Portuguesa x Ponte Preta - Guto Ferreira vai afundar ainda mais a Macaca?

O treinador reencontra o clube onde foi fritado há três meses

Um ponto separa Portuguesa e Ponte Preta na tabela de classificação. Por isso, a partida desta quarta-feira, às 21 horas, no Estádio do Canindé, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, é encarada como se fosse uma final pelos dois clubes

0002048102370 img

São Paulo, SP, 03 (AFI) – Um ponto separa Portuguesa e Ponte Preta na tabela de classificação. Por isso, a partida desta quarta-feira, às 21 horas, no Estádio do Canindé, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, é encarada como se fosse uma final pelos dois clubes, que estão na luta contra o rebaixamento. O duelo também vai marcar o reencontro do técnico Guto Ferreira com os campineiros depois de três meses da sua saída. A Rádio FUTEBOL INTERIOR transmite o jogo, para ouvir basta clicar aqui.

Embalada pela vitória sobre o Bahia, por 4 a 2, em casa, a Portuguesa quer outro resultado positivo para deixar a zona de rebaixamento. Na 17ª colocação, com 16 pontos, o time precisa vencer e torcer por tropeços de Fluminense ou Flamengo. Já a Ponte vem de quatro derrotas seguidas no Brasileiro (Vitória, Goiás, Cruzeiro e Grêmio) e também aparece entre os quatro piores, em 18º lugar, com 15 pontos.

0002048102370 img

Sem vingança por parte de Guto
O treinador irá reencontrar a Ponte Preta três meses depois de ter sido fritado pela diretoria alvinegra. Apesar de ter realizado um grande trabalho no tempo que ficou no clube – manteve a Macaca na elite do Brasileirão e foi eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo Corinthians, depois de entrar para a história com a invencibilidade de 14 jogos -, Guto Ferreira caiu durante a pausa para a Copa das Confederações. Depois dele, Carpegiani ficou 11 partidas e foi substituído por Jorginho.

“Só vamos saber se tiraremos algum proveito do fato de já ter trabalhado lá (Ponte Preta) na hora do jogo. Cada momento é um momento e, assim como eu conheço muitos jogadores de lá, eles também sabem a forma que eu gosto de trabalhar, sabem meu método de trabalho. Hoje em dia todo mundo sabe de todo mundo, é muito fácil se ter acesso as informações. Mas a necessidade da vitória é toda nossa”, comentou Guto Ferreira ao Portal Futebol Interior.

Contra a Ponte Preta, o treinador terá apenas um problema em relação ao time que venceu o Bahia, na rodada passada. O volante Ferdinando recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. O substituto, porém, ainda não está definido: “Na hora do jogo todos vão saber o time da Portuguesa”, despistou Guto Ferreira. William Arão e Corrêa são as opções, mas o primeiro está na frente por possuir características parecidas com as de Ferdinando.

0002048102372 img

Estreia na Macaca?
Assim como a Portuguesa, a Ponte Preta também tinha uma dúvida para essa partida. No entanto, ela foi desfeita na manhã desta quarta. Recém-contratado junto ao Vasco, Fellipe Bastos poderia estrear, mas isso não será possível. Por conta de um bloqueio judicial sofrido pelo time carioca, o novo reforço não teve seu nome publicado no BID da CBF (veja detalhes). Com isso, Fernando ganha a vaga de Ramírez, convocado para defender a seleção peruana ao lado do lateral-direito Luis Advíncula. Giovanni foi expulso contra o Grêmio e dá lugar para Rafinha, enquanto Rildo segue vetado com uma lesão no tornozelo.

Um dos líderes do atual elenco da Ponte Preta, o goleiro Roberto fez um alerta aos jogadores alvinegros. Para ele, a responsabilidade pela má campanha é de todos os atletas e são eles quem precisam tirar o time da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. “Se acha que não dá, pede para sair”, disparou.

Roberto destacou a importância de iniciar a reação já diante da Portuguesa. Afinal, os dois times são concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento: “É uma partida importantíssima. O fundamental para nós será somar pontos. Não podemos sair do Canindé sem somar pontos, isso é o mais importante. Se a vitória vier, excelente, mas o principal objetivo a meu ver é voltar a pontuar”, finalizou.