Desembargador quer transformar Arena da Copa de 2014 em prisão

Segundo, Sabino Marques, Manaus possui muitos presos e por isso precisa de novos locais

Manaus, AM, 24 (AFI) – Todos os brasileiros sabem que alguns estádios da Copa do Mundo podem ser elefantes brancos. Mas, o presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas, Sabino Marques, deu uma sugestão um tanto quanto inusitada. Ele quer que a Arena Amazônia seja utilizado para servir de triagem de presos, ou seja um abrigo de presos provisórios.

“Até torço, passando a Copa, que sirva para outras atividades de atendimento à saúde e educação, por exemplo. Mas, mesmo levando em conta que vai ser para a prática esportiva, eu creio que terá espaços estremamente ociosos. Como esta situação é muito salutar e circula rapidamente com as redes sociais, a sociedade, quando tiver dúvida, pode me perguntar. Não dizer que está se voltando ao regime Pinochet (ditador que governou o chile) e que os detentos vão ficar dormindo na grama”, explicou Sabino Marques, em entrevista ao repórter Silvio Lima.

O orçamento da Arena Amazônia gira em torno de 605 milhões de reais e receberá apenas quatro partidas do Mundial de 2014. Segundo o presidente, Manaus abriga o dobro de detentos possíveis e pelo amplo espaço, poderá facilitar o trabalho carcerário.

“Agora veio à tona, que não é novidade, que tem presos a mais e precisamos de um espaço para fazer essa triagem. Então é utilizar esses espaços ociosos para a triagem e colocar uma equipe multidisciplinar com promotor, juiz, defensor, entre outros”, argumentou Sabino.

Os responsáveis pelo projeto da Copa no Amazonas não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Esta história promete render muita coisa. Será mesmo que o local servirá de local para presos? Vamos aguardar os próximos capítulos….