Duque de Caxias 2 x 1 Guarani – Falhas podem tirar Bugre do G4

O Bugre não vence há sete jogos e corre o risco ser ultrapassado pelo Vila Nova no complemento da rodada

0002048109036 img

Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – A zaga que ficou dez jogos sem levar gols na Série C do Campeonato Brasileiro pode tirar o Guarani do G4 do Grupo B. E quem se aproveitou do momento ruim dos zagueiros alviverdes foi o Duque de Caxias, que na noite deste sábado venceu o Bugre por 2 a 1, no Estádio Marrentão, pela 15ª rodada. Existe até mesmo a possibilidade do time cair para a quinta colocação se o Vila Nova pelo menos empatar com o Betim na próxima quarta-feira, em Nova Serrana. A Rádio Brasil, parceira do Futebol Interior, transmitiu tudo deste jogo.

O técnico Tarcísio Pugliese já havia alertado sobre a péssima qualidade do gramado e por isso a partida foi muito fraca tecnicamente, tanto que todos os gols saíram em jogadas aéreas. João Carlos marcou dois de cabeça, se aproveitando das falhas do sistema defensivo, e Macena fez o de honra para os campineiros.

O resultado ligou o sinal de vez o sinal de alerta no Brinco de Ouro da Princesa. Sem vencer há sete jogos – duas derrotas e cinco empates -, o Guarani caiu para a quarta colocação, estacionando nos 23 pontos, um a mais que o Vila Nova. Por outro lado, o Duque de Caxias continua na zona de rebaixamento, em nono lugar, mas igualou ao Crac na pontuação (15 pontos) e pode deixar a degola na próxima rodada.

Celebridades na torcida!
Apesar da partida ser realizada na Baixada Fluminense, a torcida do Guarani era maioria no Estádio Marrentão e os cerca de 80 torcedores empurraram o time durante os 90 minutos. Filho do craque Zico, Júnior estava lá, assim como o ex-BBB e ex-goleiro Ciarelli.

0002048109036 img

Gramado péssimo e outro gol de bola aérea
Apesar do péssimo estado do gramado, o Guarani iniciou o primeiro tempo melhor que o Duque de Caxias e parecia que estava jogando em casa. Aos oito, Léo Costa cruzou e Rossini subiu mais que o adversário, cabeceando no travessão de Henrique. A resposta veio aos 17, quando João Carlos girou em cima de Júlio César e bateu rasteiro, assustando o goleiro Juliano.

Após bate e rebate, a bola sobrou para Washinton, que saiu na frente do camisa 1 bugrino. O atacante, porém, chutou tudo torto, desperdiçando uma grande oportunidade. A partida era muito fraca tecnicamente, com os dois times abusando dos chutões, já que o gramado não deixava a bola rolar. Assim, o Duque de Caxias passou a explorar as jogadas aéreas. E foi desse jeito que abriu o placar, aos 38 minutos.

Rodrigues aproveitou cobrança de falta e cabeceou no travessão. No rebote, João Carlos cabeceou para o gol aberto, já que Juliano estava no chão depois de ter tentando defender a primeira cabeçada. Depois do gol, o Duque de Caxias recuou e deixou o Guarani com a posse de bola. Mesmo assim, o Bugre era inofensivo ao goleiro Henrique.

Zaga complica o Bugre!
O Guarani voltou com força total e empatou logo aos dois minutos. Fernandinho desceu pela esquerda e cruzou para dentro da área. Macena se antecipou ao zagueiro e cabeceou no cantinho de Henrique. A alegria, porém, duraria apenas quatro minutos, pois o Duque de Caxias voltaria a ficar na frente em mais uma falha da defesa.

Lennon soltou a bomba em cobrança de falta e Juliano espalmou para escanteio. Paulão cabeceou para defesa espetacular do goleiro bugrino. No rebote, livre de marcação, João Carlos marcou o segundo. Os jogadores do Guarani mostravam muito nervosismo em campo e a bola parecia que estava pegando fogo. Na base do contra-ataque, o time fluminense quase marcou o terceiro.

João Carlos aproveitou sobra e bateu na saída de Juliano. Com as pontas dos dedos, o goleiro espalmou para escanteio. Aos 34, o atacante aproveitou cruzamento da direita e desviou com o bico da chuteira. A bola foi na rede pelo lado de fora. Nos minutos finais, o Bugre partiu com tudo para cima do Duque de Caxias, que quase matou o jogo no contra-ataque.

Próximos jogos
O Duque de Caxias volta a campo no próximo sábado, contra o Grêmio Barueri, às 16 horas, na Arena Barueri, em Barueri, pela 16ª rodada. No domingo, o Guarani recebe o Betim, também às 16 horas, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.