Sérgio Carvalho: Um sábado decisivo para o São Paulo
Vindo de três derrotas consecutivas, o São Paulo precisa se recuperar para deixar a zona de degola
Tricolor de Murici Ramalho encara esta noite, no Morumbi, o Vitoria, da Bahia. Jogo começa às 21 horas, horário impróprio para a presença de grande público e uma exigência da televisão que, cada vez mais, trabalha contra o futuro do futebol.
Tricolor de Murici Ramalho encara esta noite, no Morumbi, o Vitoria, da Bahia. Jogo começa às 21 horas, horário impróprio para a presença de grande público e uma exigência da televisão que, cada vez mais, trabalha contra o futuro do futebol. Em tese, por jogar em casa, o São Paulo deveria ser indicado como favorito. Mas, neste momento, não é o que acontece. Muito ao contrário.

O São Paulo está entre os quatro últimos colocados e precisa mais do que nunca desta vitória. Acontece que, exatamente pela obrigacao de vencer, o Tricolor deve entrar em campo tenso, preocupado e ansioso por fazer gols e construir uma boa vitória. Só que o adversário não é assim tão frágil.
E um time que melhorou de produção nas últimas rodadas e vem a capital paulista sem qualquer tipo de pressão. Até a derrota pouco significa para o clube baiano, pois ele não está ameacado de nada. Já o São Paulo não pode perder mais uma partida dentro do Morumbi, o que, certamente, diminuiria em muito sua chance de reagir e ainda escapar do rebaixamento.
A verdade é que a situação do time de Rogério Ceni é extremamente preocupante. Super pressionado, entra em campo psicologicamente abalado e sem confianca. A bola vai queimar nos pés de seus jogadores e, se o Vitória marcar primeiro, a situação que já não é boa se transformará num completo desastre.
Ainda assim, lá no fundo, existe uma esperança. A esperança de que o gol saia logo e o time possa colocar a cabeça no lugar e jogar o que sabe. E se jogar como pode, tem sim possibilidade de ganhar esse jogo e iniciar uma arrancada rumo ao meio da tabela de classificação, onde ficará mais resguardado da terrível ameaça do rebaixamento.
Com toda a bagagem que tenho dentro do futebol, prevejo um jogo nervoso, dificil e bastante complicado para o Tricolor paulista. É vencer ou vencer. E se isso não ocorrer, não tenho medo de afirmar que dificilmente Murici e seus comandados escaparão da degola. Mesmo com toda a sua tradição e história, o São Paulo será em 2014 um dos integrantes da Série B do Brasileirão. Uma pena, mas uma verdade quase impossível de ser desmentida.
C * U * R * T * A * S
* PARA enfrentar o Vitoria, Murici vai fazer algumas alteracoes em seu time. Na linha de zaga estarao Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Antonio Carlos. Um trio que eh bom tanto por cima como por baixo. Assim, a defesa tricolor nao estara tao vulneravel nas jogadas aereas do Vitoria. No meio campo entra Maicon, jogador de boa tecnica que alem de marcar tambem sabe agredir e criar jogadas de ataque. A seu lado estara Ganso, que voltou a jogar bem e pode levar o time a vitoria.
* NA FRENTE Douglas sera improvisado como ponta direita. Por ter velocidade e ser bom nos cruzamentos pode ser muito util nesta funcao de falso ponta direita. Unica falha na escalacao de Murici eh a manutencao de Luis Fabiano. Ate hoje, desde que voltou ao Morumbi, o chamado Fabuloso nao jogou nada. Ele nao dribla, nao marca, nao arremata, tropeca na bola e nao cabeceia. Um centro avante nulo. Sera que nao seria melhor improvisar um outro jogador para exercer essa funcao?
* O VITORIA da Bahia que tem dez pontos a mais que o Sao Paulo (37 contra 27) eh agora dirigido por Ney Franco, treinador que conhece muito bem o elenco tricolor (isso pode ajudar muito ao time baiano). Seu elenco eh razoavel e so tem uma deficiencia grave: o lateral esquerdo Juan, que ja foi do Sao Paulo, eh muito fraco. Talvez, por ali, o Sao Paulo podera construir sua vitoria. No mais, o Vitoria eh um time bem armado que vem ao Morumbi disposto a ganhar os tres pontos.
* ALEM DE Sao Paulo e Vitoria, ainda jogarao neste sabado, Botafogo x Gremio. Um jogo entre duas equipes que brigam para se manter no G4 e garantir vaga na Libertadores do ano que vem. O Bota, por jogar em casa, eh favorito. Mas o Tricolor gaucho atravessa bom momento e seja em casa ou fora tem potencial para conseguir bons resultados. Eh jogo sem um favorito destacado. Eu apostaria um pouco mais no Botafogo, mas se o Gremio vencer nao sera uma surpresa. Pode acontecer.
* NO DOMINGO a rodada sera completada com os seguintes jogos:Flamengo x Vasco da Gama, Internacional x Fluminense, Nautico x Cruzeiro, Atletico Mineiro x Corinthians, Atletico Paranaense x Coritiba, Bahia x Ponte Preta,Goias x Criciuma e Portuguesa de Desportos x Santos. O classico carioc a nao tem favorito. O Inter trocou de tecnico e isso costuma fazer bem ao time que faz a troca. Numa dessas, o colorado gaucho pode vencer o Fluminense, que nao atravessa bom momento. O Nautico evoluiu mas nao tem time para vencer o Cruzeiro. O Galo mineiro tem tudo para vencer o irregular Corinthians. O Atletico deve vencer o classico do Parana. O Bahia eh favorito contra a Macaca e o Goias tem tudo para bater o Criciuma.
* NO CLASSICO paulista, Portuguesa e Santos devem fazer jogo equilibrado. Ambos tem potencial para vencer. Acredito um pouco mais na Lusa que joga em casa. Mas o Peixe esta com moral e, de repente, pode aprontar uma surpresa.
* Na classificacao geral o Cruzeiro eh o grande lider e o provavel campeao brasileiro. Gremio, Botafogo e Atletico do Parana correm atras. Sao Paulo, Criciuma, Ponte Preta e Nautico sao os mais ameacados pela degola. Os quatro estao mal.
* PELA serie B o Palmeiras visita o ABC neste sabado. Sera o confronto entre o primeiro colocado e o decimo oitavo. Em tese, o Verdao deve ganhar. Ou ao menos empatar. Alem do Palmeiras, outros dois paulistas jogam hoje. O Sao Caetano recebe o Payssandu e o Bragantino encara o America MG. Eu diria que os dois paulistas tem boa chance de vencer, mesmo porque, seus adversarios sao limitados. Para o Azulao a vitoria seria fantastica, mas, de repente, pode dar zebra.
* OUTRA vez veio a tona a possibilidade de compra de vaga nas Selecoes Brasileiras comandadas por Wanderley Luxemburgo e Emerson Leao. Como nao ha provas incontestaveis, prefiro considerar esse noticiario pouco confiavel, mas ha quem diga que no passado isso era mesmo possivel. Alias, tambem contra Mano Menezes surgiram noticias deste tipo, inclusive com provas mais contundentes, mas nunca se chegou a uma resposta definitiva. Algo para a CBF apurar com muito cuidado.
* ALGUNS clubes prometem boicotar a Copa Sao Paulo de Juniores se o Sao Paulo participar dela. Motivo seria possivel assedio do Tricolor paulista junto as principais jovens estrelas desses clubes. Acho tudo isso muito confuso. Se existe mesmo esse assedio, entao que se prove e se afaste o Tricolor destas competicoes. E se nao for verdade, que os clubes que acusam o Sao Paulo, sejam punidos com o mesmo rigor. Eh preciso acabar com essa palhacada antes da Copinha comecar.
* FINALMENTE Jose Maria Marin resolveu receber os jogadores que se uniram para pedir mudancas radicais no calendario do futebol brasileiro. Tomara ele aceite as propostas e as passe para o futuro presidente da CBF (que deve ser Marco Polo Del Nero). O futebol brasileiro merece uma profunda reformulacao. Ha jogos demais, os horarios nao sao os apropriados e ha clubes demais em cada divisao. Alem disso, os estaduais precisam ser enxugados. Caso contrario, vai tudo para o buraco.





































































































































