Filme conta a história de jogador de futebol que teria sido melhor que Pelé
A obra, que possui 18 minutos de duração, conta a história de dois atletas que tomaram rumos diferentes
Um novo ponto de vista da história do esporte está sendo contado pela produtora audiovisual Buteco Filmes, no filme Totó Melhor que Pelé, que apresenta ao público a figura de Astolfo Grecco, o Totó.
Campinas, SP, 08 (AFI) – O melhor jogador de futebol de todos os tempos? Pelé. Todos responderiam de bate pronto. Mas essa resposta não é unanimidade. Um novo ponto de vista da história do esporte está sendo contado pela produtora audiovisual Buteco Filmes, no filme Totó Melhor que Pelé, que apresenta ao público a figura de Astolfo Grecco, o Totó.

A obra, que possui 18 minutos de duração, conta a história de dois atletas que tomaram rumos diferentes dentro do futebol. Presente na partida de estreia de Pelé com a camisa do Santos, em 1956, Totó não teve o mesmo sucesso do Rei do Futebol.
Mas, para pessoas que conviveram com o ex-jogador e o viram jogando, a falta de sorte atrapalhou o destino de Astolfo. Entre os depoimentos, está Pepe Macia, o Canhão da Vila, um dos grandes companheiros de Pelé na época de ouro do Santos e seleção brasileira nos anos 60.
“Temos relatos de quem viveu na cidade, no bairro, na mesma rua que ele. Depoimentos de pessoas que o viram jogar e que, inclusive, jogaram com ele. Nós realmente acreditamos que Totó foi melhor que Pelé. Gostaria de poder voltar no tempo e colocar os dois para jogar contra. Eu arrastaria Totó até o campo, para enfim ver o duelo acontecer”, conta o diretor do filme, Fernando Ferric.
Curiosidade
Convencer o público de que Pelé não foi o maior jogador de futebol da história, contudo, não seria missão fácil e, muito menos, algo imaginável. Para a Buteco Filmes, entretanto, a curiosidade trouxe inspiração para a criação. “Uma história como a de Totó não poderia ficar na gaveta. Boas histórias devem ser contadas, seja em livro ou audiovisual”, destaca Ferric.
“A história lembra um conto de fadas às avessas, o menino que tinha tudo para reinar, mas não conseguiu. Por que não conseguiu? É essa pergunta que achamos que impulsiona o espectador”, explica o diretor, ressaltando que a ideia da Buteco Filmes com a produção de Totó Melhor que Pelé não é mudar o rumo da história ou, até mesmo, tirar o reinado do maior jogador de futebol da história.
O grande objetivo é trazer reflexão ao público e aos amantes do esporte. “Acredito que as pessoas vão refletir sobre isso, principalmente os mais velhos, lembrar de pessoas que tinham talento para determinadas áreas e que poderiam fazer sucesso igual ou maior que determinado artista ou atleta”, completa Fernando Ferric.
Apesar de ser uma história que aconteceu no século XX, ele não acredita que a falta de divulgação e as tecnologias não tão avançadas sejam o motivo para Totó não ter brilhado como Pelé no cenário mundial. “Assim como devem ter meninos que foram ou são melhores que o Neymar, mas não tiveram oportunidade em algum clube, ou não tiveram como prosseguir na carreira. Não é questão de época, é de estar no lugar certo e na hora certa, e de ter apoio também”, finaliza.
O filme pode ser assistido por todos gratuitamente no canal oficial da Buteco Filmes no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=3mkV8Bc0pmQ.
BUTECO FILMES
Fundada em 2012, a produtora audiovisual, que tem a sua frente Claudia Pompeu Lopes, Fabiana Stig e Thiago Carvalho Barbosa, é sediada em São Paulo e usa a linguagem Storvtelling para atender os anseios dos clientes. Em 2013, a Buteco Filmes foi convidada para desenvolver um documentário com 15 artesãs brasileiras selecionadas para uma exposição na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. A obra Mulher Artesã Brasileira esteve em cartaz de 9 a 20 de setembro deste ano, na ONU.
Assista o filme no canal oficial da Buteco Filmes no Youtube:






































































































































