Bahia x São Paulo - Qual fantasma assusta mais: degola ou tabu de 42 anos?

A última vitória do Sampa sobre o Esquadrão, atuando na Fonte Nova, aconteceu em 18 de agosto de 1971

O São Paulo tem uma oportunidade de ouro de se afastar de vez da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Embalado pela boa fase, o Sampa fará um confronto direto contra o Bahia, neste domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Nova

0002048119721 img

Salvador, BA, 19 (AFI) – O São Paulo tem uma oportunidade de ouro de se afastar de vez da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Embalado pela boa fase, o Sampa fará um confronto direto contra o Bahia, neste domingo, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O duelo é válido pela 30ª rodada.

Para isso, porém, do Tricolor do Morumbi terá de quebrar um tabu que já dura mais de quatro décadas. A última vitória sobre o Esquadrão, atuando na Fonte Nova aconteceu em 18 de agosto de 1971, quando venceu, por 1 a 0, com gol de Toninho Guerreiro. Desde então, foram 13 jogos, sete empates e seis derrotas.

Se possui a história a seu favor, o Bahia terá de superar seus problemas no presente. O time baiano vive um declínio, tendo vencido apenas um dos seus últimos jogos. Nas últimas duas rodadas, perdeu para Goiás (3 x 1) e Flamengo (2 x 1), caindo para as proximidades da zona de rebaixamento, com 36 pontos.

Em compensação, o São Paulo vive seu melhor momento dentro do Brasileirão. São quatro jogos sem derrotas, sendo três vitórias e um empate. Após a goleada sobre o Náutico, por 3 a 0, o time paulista conseguiu abrir uma distância confortável para o Z4, ao chegar aos 37 pontos. Uma nova vitória pode deixar o time em situação privilegiada.

0002048119721 imgFernandão é esperança de gols

Só um problema
O técnico Cristóvão Borges pode comemorar o fato de não ter desfalques por lesão ou suspensão. No entanto, treinador terá uma baixa por força contratual. É que o atacante Wallyson está emprestado pelo São Paulo e não pode atuar contra seu clube de origem. Com isso, Marquinhos Gabriel ganha espaço.

Embora tenha entrado bem na derrota para o Flamengo, por 2 a 1, o atacante Souza seguirá apenas como uma opção no banco de reservas. O centroavante Fernandão, artilheiro do time com 12 gols, deve continuar atuando ao lado de Willim Barbio.

E a dupla já deve se preparar para muito trabalho. Na visão do treinador tricolor, o confronto tem tudo para ser aberto. “Tivemos alguns jogos fechados, porque enfrentamos times com estas características. O São Paulo tem qualidade técnica e deve sair mais para o jogo”, avaliou.

Perda importante
Ainda sem poder contar com o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Luís Fabiano, ambos lesionados, o técnico Muricy Ramalho ganhou outra grande problema. O polivalente Rodrigo Caio, que tem atuado como zagueiro, recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática. Péssima notícia para o treinador, já que a promessa tricolor vinha sendo um dos destaques.

0002048119723 imgGanso reencontrou a boa fase

Por conta disso, Muricy deverá manter Rafael Toloi, que foi um híbrido de lateral-direito e terceiro zagueiro contra o Náutico. Desta vez, porém, o jogador deve ficar mais fixo à zaga, uma vez que Paulo Miranda retorna de suspensão e deve ficar mais à direita.

A outra alteração no Sampa será a volta do lateral-direito Douglas, que também deve fazer papel de ala e meia aberto pela direita. Com isso, o volante Wellington deve retornar ao banco de reservas. Por fim, a dupla de ataque deve continuar formada por Ademilson e Aloísio.

O técnico são-paulino já avisou que o foco é escapar no Brasileirão e já pensa em poupar jogadores na Sul-Americana. “Alguns (jogadores) estão para estourar e temos um elenco muito curto. Vamos levar a sério, só que se tiver que tirar – e acho que terei que tirar – vamos fazer”, disse o treinador.