Natação: Poliana Okimoto é eleita a melhor nadadora de 2013

Brasileira entra para a história da natação por ser a primeira nadadora fora da Europa a vencer o título

O ano de 2013 ficará guardado para sempre na memória de Poliana Okimoto. Após ter entrado para a história da natação brasileira ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Barcelona, na Espanha, com uma medalha de cada cor.

0002048125472 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – O ano de 2013 ficará guardado para sempre na memória de Poliana Okimoto. Após ter entrado para a história da natação brasileira ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Barcelona, na Espanha, com uma medalha de cada cor (ouro nos 10k, prata nos 5k e bronze na prova por equipes), a Campeã Mundial nos 10k acaba de ser eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo pela conceituada revista americana Swimming World, que, desde 2005, elege os principais nadadores da temporada. É a primeira vez que o título fica com uma atleta nascida fora da Europa.

0002048125472 img

De acordo com Poliana, o prêmio é o reconhecimento do trabalho.

“Fico muito feliz porque dediquei toda a minha vida para a natação e sei o quanto é duro. Esse título é muito gratificante porque é a prova de que o trabalho está sendo valorizado por pessoas extremamente competentes. E fico ainda mais contente porque sou a primeira atleta fora do continente europeu que consegue ser eleita a melhor do mundo pela revista”, afirma a brasileira que, além das três medalhas conquistadas no Mundial de Barcelona, também ficou com o ouro em duas etapas da Copa do Mundo, disputadas na China e em Hong Kong, e quebrou o recorde sul-americano dos 1500m durante o Campeonato Brasileiro de piscina, que seguia havia 12 anos.

A boa notícia é que as premiações não devem parar por aí. Recentemente, Poliana Okimoto foi indicada aos melhores atletas do ano pela Federação Internacional de Natação (Fina), premiação mais importante da natação mundial. Se comparado ao futebol, seria como ser indicada ao prêmio Bola de Ouro, realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O resultado será divulgado na primeira edição de 2014 da revista Fina, que será publicada em janeiro. Além disso, a brasileira também está concorrendo aos prêmios de melhor do mundo pelo website Open Water Source, especializado em águas abertas, e o Prêmio Brasil Olímpico, principal honraria brasileira, que será realizado em dezembro.

Como se não bastasse, a revista Swimming World divulgará outra premiação no mês de dezembro. Desta vez, o veículo publicará o resultado da votação dos melhores nadadores do mundo, incluindo piscinas e águas abertas. Favorita a conquistar todas as premiações, Poliana revela ansiedade e se diz orgulhosa por poder concorrer a prêmios tão importantes.

“Eu sempre trabalhei duro e lutei para conquistar o meu espaço na natação. Quem me conhece sabe que batalhei demais para chegar onde estou e espero evoluir muito ainda. Estar entre as melhores do mundo me enche de orgulho e me motiva para seguir trabalhando com muita seriedade. Estou ansiosa e quero ganhar, mas somente o fato de ser indicada a prêmios tão importantes me deixa bastante feliz”, comemora a atleta.

De volta ao Brasil após realizar um “swim camp” de quinze dias em Roma, Poliana Okimoto se prepara para as duas últimas competições que irá participar em 2013. O Rei e Rainha do Mar, que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em Copacabana, e o Torneio Open, em Porto Alegre, entre os dias 18 e 21 do mesmo mês.

Prêmio Swimming World Águas Abertas

Desde 2005, a revista americana Swimming World elege os melhores nadadores de águas abertas do mundo nas modalidades feminino e masculino. Confira todos os ganhadores.

2005
Mulher

Edith van Dijk (Holanda)

Homem
Thomas Lurz (Alemanha)
Chip Peterson (Estados Unidos)

2006
Mulher

Larisa Ilchenko (Rússia)

Homem
Thomas Lurz (Alemanha)

2007
Mulher

Larisa Ilchenko (Rússia)

Homem
Vladimir Dyatchin (Rússia)

2008
Mulher

Larisa Ilchenko (Rússia)

Homem
Maarten van der Weijden (Holanda)

2009
Mulher

Keri-Anne Payne (Grã Bretanha)

Homem
Thomas Lurz (Alemanha)

2010
Mulher

Martina Grimaldi (Itália)

Homem
Valerio Cleri (Itália)

2011
Mulher

Keri-Anne Payne (Grã Bretanha)

Homem
Thomas Lurz (Alemanha)
Spyridon Gianniotis (Grécia)

2012
Mulher

Éva Risztov (Hungria)

Homem
Oussama Mellouli (Tunísia)

2013
Mulher

Poliana Okimoto (Brasil)

Homem
Thomas Lurz (Alemanha)

Prêmio Swimming World
Outro importante prêmio da revista é realizado desde 1964 e elege os melhores nadadores incluindo piscina e águas abertas. No primeiro ano, somente os homens eram premiados. No ano seguinte, porém, as mulheres também passaram a ser nominadas. No início, a premiação era para o melhor atleta americano, mas a partir da década de 70 passou a englobar nadadores de todo o mundo em quatro grupos: melhor das Américas, Europa, África e Pacífico (Oceania e Ásia). Além do melhor do mundo.