Nesta segunda-feira, Guarani comemora 40 anos do seu primeiro jogo no Brasileiro
Flamarion foi o autor do primeiro gol bugrino em competições nacionais
Campinas, SP, 26 (AFI) – Nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, faz exatamente 40 anos que o Guarani fez sua primeira participação em um Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a competição foi aberto para mais clubes, além dos grandes, e o Guarani ganhou a vaga por ter se destacado no Campeonato Paulista. Até então, somente Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa participavam do Brasileirão, tendo a sexta vaga paulista sido entregue ao Guarani.
O Campeonato Brasileiro foi iniciado em 1971 com 20 times e o Atlético Mineiro campeão. Em 1972 teve 26 equipes e já em 1973 teve 40 clubes com o Palmeiras sendo bi-campeão.
Diferente dos dias atuais, o Campeonato Brasileiro não tinha nem rebaixamento e nem acesso e o Guarani foi evoluindo a cada ano até ser campeão em 1978.
Ao longo destes 40 anos, o Guarani participou todos os anos do Campeonato Brasileiro, sendo 29 vezes na Série A. Na Série B, ou equivalente, o Guarani esteve nove vezes e, na Série C, onde o clube encontra-se hoje, está em sua terceira participação.

Em 26 de agosto de 1973, um domingo, o Guarani fez sua estreia em Manaus-AM, enfrentando o Nacional. O Guarani se preparou para a competição usando o time base que havia feito um ótimo Campeonato Paulista e se reforçando com jogadores como Lola, vindo do Atlético Mineiro; Dilson, ponta do Uberaba-MG; Marião (já falecido), zagueiro do São José; Valter Silva, zagueiro vindo do Nacional e o goleiro Sérgio Gomes contratado ao Juventus para ser o reserva de Tobias. Ao longo da competição, o ponta Afrânio (também falecido) foi contratado junto ao Botafogo de Ribeirão Preto e o zagueiro Jair, emprestado pelo América de Rio Preto. (Em pé: Tobias, Wilson Campos, Amaral, Flamarion, Bezerra e Moacir. Agachados: Barnabé, Lola, Washington, Alfredo e Mingo. Foto cedida pelo jornalista Carlos Zamith – Manaus-AM).
A partida em Manaus foi bastante disputada com o Nacional tendo o reforço de vários jogadores do Atlético Mineiro. Aliás, destes jogadores que enfrentaram o Guarani pelo Nacional, Ângelo (já falecido) e China viriam a jogar no Guarani posteriormente. E Toninho Cerezo, o camisa cinco do time manauara, teve uma passagem nefasta como treinador em 2005.
Ficha Técnica do Primeiro Jogo do Guarani em Campeonato Brasileiro
Nacional-AM 1 x 1 Guarani
Estádio Vivaldo Limas – Manaus-AM
Árbitro: Saul Mendes (AM)
Gols: Serginho, aos 35’/1T e Flamarion, aos 5’/2T
Público: 20.709 pagantes
Nacional-AM
Procópio; Flávio, Tião (Valdomiro), Eurico Souza e Pompeu; Toninho Cerezo (Ari) e Ângelo; Guerino, Serginho, China e Reis.
Treinador: Barbatana
Guarani
Tobias; Wilson Campos, Moacir, Amaral e Bezerra; Flamarion e Alfredo; Barnabé (Zé Ito), Lola (Clayton), Washington e Mingo.
Treinador: José Duarte





































































































































