Pesquisa coloca Guarani entre os cinco clubes mais transparentes do Brasil
Com a nova diretoria, Bugre subiu 23 posições para ocupar o quinto lugar do ranking
Campinas, SP, 04 (AFI) – Pelo segundo ano consecutivo, a Pluri Consultoria divulgou o Ranking de Transparência Financeira dos Clubes Brasileiros. Confirmando a promessa da atual diretoria comandada pelo presidente Álvaro Negrão de uma gestão transparente, o Guarani subiu 23 posições em relação ao ano passado para ocupar o 5º lugar entre os 34 clubes brasileiros avaliados. A verificação para a pesquisa divulgada na última sexta-feira foi feita entre os últimos dias 6 e 13 de outubro.
Em 2012, a pesquisa tomou a iniciativa de elaborar este Ranking por entender que o mercado brasileiro atingiu um grau de maturidade que exige das instituições uma ampla abertura de suas informações financeiras, o que possibilita melhorar o grau de conhecimento e análise do setor e, consequentemente, o seu desenvolvimento.

Em seu amplo relatório, a Pluri destacou o Bugre como o clube que mostrou maior evolução neste novo Ranking: “Após a mudança de Gestão que implantou política de choque de transparência financeira, o Guarani subiu 23 posições”, destacou a empresa de consultoria. A atual diretoria do Guarani assumiu o Clube em dezembro do ano passado, quando já reformulou o site oficial do Clube e começou a colocar em prática as medidas solicitadas pelo Conselho Fiscal que refletiram neste salto diante dos demais clubes.
O ranking busca avaliar o grau de transparência das informações financeiras dos clubes. Em função disso, as avaliações levaram em conta as informações prestadas pelos clubes em relação às suas demonstrações financeiras e relativas às suas práticas de gestão, governança e relacionamento entre os respectivos seus poderes. O grau de transparência de cada clube e sua respectiva colocação no ranking é resultado da somatória de pontos obtidos em cada um dos 31 critérios de avaliação.
Entre os critérios estão as publicações em áreas específicas do site ou por outros meios de comunicação de: transparência, balanço anual do último exercício, orçamento para o ano vigente, relatório anual, atas de reuniões de conselhos, parecer de auditores e conselhos, entre outros.
“Esta colocação é resultado do trabalho em conjunto da diretoria executiva com o Caio Fagundes (ex-presidente do Conselho Fiscal). Ela mostra o empenho desta diretoria de cumprir seu compromisso com a transparência”, destacou o presidente bugrino Álvaro Negrão. “Foi um salto gigantesco dentro do processo de reestruturação do Clube e que já vem nos ajudando a recuperar a credibilidade do Guarani com todos os setores. Mas não podemos parar por aqui, temos que dar seguimento a esta política de transparência, que é o nosso compromisso desde o início desta gestão”, acrescentou.
Confira o ranking dos clubes:
1º Corinthians
2º Vitória
3º Santos
4º Fluminense
5º Guarani
6º Atlético-PR
7º Avaí
8º Palmeiras
9º Coritiba
10º Joinvile
11º Flamengo
11º Goiás
13º São Paulo
14º Paraná Clube
15º Vasco
16º Grêmio
16º Internacional
18º Bahia
18º Criciúma
20º Cruzeiro
21º Portuguesa
22º Sport Recife
23º Botafogo
24º Atlético-MG
25º Santa Cruz
26º Figueirense
27º Ponte Preta
28º Náutico
29º Paysandu
30º Atlético-GO
31º Ceará
31º Fortaleza
33º Remo
33º Vila Nova





































































































































