Quatro clubes já estão quase nas quartas-de-finais. Veja as chances na Série C!

Outros dois clubes estão próximos de se juntar ao Rio Branco no rebaixamento para a Série D

Independente do que será julgado pelo STJD nesta quinta-feira, as chances de classificação e de rebaixamento alteraram com os jogos do último final de semana. O Guarani, que há duas rodadas, aparecia com quase 90% de chances de se classificar.

0002048107845 img

Campinas, SP, 18 (AFI) – Passada mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, os assuntos mais comentados ainda são a possível exclusão do Betim da competição e a perda de pontos do Duque de Caxias por escalação de um jogador irregular. Independente do que será julgado pelo STJD nesta quinta-feira, as chances de classificação e de rebaixamento alteraram com os jogos do último final de semana. O Guarani, que há duas rodadas, aparecia com quase 90% de chances de se classificar, vai despencando nas probabilidades. Por outro lado, o Mogi Mirim surpreendeu ao vencer o Grêmio Barueri fora de casa e agora está próximo de passar a próxima fase.

0002048107845 img

Pelo Grupo A, o Fortaleza, desde a chegada do treinador Luis Carlos Martins,segue fazendo boa campanha é o clube, entre todos da Série C, com maiores chances de estar na próxima fase. O Tricolor de Aço tem 96,9% de chances de se classificar, seguido de perto do Luverdense, que tem 93,7%. Uma vitória nesta quarta-feira sobre o Rio Branco, entretanto, aumenta as chances do LEC e o deixa com um pé nas quartas-de-finais.

Ainda que seja o 3º colocado no Grupo A, com 26 pontos, o Treze terá de suar muito para passar para a próxima fase. O time paraibano tem apenas 7,7% de chances de se classificar, até porque não terá mais confrontos diretos com os principais candidatos à classificação. Nesse sentido, Santa Cruz, que é apenas o 7º colocado, com 24 pontos, leva vantagem. Além de ter um jogo a menos que a maioria dos clubes que estão acima dela, a Cobra Coral terá confrontos diretos com estes clubes e vitórias garantem a classificação. Segundo as probabilidades, o Santa Cruz tem 68,3% de chances de se classificar.

Para os clubes do Grupo B, as probabilidades de classificação são um pouco mais disputadas do que em relação ao primeiro grupo. Líder, com 24 pontos, o Caxias tem uma chance de 91,6% de passar para a próxima fase. O número é abaixo do segundo colocado Mogi Mirim, que tem 95,5%. O Guarani, 3º colocado, com 23 pontos, por mais que já não seja um virtualmente classificado, ainda tem números bastante animadores. O Bugre tem 76% de chances de ir para as quartas-de-finais.

Hoje fora do G4, mas com números parecidos com o do Guarani, o Macaé, 5º colocado, tem 74% de chances de passar, probabilidade melhor que a do Vila Nova, 4º colocado, que tem 47% por enfrentar adversários que não brigarão pela vaga.

Além de Rio Branco, dois clubes já estão quase rebaixados
Analisando as chances de rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, Baraúnas e Grêmio Barueri aparecem sufocados, já com a corda do pescoço. As probabilidades apontam os dois clubes com quase 100% de chances de rebaixamento, cada qual em seu grupo. É claro, que no caso do Grêmio Barueri, isso pode mudar dependendo dos resultados do julgamento dos casos do Betim e do Duque de Caxias.

0002048107851 img

Com quase 50% de chances de queda, o Cuiabá, que voltou a vencer na última rodada ainda corre sérios riscos no grupo A. O mesmo vale para Crac e Duque de Caxias no Grupo B, com 47,4% e 45,2%, respectivamente.

Se a situação é a ruim para alguns, para outros, a chance de queda é quase nula. Com menos de 1% de chances de rebaixamento estão Fortaleza e Luverdense no Grupo A e Caxias, Mogi Mirim, Guarani, Vila Nova e Macaé no Grupo B.

O único clube confirmado na Série d do ano que vem é o Rio Branco, que com apenas três pontos somados até aqui, não tem mais chances matemáticas de se livrar do rebaixamento.

*números retirados do site especializado Chance de Gol