Guarani x Macaé - Com ou sem emoção neste sábado, Bugrão?

A Rádio FI retransmitirá o duelo em parceria com a Rádio Brasil de Campinas

0002048106033 img

Campinas, SP, 13 (AFI) – Teoricamente, o Guarani tem tudo para vencer o Macaé neste sábado, às 16 horas, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Só que na prática o Bugre tem se complicado sozinho e já provoca desconfiança de alguns torcedores.

Dono da melhor campanha do primeiro turno, o time campineiro soma cinco jogos sem vitória (quatro empates e uma derrota). Na última rodada jogou bem, mas perdeu gols e só empatou com o Grêmio Barueri, por 1 a 1, em Barueri (SP). Ainda assim o Guarani é o líder do Grupo B, com 22 pontos.

O problema é que se perder em casa, e Caxias e Macaé vencerem Crac e Madureira, respectivamente, o Guarani deixará o G4 – grupo de classificação à próxima fase da Terceirona. Por isso, nada de pensar em tropeço.

Arbitragem polêmica
A arbitragem da principal partida desta rodada do Grupo B está gerando polêmica. Embora os dirigentes do Guarani não digam abertamente, a escalação do árbitro Luciano Oliveira dos Santos, de Tocantins, está provocando preocupação.

Ele é tido como um árbitro sujeito a chuvas e trovoadas, que em algumas partidas tem grandes atuações e em outras faz lambanças. Ainda pela Série C, na vitória do Sampaio Corrêa, de 4 a 2 sobre o Treze, em 25 de agosto, Luciano deixou o campo sob severas críticas da diretoria do time paraibano, tendo sido acusado de beneficiar o adversário.

Outro fato que deixa os dirigentes do Guarani preocupados é a influência do Macaé dentro da CBF, já que é administrado por empresários do Rio de Janeiro e que não tem princípios éticos, como ficou demonstrado no caso envolvendo a saída de Bruno Mendes do Guarani para o Botafogo.

Guarani têm três novidades
O Guarani terá três mudanças para a partida deste sábado. Duas estão relacionadas à suspensão. A primeira baixa é na defesa, uma vez que Júlio César recebeu o terceiro amarelo e será substituído por André Alves. Pelo mesmo motivo, o lateral-esquerdo Léo Costa também não joga, e por isso deverá dar a lugar a Thiago Souza.

0002048106033 img

Em contrapartida, o time campineiro terá o retorno do volante Edmilson, ele que ficou de fora por suspensão contra o Grêmio Barueri. Ele entrará no lugar de João Paulo e terá como companheiro de marcação o recém-contratado Elyeser, recém-contratado junto ao CSA, de Alagoas.

“Não é uma preocupação, mas logicamente que quando você perde vantagem para o quinto colocado tem que ligar o sinal de alerta. O Tarcísio nos cobrou bastante neste sentido e nós nos cobramos internamente também, porque sabemos que poderíamos estar numa situação melhor”, disse o zagueiro André Alves, uma das novidades do time.

Macaé com ataque reforçado
O Macaé terá o ataque reforçado para enfrentar o Guarani. Isso porque o atacante Ziquinha retorna ao time titular após cumprir suspensão automática por cartão amarelo. Assim, Carlos André vai para o banco de reservas. Essa será a única mudanças em relação ao empate da última rodada, contra o Betim.

“É um jogo difícil, com um adversário que sabe marcar o tempo todo atrás da linha do meio campo, que espera o adversário atacar, para decidir em uma bola. O Guarani vem assim a competição toda, esperando uma falha do adversário para decidir a partida. Por isso eles não tomam gol com facilidade”, disse o zagueiro Cléber Carioca.