Ainda dá! Herói de 2003 exalta reação da Ponte e segurança de Jorginho
Em 2003, Abelão viveu na pele uma árdua luta contra o rebaixamento no Brasileirão pela Ponte
Com passagens por três dos cinco clubes que lutam contra as últimas três vagas no Z4 – Vasco, Fluminense e Ponte -, o técnico Abel Braga exaltou a confiança da Macaca e a segurança de Jorginho.
Campinas, SP, 29 (AFI) – Se a classificação na Copa Sul-Americana já havia motivado a Ponte Preta, a heroica virada sobre o Caso, por 2 a 1, embalou de vez o time para a reta final do Campeonato Brasileiro. Com passagens por três dos cinco clubes que lutam contra as últimas três vagas no Z4 – Vasco, Fluminense e Ponte -, o técnico Abel Braga exaltou a confiança da Macaca e a segurança de Jorginho.
Abelão exalta fator psicológico da Ponte“Gostei muito da entrevista do Jorginho. Ele foi muito seguro. Está reagindo no momento crucial, e o que falou é verdadeiro. A Ponte está conseguindo se safar, está chegando”, afirmou em entrevista ao programa Troca de Passes, do SporTV. “Falei publicamente que não cairia um grande, mas já estou ficando preocupado”, completou, ressaltando que neste momento vale muito mais o coração do que a cabeça.
Abelão tem conhecimento de causa para falar sobre o assunto. Afinal, em 2003, ele viveu na pele uma árdua luta contra o rebaixamento no Brasileirão pela Ponte. Naquela oportunidade, diferentemente de hoje, o time sofria com nove meses de salários atrasados, que culminou na saída de 13 jogadores, sendo nove deles titulares.
Mesmo em situação praticamente irreversível, o treinador conseguiu conduzir um time de garotos, que salvou na última rodada ao bater o Fortaleza, por 2 a 0, em um Majestoso com mais de 20 mil pessoas. Curiosamente, um dos garotos era o meia Adrianinho, que marcou o segundo gol daquela vitória. O próprio Fortaleza e o Bahia acabariam rebaixados.
“Os caras abandonaram o clube, por atraso de salário, pressão da torcida. Eles iam ao supermercado com a esposa e tinham o carro amassado. Muitos não aguentaram a pressão. Eu fiquei com um time de garotos. Eu dizia para os garotos que a responsabilidade não era deles, os jogadores que tinham a responsabilidade largaram o time. Aí a torcida abraçou a equipe, e conseguimos salvar a Ponte no último jogo”, recordou Abel
Mera coincidência?
Assim como naquela época, a torcida alvinegra também comprou a causa e abraçou o time. Contra o Vasco, mesmo com a derrota no primeiro tempo, má atuação do time e uma forte chuva, os torcedores pontepretanos fizeram uma festa que comoveu Jorginho. O cenário se manteve até à virada, quando o estádio veio abaixo.
Torcida declara total apoio a JorginhoFoto: Reprodução Facebook“Sem demagogia nenhuma e nem querendo fazer média com ninguém, eu gostaria de mais de ter jogado neste clube. Eu fico arrepiado de ver essa torcida, o quanto ela sofre há 113 anos sem um título e ela é fiel. Lotou o estádio e esteve o tempo todo apoiando sem vaiar”, elogiou o treinador, que atuou por grandes clubes como Flamengo, São Paulo, Fluminense, Vasco e Bayern de Munique-ALE.
Após o jogo de domingo, Jorginho não escondeu a satisfação pela determinação do time e sacramentou: “Esta vitória marcará a virada da Ponte”. Ele não poupou elogios ao elenco e até citou o volante Fellipe Bastos, que não jogou por pertencer ao Vasco. “Ele exemplifica o espírito desta equipe. O Fellipe Bastos estava ali atrás do banco e não parava de vibrar”, afirmou.
A última vitória fez a Ponte saltar da penúltima colocação para o 17.º lugar, com 33 pontos, deixando o próprio Vasco e o Criciúma para trás. Agora, a diferença para o Fluminense, o primeiro fora da faixa de descenso, é de apenas três pontos.
Motivado, o time de Campinas dá uma pausa no Brasileirão e volta a focar em seu duelo contra o Vélez Sarsfield-ARG, na próxima quinta-feira, em Campinas, pelas quartas-de-final da Sul-Americana. Pelo Nacional, o time volta a campo no domingo, contra o Criciúma, no interior catarinense.





































































































































