FI no pleno: "Novo presidente do Betim" comemora decisão e mira Série B

Jaider Moreira assumirá a presidência do Tigre na próxima semana

Ao contrário do que muitos esperavam, o Betim continua no Campeonato Brasileiro da Série C. O Tigre foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e acabou sendo punido apenas com a multa de R$ 15 mil.

Betim, MG, 19 (AFI) – Ao contrário do que muitos esperavam, o Betim continua no Campeonato Brasileiro da Série C. O Tigre foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e acabou sendo punido apenas com a multa de R$ 15 mil. O clube mineiro tinha o risco de perder seis pontos ou até mesmo ser excluído da competição, o que não aconteceu. A absolvição, de forma unânime pelos auditores, animou o “novo presidente do time, Jaider Moreira, que já traça seu plano de trabalho, tendo como objetivo a classificação para à Série B.

Outra determinação do STJD foi que o presidente do Betim, Itair Machado, está suspenso das atividades desportivas até que o mesmo retire o processo que abriu na Justiça Comum. Enquanto isso ele não poderá exercer o cargo. Ele deixará o comando do Tigre em breve.

“Estou muito mais aliviado. A possibilidade de estar excluso do campeonato, me deixava muito preocupado. Estávamos fazendo dois planejamentos. Um com o time na briga para Série B e outro na Série D. Tínhamos a esperança de que o tribunal agisse com coerência, e foi o que aconteceu. A perda de seis pontos, a justiça comum já definiu que não valia, então estávamos tranquilo com relação a isso. Mas, vale frisas, que um problema financeiro não pode ser considerado um problema de competição”, afirmou Jaider Moreira.

“Vou ser eleito na próxima semana. O antigo presidente saiu na hora certa. Tudo está caminhando à favor do Betim. Meu trabalho é dinâmico. Minha intenção é superar os problemas de salários atrasados e a estrutura de trabalho comprometida. Vamos deixar o time competitivo para classificar para o quadrangular final”, concluiu.

Após tudo resolvido, o Betim continua sua caminhada rumo ao G4. Atualmente, o Tigre é o sexto colocado com 17 pontos, a cinco do Vila Nova, quarto colocado. Restam ainda, cinco partidas para terminar a competição.

O Portal FI acompanhou de perto os julgamentos desta quinta-feira, no STJD, com o enviado especial Wellington Campos.

Entenda o caso
Em decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o clube mineiro foi excluído por ter entrado na Justiça Comum contra uma decisão da FIFA e do CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) pela perda de seis pontos referente a uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, pela transferência do lateral Luisinho, em 2006.

O Betim tem uma dívida com o time português desde os tempos em que se chamava Ipatinga e tinha sede em outra cidade de Minas Gerais, localizada no Vale do Aço. O Nacional recorreu à FIFA para receber o valor, que não foi revelado, e a entidade máxima e o CAS recomendaram à CBF a perda de seis pontos aos mineiros, no dia 21 de agosto.

Mas os mineiros recorreram na Justiça Comum, que conceu uma liminar ao Betim (Clique e confira a liminar da Justiça Comum). Esta é uma decisão parcial da Justiça Comum, que pode ser cassada a qualquer momento. A liminar é apenas para aguardar o julgamento final do mérito.

Com o aparecimento desta liminar, a CBF comunicou à FIFA e ao CAS que estava impossibilitada de fazer isto, pois o clube de Minas Gerais havia tido parecer favorável na a Justiça Comum. A Fifa então ordenou à CBF a denunciar o Betim ao STJD por ter entrado na esfera comum. Sendo assim, o clube foi excluído na última segunda-feira e recorreu à sentença na quarta-feira.