ESPECIAL! Atenção Guarani! Líderes na 1.ª fase do ano passado não subiram
O Guarani é líder do Grupo B e terá que passar pelos números do ano passado para ficar com o acesso
Campinas, SP, 14 (AFI) – Time de melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013, o Guarani precisa se atentar ao que aconteceu no ano passado para não sair frustrado da competição. Na ocasião, os líderes do Grupo A e B na primeira fase, Fortaleza e Macaé, respectivamente, não subiram.
O time cearense terminou a fase inicial com 39 pontos, sendo 11 vitórias, seis empates e apenas uma derrota em 18 jogos. O incrível aproveitamento de 72,2% dos pontos que estiveram em disputa foram conquistados sob o comando do experiente Vica, que temporadas antes havia feito sucesso no ASA de Arapiraca.

Acontece que nas quartas-de-final o improvável aconteceu. O Fortaleza teve pela frente o Oeste (quarto colocado do Grupo B) e acabou sendo precocemente eliminado. Na partida de ida, em Itápolis, os times empataram por 1 a 1, só que volta os paulistas foram ousados e saíram de campo com a vitória por 3 a 1. Para desespero dos tricolores.
Na outra chave a briga pela liderança foi mais equilibrada. O Macaé ficou com 32 pontos, sendo nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 59,3%. O técnico responsável pela surpreendente campanha do time carioca foi Toninho Andrade, justamente no seu primeiro trabalho em time profissional.
No mata-mata a situação se repetiu. O Macaé encarou o tradicional Paysandu (quarto colocado do Grupo A). Na partida ida, em Paragominas (interior do Pará), vitória do Papão da Curuzu por 2 a 0. Na volta, no Rio de Janeiro, os cariocas até venceram por 3 a 2, mas acabaram eliminados.
Números do Bugrão
Os números do Guarani surpreendem até aqui. Em nove jogos o time campineiro tem cinco vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Aproveitamento de 70,4% dos pontos que estiveram em disputa. O técnico responsável é Tarcísio Pugliese, experiente na Divisão – já dirigiu Oeste e Icasa.
O que mais surpreende é que o time foi o único que ainda não levou gols. Isso não acontecia desde a campanha do título Brasileiro de 78. Como consequência, o atual goleiro, Juliano, entrou para a história do clube. Ele superou o eterno ídolo bugrino, Neneca. Clique aqui e confira!





































































































































