Cruzeiro 5 x 3 Criciúma - Raposa leva susto, mas se isola na liderança

O Cruzeiro foi para o intervalo perdendo por 3 a 2

0002048122288 img

Belo Horizonte, MG, 26 (AFI) – Em uma partida de oito gols e diante de um público de mais de 40 mil pessoas, o Cruzeiro, mesmo com dificuldades, superou o Criciúma neste sábado, por 5 a 3, e segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time mineiro soma agora 65 pontos e abre 12 em cima do Grêmio, o segundo colocado, que entra em campo no domingo, contra o Coritiba, no Paraná.

Por outro lado, o Criciúma se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento. O time catarinense é apenas o 18.º colocado, com 32 pontos, e vê cada vez mais próxima a realidade da Série B em 2014.

Surpresa no final
Neste sábado, o Cruzeiro comandou o início do jogo, com quase 70% de posse de bola nos primeiros 20 minutos, e o primeiro gol não demorou a sair. Éverton Ribeiro aproveitou sobra na área adversária, dominou de direita e chutou cruzado de esquerda, abrindo o placar. O segundo gol veio com Dagoberto, aos 19. O atacante recebeu excelente passe de Éverton Ribeiro e chutou firme, sem chances de defesa.

0002048122288 img

Mesmo com a superioridade do Cruzeiro, o Criciúma não se intimidou e buscou a virada. A reação dos catarinenses começou aos 32 minutos. João Vitor cobrou falta na entrada da área, sobre a barreira cruzeirense, e encontrou o canto esquerdo do gol de Fábio, que não conseguiu fazer a defesa.

O jogo que parecia fácil para o Cruzeiro começou a se complicar. O Criciúma, pressionado pela zona do rebaixamento, continuou atacando. Aos 40, o zagueiro Leo tentou cortar uma bola na área cruzeirense, mas Lins aproveitou o bate-rebate para chutar no canto direito de Fábio, empatando a partida.

E o inesperado aconteceu. Aos 45 minutos do primeiro tempo, Sueliton aproveitou vazio da defesa do Cruzeiro e recebeu a bola sem marcação pela direita. Ele cruzou rasteiro, na marca do pênalti, e Ricardinho chutou de primeira para colocar o time na frente do placar, em pleno Mineirão.

Raposa consegue virar
Logo na volta do intervalo, um lance que mudou a partida. Sueliton, que já havia recebido o amarelo no final do primeiro tempo, recebeu o segundo cartão e foi expulso. Com um homem a mais, o técnico Marcelo Oliveira fez duas alterações para dar mais posse de bola ao Cruzeiro. Mayke entrou no lugar de Ceará e Júlio Baptista substituiu Henrique.

As alterações só precisaram de 5 minutos para surtir efeito e dar o empate ao Cruzeiro. Júlio Baptista lançou Mayke pela direita. O lateral cruzou para Borges, que só teve o trabalho de tocar a bola para o fundo das redes e deixar mais uma vez a partida empatada.

E foi o mesmo Borges quem deu a vitória ao Cruzeiro. Aos 30 minutos da etapa complementar, o atacante aproveitou cruzamento, vindo da ponta direita, e cabeceou certeiro, garantindo a vitória para a equipe celeste. Ainda houve tempo para fazer mais um. Dagoberto, que já havia deixado o dele, foi derrubado na área e ele mesmo cobrou o pênalti, sacramentando o resultado.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro enfrenta o Santos, às 17 horas, na Vila Belmiro, em Santos, enquanto o Criciúma tem um confronto direto contra o rebaixamento diante da Ponte Preta, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.