Bahia 1 x 1 Ponte Preta - Bem mais ou menos...

Macaca arranca empate contra o Tricolor, em Salvador

0002048114350 img

Salvador, BA, 06 (AFI) – A Ponte Preta bem que tentou, até saiu na frente, mas não conseguiu dar mais um passo para tentar se livrar da zona do rebaixamento do Brasileirão. Na noite deste domingo, a Macaca ficou no empate com o Bahia, por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no encerramento da 26ª rodada.

Com o resultado, a Ponte segue na penúltima posição, com 23 pontos, e viu a diferença para o São Paulo, primeiro time fora da zona de rebaixamento subir para sete pontos. Já o Bahia se manteve na tranquila 14ª posição com 33 pontos.

De quebra, o Tricolor aumentou a série de invencibilidade sobre a Ponte Preta. Agora, são 13 anos sem derrota para a Macaca. A última vitória do time campineiro foi em novembro de 2000, por 2 a 1, na extinta Copa João Havelange. De lá para cá foram oito jogos com cinco vitórias e três empates.

0002048114359 img

As duas equipes fizeram um jogo fraco tecnicamente, sem muitas emoções. Nas poucas vezes que trabalhou a bola de forma consciente, a Ponte Preta conseguiu abrir o placar no primerio tempo com William, após grande passe de Rildo. O Bahia tentou pressionar, mas esbarrou nos erros técnico.

Mesmo assim, conseguiu o empate com Fernandão ainda na primeira etapa. No segundo tempo, os dois treinadores tentaram mexer na equipe, o Tricolor foi um pouco superior, mas não conseguiu sair com a vitória.

O jogo
O duelo não teve muitas emoções no início. O meio-campo dos times ficava pouco com a bola, já que a prioridade eram os lançamentos visando os homens de frente. Quando a Macaca conseguiu colocar a bola no chão, foi superior e criou a primeira chance de perigo.

Aos quinze minutos, Adrianinho enfiou boa bola para William nas costas da marcação. O atacante bateu cruzado, de primeira, para boa defesa de Marcelo Lomba. A Macaca seguia com espaço para jogar e aproveitou a marcação frouxa do adversário para abrir o placar aos 21 minutos.

Em contra-ataque, Rildo recebeu lançamento pela esquerda, passou pela marcação e enfiou boa bola para William. O Bahia sentiu um pouco o gol e teve dificuldades para penetrar na defesa da Ponte, que se fechou do meio para trás, esperando mais uma jogada de Rildo pela lateral para tentar ampliar.

Na primeira jogada bem pensada do ataque, apenas aos 34 minutos, o Bahia conseguiu o empate. Rafael Miranda recebeu de Marquinhos e cruzou de primeira. Fernandão chegou dividindo com a defesa e mandou para o gol. No final da primeira etapa, o Bahia tentou fazer pressão, mas seguiu errando bastante e não ampliou.

0002048114361 img

Na mesma…
Os dois treinadores voltaram com mudanças. Para tentar fechar os espaços pela esquerda, Cristóvão Borges colocou Raul para marcar Rildo e botou Souza para dar mais ofensividade. Jorginho Campos fez a mesma coisa. Colocou César para fechar os espaços de William Barbio e mandou a campo Chiquinho.

As alterações não surtiram muito efeito, com excessão das defensivas. Enquanto a partida era brigada no meio-campo, com muita marcação e passes errados dos dois lados, a Macaca teve um lampejo de criatividade, mas perdeu boa oportunidade. Adrianinho enfiou para César, que mostrou porque é zagueiro e chutou em cima de Lomba.

Cansada pela maratona de quatro partidas em apenas oito dias, a Ponte Preta caiu fisicamente e se limitou a marcar. O Bahia chegou a encurralar a Macaca no campo de defesa, mas pouco levou perigo ao gol de Roberto.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. A Ponte Preta recebe o Atlético-MG, às 21 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. No mesmo horário, o Bahia faz o clássico contra o Vitória, na Arena Fonte Nova, em Salvador.