Sérgio Carvalho: Morumbi lotado ajuda São Paulo quebrar jejum de vitórias
Foi uma tarde festiva para o torcedor do São Paulo. Mais de cincoenta e cinco mil pessoas lotaram o Morumbi
Foi uma tarde festiva para o torcedor do São Paulo. Mais de cincoenta e cinco mil pessoas lotaram o Morumbi, o futebol exibido pelo seu time agradou e depois de doze jogos sem vitória, finalmente, a vitória aconteceu e o tabu caiu. Uma vitória justa por 2 a 1, construída com gols de Luis Fabiano e Reinaldo, numa partida em que o time de Paulo Autuori foi sempre melhor.

Os três pontos, no entanto, não afastaram o São Paulo do chamado R4. Mas já o ajudou a deixar mais um para trás (a Portuguesa, que perdeu para o Atlético Mineiro em BH). Agora o Tricolor paulista soma 14 pontos e está na décima sétima colocação. À sua frente está a Ponte Preta com 15 e atrás dele estão Portuguesa com 13 e Náutico com 8.
Ou seja: se continuar a somar vitórias neste primeiro turno do campeonato, a chance do São Paulo encerrar esta primeira fase do Brasileirão fora da zona de rebaixamento é grande. Principalmente se repetir o bom futebol exibido diante do Fluminense na tarde de domingo. Como curiosidade podemos acrescentar que o São Paulo estava sem vencer há 12 jogos, agora está sem perder a tres jogos (empates contra Atlético PR e Flamengo e vitória sobre o Flu).
Melhor jogador do time diante do Flu foi o meia Ganso, que mandou na partida. Parece ter reencontrado seu melhor futebol. Outros que brilharam foram Rodrigo Caio, Reinaldo, Wellington e Luis Fabiano, pelo belo gol (ainda assim voltou a levar cartão amarelo como quase sempre acontece).
Próximo adversário do Tricolor será o Botafogo carioca no dia 1 de setembro, domingo. Há, portanto, mais uma semana inteira para Autuori organizar seu time. Autuori, por sinal, ganhou seu primeiro jogo no Brasileirão 2013. Antes, perdeu ou empatou. Prova de que já houve uma sensivel melhora.
C * U * R * T * A * S
* FIQUEI muito impressionado com a festa que o torcedor fez no Morumbi domingo à tarde. Não só o torcedor do São Paulo, mas também o do Fluminense. Boa parte da torcida presente era de casais com filhos. Muita criança dos dois lados. O futuro torcedor foi em massa. Uma beleza.
* ISSO VEM provar como nossos dirigentes estavam exagerando nos preços dos ingressos. Bastou fazer uma super promoção e o São Paulo superlotou seu estádio. Por que os outros grandes não fazem o mesmo? Detalhe: essa promoção do São Paulo já está definida até o final da atual temporada.

* PAULO AUTUORI fez uma declaração perigosa antes do jogo. “Agora que tive uma semana para preparar meu time, podem me cobrar. O Sâo Paulo será uma equipe diferente”. E foi mesmo. O Tricolor de domingo foi um outro time. Mais organizado, mais eficiente, mais objetivo. Cresceu demais.
* O TREINADOR do São Paulo, por sinal, fez aniversário no domingo e ganhou um belo presente de seus comandados. A vitória não deixou dúvidas e mostrou que o técnico realmente entende de futebol. Como já disse, preferia Murici, mas Autuori já começou a dar conta do recado. Bom sinal.
* ZAGUEIRO Antonio Carlos, ex-Botafogo, fez sua estreia no time do São Paulo. Entrou no segundo tempo do jogo contra o Flu. Mostrou serenidade e competência. Além disso, apesar da estréia, orientou muito seus companheiros de zaga, numa prova de que conhece o setor e tem personalidade.
* LUIS FABIANO e Aloisio levaram cartão amarelo contra o Flu e estarão fora do jogo contra o Botafogo. Autuori vai precisar mudar seu esquema porque não tem um centro avante que jogue enfiado. Ainda assim, sua situação melhorou bastante. Maioria dos atletas contundidos já está à sua disposição.
* CORINTHIANS voltou a empatar. Desta vez contra o Vasco, fora de casa. Timão entrou em campo com muita vontade e marcou logo aos quatro minutos de jogo através Guerreiro (sempre ele!). Depois o Vasco cresceu e, à partir do meio do primeiro tempo, passou a dominar as ações do jogo.

* NO SEGUNDO tempo só deu Vasco. O Corinthians jogou como time pequeno. Escapou de uma derrota que parecia certa. É mais uma prova do que venho dizendo. Tite não conseguiu rearrumar sua equipe. Ela está muito longe do futebol que a consagrou no ano passado. A demora é preocupante.
* PATO entrou no segundo tempo e, mais uma vez, nada fez. Romarinho também entrou e perdeu gol certo que poderia ter dado a vitória ao Corinthians. Prova que ele é limitado e não pode resolver os problemas do Corinthians. Mais uma vez, Tite deixou o gramado bastante irritado.
* A CULPA, no entanto, não é dele. É da diretoria que negociou jogadores importantes e não soube contratar reforços à altura. Acho melhor todos fazerem uma reunião para analisar em detalhes o atual momento do Corinthians. Se não houver uma mudança, Timão não vai ganhar nada em 2013.
* CURIOSO é que eu faço esse tipo de análise e tem corintiano que imagina que eu sou contra o Corinthians. Não é nada disso. Eu apenas tenho analisado o que vejo, o que acontece. Tenho dito que o Corinthians está mal. Na semana passada perdeu do Luverdense e empatou com o Vasco.
* QUEM jogou muito bem diante do Vasco foi Douglas, que há muito tempo não produzia como neste jogo. Danilo e Paulo André receberam o terceiro amarelo e estão fora do proximo jogo do Corinthians pelo Brasileirão contra o Flamengo. Mais um sério problema para o estressado treinador Tite.
* NO MEIO desta semana o Corinthians volta a jogar pela Copa do Brasil. Encara o dedicado time da Luverdense que tem a vantagem de poder empatar. Mas isso não deve acontecer. Em casa, a vitória deve ser do Timão. Até por vantagem elastica. É muito mais time. Derrota lá foi um simples acidente.

* TRES JOGOS foram disputados sabado pela décima sexta rodada da série B do Brasileirão. O Santos venceu o Vitoria da Bahia, na Vila, por 2 a 0. Já o Flamengo perdeu para o Gremio (que somou sua quarta vitória seguida) por 0 a 1 enquanto a Ponte levou 2 gols do Cruzeiro e não fez nenhum.
* NO JOGO da Vila houve equilibrio nos dois tempos. Enquanto o Vitória teve maior posse de bola, o Santos foi mais objetivo nas conclusões. Para variar, novamente a defesa santista foi o destaque do time. Em especial o zagueiro Edu Dracena que atravessa momento especial. Um gigante.
* MONTILLO mais uma vez alternou bons e maus momentos. Ainda não consegue luzir como o fez no Cruzeiro. Cicero, ao contrário, tem sido um jogador muito produtivo. No sabado fez até um gol. A vitória foi muito importante para o Peixão que vinha de uma série de seis jogos sem ganhar uma partida.
* O VITÓRIA por sua vez, provou ser um time apenas caseiro. Quando atua na Bahia quase sempre ganha os tres pontos. Fora não consegue a mesma produção. Já o Flamengo parece ter errado em mandar seus jogos fora do Rio. Os adversários é que ganham com isso. Foi o caso do Gremio no sabado.

* NÃO GOSTEI da exibição da Ponte no sabado. Lógico que o Cruzeiro tem muito mais time, mas eu esperava um futebol mais competitivo da equipe campineira. A continuar assim, pode até ser ameaçada pelo rebaixamento, já que o número de pontos conquistados até agora não é dos melhores.
* EM TEMPO. Técnico Paulo Cesar Carpegiani pediu demissão da Ponte após o jogo. Alegou problemas sérios de saude que seriam agravados caso continuasse a trabalhar no futebol. Problema é que nesta terça a Macaca encara o Criciuma pela Sul-americana. Quem vai comandar a equipe??
* SEM SEIS de seus titulares o Palmeiras não conseguiu manter sua invencibilidade de onze partidas na série B do Brasileirão. No sabado, perdeu para o Boa Esporte por 1 a 0, numa partida em que Marcelinho Paraiba (que já foi do São Paulo), foi o melhor em campo. Exibição verde foi decepcionante.
* PIOR setor do time de Gilson Kleina desta vez foi a defesa. O zagueirão Henrique, que foi convocado para a Seleção Brasileira (eu disse que ele não merece estar lá), cometeu falhas infantis e quase levou seu time a perder por um placar mais elástico. Tres jogadores fizeram sua estréia no Verdão.
* DOS TRES o único que surpreendeu pelo bom futebol foi o meia Felipe Menezes. Ele mostrou personalidade e provou que pode ser bastante util ao Palmeiras durante o Brasileirão. Os outros dois, Eguren (volante) e Tiago Alves (zagueiro) foram mal. Isso não quer dizer que não poderão reagir.

* MESMO com a derrota o Palmeiras manteve a liderança isolada do campeonato com 40 pontos ganhos. Em seguida estão a Chapecoense com 36, o Sport e o Paraná com 30. Esses são realmente os melhores times da série B neste momento. Dos quatro, o Palmeiras é o grande favorito ao título.
* NA PARTE baixa da classificação estão São Caetano com 16 pontos, Payssandu e América RN com 15 e ABC com 11. São os mais ameaçados pelo descenso. Quem me surpreende é o Azulão que não consegue reagir e parece mesmo ameaçado pela degola. De qualquer maneira, ainda dá tempo.
* MELHORES ataques da série B são Palmeiras, Chapecoense e Figueirense com 34 gols marcados. Melhores defesas são as do Palmeiras e do Paraná com 13 gols contra. Pior ataque é o do ABC com apenas 13 gols e a pior defesa é a do Icasa que já sofreu 31 gols. Como se vê o Verdão é destaque.
* SERIE B terá sequência nesta terça feira. Vamos aos jogos dos clubes paulistas: Atlético GO recebe o Oeste. O Bragantino pega o Payssandu em casa. O Sâo Caetano vai enfrentar o América em BH. O Guará encara o Paraná, em Curitiba. E o Palmeiras vai a Fortaleza onde encara o Ceará.
* SE COLOCAR seu melhor time em campo, o Verdão é franco favorito diante do clube cearense. Aliás, o time de Gilson Kleina está sobrando em campo. É disparado o melhor time da competição. Só um tremendo desastre o impede de ganhar o título. Completo o Palmeiras é mesmo um time de respeito.

* BEIJINHO de Emerson Sheik num amigo após um jogo do Corinthians provocou um turbilhão junto a opinião publica de São Paulo. Entre as Uniformizadas pior ainda. A Camisa 12 invadiu o CT corintiano para protestar e a Gaviões procurou Emerson para discutir o assunto em particular.
* TUDO errado. Emerson tem todo o direito de agir como quiser. Não ofendeu ninguém. Podemos até dizer que, pela manifestação provocada de alguns grupos de torcedores, quem mais perdeu com a atitude foi ele. Mas Emerson é macaco velho e sabe o que faz. Se deu o beijo foi porque quis e pronto.
* A IMAGEM do Corinthians não foi prejudicada. A da torcida muito menos. Além disso, Emerson que é heterosexual (e todo mundo sabe disso) não deixou de ser mais ou menos homem por causa disso. Na verdade, a reação daqueles torcedores foi homofóbica e essa manifestação no País é crime.
* E TEM mais. Quem são Camisa 12 e Gaviões para criticarem Emerson, um dos jogadores que mais ajudou o Corinthians a ganhar seus últimos títulos? A Camisa 12 é tida e havida como uma torcida de baixo nivel e que volta e meia transgride as leis que regem os bons costumes. Como criticar o Sheik? .
* A GAVIÕES por sua vez é a torcida uniformizada que mais mata no futebol brasileiro. É a chamada “torcida assassina”. Quem é ela, portanto, para reclamar de Emerson que apenas deu uma bitoca num amigo pessoal? Beijinho é afeto, é carinho, é amor. Assassinato, ao contrário, é crime gravissimo.
* EXATAMENTE por me posicionar ao lado de Sheik neste caso é que aprovo sua ideia de usar o distico Fora Preconceito em suas chuteiras durante os jogos do Corinthians. É sua maneira de fazer campanha contra o homofobismo. E tem mais. Camisa 12 e Gaviões também tem associados gays, e daí?

* ALIAS, vamos acabar com essas provocações no futebol. É muito por causa delas que tem havido mortes no futebol. Além disso, há o problema das drogas. A Gaviões, por exemplo, já foi avaliada e em sua sede dizem que corre droga toda noite. Verdade levantada por Capez, promotor público.
* ESSA faceta da torcida joga ainda mais lama sobre sua imagem já bastante distorcida. É por isso que sou favoravel ao fechar todas as uniformizadas. Entre as chamadas grandes, não há uma só que preste. Todas cometem crimes, burlam a lei e provocam a violência. É preciso bani-las dos estádios.
* SANTOS voltou a contratar. Além de Everton Costa, atacante do Coritiba, acertou com Renato Abreu, ex atacante do Flamengo. Este, além da experiência tem a vantagem de ser exímio cobrador de faltas. Vai ajudar muito ao Santos em seus jogos pelo Brasileirão. Duas boas contratações.
* AINDA sobre o Peixe. Arouca renovou seu contrato. Òtima noticia. E mais. O novo Comitê Gestor do Santos deve tomar posse nesta segunda feira. A partir de amanhã, começa a trabalhar forte. As duas contratações acima já foram sob o comando de Zinho, atual gerente de futebol do alvinegro.
* SÃO PAULO também não pára. Já pensa em reforçar seu elenco para 2014. Seu novo objetivo agora é Jucilei, que já jogou no Corinthians e deverá fazer sucesso no Tricolor. É ótimo marcador, sabe sair jogando e também arremata forte. Se vier, vai melhorar muito a força de marcação do time.

* NO ANO passado foi Bernard, do Atlético Mineiro. Neste ano, já tenho minha revelação preferida no Campeonato Brasileiro. È Vitinho, do Botafogo carioca. O garoto joga muito. Defende, ataca e
arremata com incrivel competência. Logo, logo será um dos maiores destaques do futebol do Brasil.
* HÁ COISAS curiosas que acontecem no futebol do interior paulista. Em Rio Preto, o novo presidente do América, José Branco, tem trabalhado duro para armar seu time com vistas a série A3 do ano que vem. Já há até alguns jogadores contratados. O gramado do Teixeirão também foi remodelado.
* MAS COMO sempre surgem boatos e comentários que, se não forem esclarecidos, poderão até manchar a gestão do atual presidente americano. Dizem, por exemplo, que ele chamou Zaniratto e Pedro Baptista de volta. Justamente aqueles que a população acusa de terem enterrado o América.
* SE FOR verdade, eu contesto a escolha. Lembro que, particularmente, não tenho nada contra as figuras humanas de Zaniratto e Pedro Baptista. Sempre tive bom relacionamento com ambos. O problema dois dois é em relação a pessoa juridica e a imagem que deixaram ao sair da presidencia.
* Em todo lugar que se vá em Rio Preto para falar sobre o America, ambos são muito criticados e considerados culpados diretos pela má fase americana. Por causa deles, dizem os torcedores, o chamado Mecão está hoje na terceira divisão do futebol paulista e em fase pré falimentar.
* ASSIM, o ideal é que José Branco se cercasse de gente nova de sua confiança e sem vicios do passado. Caso contrário, deixará crescer na cidade a idéia de que mesmo sendo o novo presidente, continua envolvido com todos aqueles que na opinião geral do torcedor “afundaram o América”.
* FAÇO ESSE COMENTÁRIO apenas como um alerta ao atual presidente americano. Ao se envolver com pessoas “marcadas” no futebol local, poderá perder sua credibilidade muito antes de vencer seu primeiro semestre no cargo. Como homem público, Zé Branco precisa zelar por sua boa imagem.
* O GRANDE time do Brasil em 58 quando ganhamos nossa primeira Copa do Mundo está se desfazendo aos poucos. No último final de semana morreu De Sordi, lateral direito. Ele estava com o mal de Parkinson. O goleiro Gilmar também morreu no domingo. É outro que só vai nos deixar saudades.
* DE SORDI foi um bom lateral direito. Mas Djlama Santos, que o substituiu na decisão da Copa de 58, era técnicamente bem superior. Já Gilmar foi o melhor goleiro brasileiro que vi jogar. Jogou pelo Corinthians e pelo Santos. Era uma segurança como titular da Seleção. Figura humana especial.
* AMBOS disputaram e ganharam a Copa de 58. Em minha opinião, foi a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos. Tinha montros sagrados como Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha e Pelé. A Copa de 58 foi a primeira conquistada pelo Brasil. Ali nasceu o penta.

* NESTE MEIO de semana tem um jogo imperdivel em BH, Atlético x Botafogo, pela Copa do Brasil. No primeiro jogo deu Bota, com folga. O Galo tem chance de virar, mas pelo que tem jogado o Botafogo, acredito que a vaga vai ficar com ele. De qualquer forma é um clássico para todos assistirem.
* SÉRIE A do Brasileirão terá sequência no proximo final de semana. No sabado, Gremio x Ponte, Goias x Atlético MG, Nautico x Atlético PR, Portuguesa x Bahia e Flu x Santos. No domingo, Botafogo x São Paulo, Corinthians x Flamengo, Vitória x Criciuma, Coritiba x Inter e Cruzeiro x Vasco da Gama.
* ATLÉTICO PR venceu o Botafogo e tomou a quarta colocação do Corinthians que só empata (já são oito em seu curriculo). Agora o G4 conta com Cruzeiro com 31 pontos, Bota com 29, Gremio com 28 e Atlético PR com 27. No R4 estão Ponte (15), São Paulo (14), Portuguesa (13) e Náutico (8).





































































































































