Série C: Dirigente da CBF vê ‘Caso Betim’ complexo e espera pelo STJD
O dirigente afirmou que ainda espera pelo julgamento do dia 19 para tomar uma decisão
Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não sabe o que fazer quanto ao caso envolvendo o Betim, punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a exclusão do Campeonato Brasileiro da Série C. Foi o que deu a entender o diretor de competições Virgílio Elísio (foto abaixo), em contato com o Portal FI no início da tarde desta segunda-feira.
O dirigente afirmou que o caso é muito complexo, e que qualquer decisão antes do julgamento do próximo dia 19 é precipitada. O Betim pode ter sua saída confirmada pelo Pleno do STJD, bem como também pode apresentar provas que o livre de qualquer punição diante da dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal.
“Este caso é muito complexo e precisa ser analisado com muita calma pela CBF. Primeiro, nós não podemos tomar uma decisão enquanto o STJD não julga o caso na quinta-feira. Segundo, se isso acontecer mesmo vamos optar por algo que nenhum time saia prejudicado”, afirmou.

Na última semana, o presidente do Guarani, Álvaro Negrão, afirmou que a entidade máxima do futebol brasileiro já entrou em contato garantindo que os pontos conquistados contra o time mineiro não serão desprezados. Essa era a grande preocupação do time campineiro, assim como dos demais rivais da chave.
Enquanto isso, os jogos do Betim segue suspensos. No último final de semana, por exemplo, o Duque de Caxias até viajou para a cidade de Nova Serrana, em Minas, mas teve que retornar ao Rio com a decisão da CBF. Isso continuará valendo para a próxima rodada, quando o Tigre enfrentaria o Vila Nova.
Relembre!
Em decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o clube mineiro foi excluído por ter entrado na Justiça Comum contra uma decisão da FIFA e do CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) pela perda de seis pontos referente a uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, pela transferência do lateral Luisinho, em 2006.
O Betim tem uma dívida com o time português desde os tempos em que se chamava Ipatinga e tinha sede em outra cidade de Minas Gerais, localizada no Vale do Aço. O Nacional recorreu à FIFA para receber o valor, que não foi revelado, e a entidade máxima e o CAS recomendaram à CBF a perda de seis pontos aos mineiros, no dia 21 de agosto.
Mas os mineiros recorreram na Justiça Comum, que conceu uma liminar ao Betim (Clique e confira a liminar da Justiça Comum). Esta é uma decisão parcial da Justiça Comum, que pode ser cassada a qualquer momento. A liminar é apenas para aguardar o julgamento final do mérito.
Com o aparecimento desta liminar, a CBF comunicou à FIFA e ao CAS que estava impossibilitada de fazer isto, pois o clube de Minas Gerais havia tido parecer favorável na a Justiça Comum. A Fifa então ordenou à CBF a denunciar o Betim ao STJD por ter entrado na esfera comum. Sendo assim, o clube foi excluído na última segunda-feira e recorreu à sentença na quarta-feira.





































































































































