaé, Vila Nova e Madureira. Na briga do rebaixamento estão Betim, Barueri, Duque de Caxias e Crac.

Se os times se espelharem em 2012, Sampaio Corrêa e Cuiabá, líderes do Grupo A, e Guarani e Caxias, do Grupo B, têm algo para se preocupar, pois apenas um dos times que garantiram o acesso em 2012 classificou na primeira fase nas primeiras colocações, os outros três saíram da terceira ou quarta colocação. São eles: Icasa, Oeste e Paysandu.

O campeonato do ano passado mantém viva também a esperança dos times da zona de rebaixamento. Na nona rodada, Treze, Guarany, Tupi e Brasiliense se encontravam no descenso. Entre eles, o Galo e o Jacaré escaparam e festejaram a permanência na Série C.

Já na parte de cima, pelo Grupo A, Santa Cruz e Salgueiro não resistiram até o final e acabaram dando lugar no G4 para Icasa e Paysandu. O Salgueiro acabou levando a pior no segundo turno e acabou sendo rebaixado.

Pelo Grupo B, houve apenas uma mudança no G4. O Vila Nova, que estava em terceiro na nona rodada, deu lugar ao Duque de Caxias. Na zona de rebaixamento, o Brasiliense empurrou o Santo André para à Série D.

Confira os quatro primeiros colocados na nona rodada da Série C do ano passado e os dois da zona de rebaixamento:

Grupo de classificação:
Grupo A

Luverdense (classificado)
Fortaleza (classificado)
Santa Cruz
Salgueiro (rebaixado)

Grupo B
Chapecoense (subiu)
Macaé (classificado)
Vila Nova
Oeste (subiu)

Zona de rebaixamento:
Grupo A

Treze (escapou)
Guarany-S-CE (rebaixado)

Grupo B
Tupi (rebaixado)
Brasiliense (escapou)