Iniciativa que une Brasil e Alemanha apoia paratletas brasileiros
“Atletas do Futuro” é parceria entre o Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha e o Clube Pinheiros
Uma parceria inédita entre o Instituto Sócio Cultura Brasil-Alemanha (ISCBA) e o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo visa impulsionar o paradesporte brasileiro. O setor no qual o Brasil se destaca com campeões mundiais em várias modalidades.
Campinas, SP, 29 (AFI) – Uma parceria inédita entre o Instituto Sócio Cultura Brasil-Alemanha (ISCBA) e o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo visa impulsionar o paradesporte brasileiro. O setor no qual o Brasil se destaca com campeões mundiais em várias modalidades, contará, a partir de agora, com a atuação do ISCBA. Ele articulará junto às empresas formas de apoiar paratletas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os recursos assim levantados serão destinados ao Esporte Clube Pinheiros (ECP), que apoiará paratletas já formados, assim como identificará jovens talentos em formação.
“Existe uma conexão muito forte entre a Alemanha e o paradesporte”, declara o Presidente do ISCBA, Dr. Klaus-Wilhelm Lege. “Ela se revela não só na área de reabilitação médica e social, mas também em relação ao desenvolvimento de tecnologia, próteses e equipamentos esportivos”, informa o executivo.
Estima-se que o número de habitantes no Brasil com algum tipo de deficiência seja atualmente de 27 milhões de pessoas, a maioria enfrentando problemas inerentes à sua condição. “O paradesporto tem o poder de desenvolver e reforçar a confiança e a autoestima de seus praticantes. Nesse sentido, o projeto que estamos iniciando também tem um aspecto de apoio e valorização social muito grande”, informa Eckart Michael Pohl, diretor do ISCBA.
“Atletas do Futuro”
A iniciativa se desenvolverá em várias fases. A primeira, que prossegue até dezembro deste ano, está voltada à captação de recursos. A partir daí, começa a segunda fase, que se estenderá durante o ano de 2014, e será dedicada ao desenvolvimento de atletas já integrados ao Esporte Clube Pinheiros e à identificação de novos talentos.
“O projeto foi desenvolvido para ter um crescimento orgânico, agregando valores e benefícios a todas as partes envolvidas. Trabalhamos com vistas às Paralimpíadas de 2016”, informa Bruno Vath Zarpellon, coordenador do projeto no ISCBA.
A parceria com o Esporte Clube Pinheiros tem vários significados. Fundado há 114 anos pelo alemão Hans Nobiling com o nome de Club Germânia, ele contabiliza a conquista de 10% de todas as medalhas olímpicas do Brasil.
“Atletas do Futuro” faz parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.
Sobre o Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha
O Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é apoiar os interessados na utilização das Leis de Dedução Fiscal voltadas a cultura, ao esporte e a práticas sociais. Seu principal foco é atuar como elo entre empresas e proponentes de projetos culturais, sociais e esportivos, apresentando diferentes soluções para os desafios e as oportunidades existentes nesse contexto.
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
Com 114 anos de existência o Esporte Clube Pinheiros é uma das instituições mais tradicionais no País. Fundado por Hans Nobiling, com o nome de Club Germânia reúne, atualmente, 38 mil associados. Conta com equipes próprias que concorrem em 16 modalidades olímpicas e 4 paralímpicas. Do total de medalhas olímpicas conquistadas pelo Brasil, o Pinheiros foi responsável por mais de 10% delas.





































































































































