Sérgio Carvalho: Atlético-PR estraga festa antecipada do Cruzeiro
Só a matemática impede o tricampeonato da Raposa, que já fez a festa após vitória sobre o Grêmio, por 3 a 0
Depois de disputada a trigésima terceira rodada do Brasileirão, só um time ainda ameaça a conquista do título brasileiro por parte do Cruzeiro, de BH, o Atlético Paranaense.
Depois de disputada a trigésima terceira rodada do Brasileirão, só um time ainda ameaça a conquista do título brasileiro por parte do Cruzeiro, de BH, o Atlético Paranaense. O time estrelado de Minas fez sua parte no domingo à tarde e venceu com competência ao Gremio Portoalegrense por 3 a 0. Mas a festa antecipada pela torcida cruzeirense precisou ser adiada porque o Atletico-PR venceu o São Paulo em Curitiba e manteve a chance de ainda ser campeão, apesar desta possibilidade ser bastante remota.

A verdade é que depois da rodada do último final de semana, a disputa do título brasileiro ainda vai continuar por mais algum tempo, porque, matematicamente, o Cruzeiro ainda não tem condições de comemorá-lo. Virtualmente, no entanto, o título já é seu e me parece que ninguém conseguira tirá-lo, sem nenhum menosprezo ao chamado Furacão do Paraná.
Após a rodada, a única certeza que ficou foi a de que o Cruzeiro já está classificado para a Libertadores do ano que vem. O Atlético está muito perto. E as outras vagas ainda vão depender dos resultados ocorridos nas últimas cinco rodadas do Brasileiro. Essa vagas, por sinal, podem nem ser quatro, pois há a possibilidade do São Paulo ficar com uma delas, caso venca a Copa Sul-Americana.

O Atletico-PR também tem a chance de garantir sua vaga com a conquista da Copa do Brasil diante do Flamengo. Este, se ganhar essa Copa, é quem terá direito a vaga e, no caso, o Atlético vai depender mesmo de sua classificação no Brasileirão. Como se vê, há ainda várias alternativas para se saber corretamente quais os clubes que representarao o Brasil na Libertadores.
Quanto ao Brasileirão, parece que o título da temporada será mesmo do Cruzeiro. Só falta agora saber quais os clubes que vão acompanhar o Náutico, do Recife, no rebaixamento. A princípio, diria que a Ponte será um dos times rebaixados. Os outros dois me parecer ser o Criciúma e o Fluminense ou Vasco. Acredito que até o próximo final de semana essa dúvida estará praticamente resolvida. Melhor esperar até lá e depois comentar em cima.
C * U * R * T * A * S
* COMO disse no texto acima, Flamengo e Atlético Paranaense decidirão a Copa do Brasil 2013. O Mengão vai levar a vantagem de jogar o segundo jogo dentro do Maracanã, ao lado de sua torcida. Mas o Atlético tem mais time e pode já decidir tudo no jogo de ida, que será disputado em Curitiba. Serão dois grandes confrontos. Tudo pode acontecer. Uma final que fará justiça a Flamengo e Atlético que, realmente, foram os melhores times da fase classificatória da Copa Brasil deste ano.
* COMETI um equívoco na última semana quando declarei aqui que o Palmeiras poderia conquistar o título da segundona na rodada que foi disputado no último sábado. O Verdão venceu bem ao Joinville, mas ainda não colocou as mãos na taça. De qualquer forma, eu não tenho nenhuma dúvida de que esse título será do Palmeiras, que foi disparado o melhor time da Série B do Brasileirão nesta temporada. Pode até não ter jogado o futebol dos sonhos, mas foi bem superior aos adversários.

* NO JOGO diante do Joinville, o time mostrou melhora no seu setor ofensivo que havia falhado na partida anterior. Daí o placar de 3 a 0, um resultado mais do que justo pelo que produziram os dois times em campo. A verdade é que Gilson Kleina conseguiu montar uma boa estrutura e hoje tem uma equipe bem armada em campo. Com alguns retoques, poderá sim disputar o Brasileirão do ano que vem sem fazer feio, ou até tentando disputar um título que não conquista há muito tempo.
* PROBLEMA é que Paulo Nobre, atual presidente verde, é lento nas decisões. Com o Palmeiras já garantido na Série A do ano que vem, ele tinha obrigacao de se reunir com a comissão técnica do clube e definir se ela vai ficar ou não. Se vai, que já se faça um projeto que visaria um Palmeiras ainda mais forte no ano que vem. Mas se Kleina e seus parceiros não vão ficar, que um novo treinador seja anunciado para que o clube não perca mais tempo para se armar para temporada 2014.
* COMEMORAR ou não? Torcedor e diretoria do Palmeiras não sabe até agora se vai ou não comemorar o título da Segundona. Eu acho que a conquista merece comemoração. Afinal, é mais um título oficial que o clube ganha. É obrigação? Talvez sim, talvez não. Há outros clubes importantes que já ganharam esse título e chegaram a comemorá-lo. Então, por que não comemorar. Não é desonra nenhuma dizer que o Palmeiras ganhou o título da Segunda Divisão. Pior seria não ganhá-lo.
* FALTAM quatro rodadas para ao final da Série B. O Palmeiras é líder com 73 pontos. O Chapecoense é vice com 62. O Sport está em terceiro com 56. Na quarta colocação Icasa, Avaí e Ceará tem 53, Figueirense, Joinville e América-MG tem 52. Qualquer dessas equipes pode chegar a Série A de 2013. Em tese, diria que Icasa e Avaí estão um pouco melhor do que seus concorrentes. Mas em quatro jogos podem ocorrer surpresas e mudar tudo. Por isso é melhor não precipitar nada.

* JA NO que diz respeito ao descenso, o ASA já está fora com apenas 29 pontos ganhos. Será integrante da Série C no ano que vem. O São Caetano que não tem demonstrado força de reação também me parece condenado. Tem 32 pontos ganhos. O Atlético de Gois tem 36 e tem oscilado muito neste campeonato. O mesmo pode-se dizer de o Payssandu. Ainda assim, sou capaz de apostar que esses quatro vao cair de divisao. O ABC é outro que, se descuidar, será degolado.
* RODADA deste meio de semana da Série B. Nesta terça, Paraná x Chapecoense, Bragantino x Icasa, Boa Esporte x São Caetano, Figueirense x ASA, Joinville x Oeste, Ceará x Avaí, América-RN x América-MG, Atlético-GO x Sport, Payssandu x Palmeiras e ASA x Guaratinguetá. Neste jogo diante do Payssandu, o Verdão pode confirmar a conquista do título. Por isso, esse deve ser considerado o jogo da rodada por envolve um time que lidera e outro que briga para não ser rebaixado.
* IMPORTANTE ressaltar que essa será a décima quinta rodada do Brasileirão, Série B. A partir de sua realização, faltarão apenas três rodadas para o final do campeonato. Portanto, serão mais nove pontos em disputa. Número suficiente para salvar um clube da degola ou enterrá-lo de vez. Por isso prevejo rodadas emocionantes com aplicação total dos clubes e muita pressão na cabeça dos jogadores que defenderão os clubes ameaçados. Um final digno da Segundona 2013.

* O ARNALDO Branco Filho me ligou e pediu para que através da coluna agradecesse o presidente Celso Christofoletti, do XV de Piracicaba, pela força que ele deu à empresa B2 na produção do livro que conta a história dos Cem Anos do querido Nho Quim. Também deve ser lembrado o diretor Djansen de Lima, radialista e jornalista esportivo, que foi o ponto de apoio que precisávamos para realizar tão importante trabalho. Aos dois os nossos mais sinceros agradecimentos. Valeu, pessoal!!!
* TRIGESIMA terceira rodada da Série A do Brasileirão começou no sábado passado. Acompanhei o jogo da Portuguesa contra o Coritiba. Esperava vitória da Lusa, mas ela não aconteceu por problemas nos arremates dos atacantes do clube do Canindé. De qualquer forma, o empate não foi tão ruim. A Portuguesa somou mais um ponto e ficou um pouco mais folgada em relação a possibilidade do rebaixamento. Aliás, não acredito que a Lusa vá cair. Há equipes bem mais ameaçadas.
* NO DOMINGO à tarde, principal jogo dos paulistas aconteceu em Curitiba. O Atlético Paranaense passou por cima do recuperado São Paulo e manteve seu sonho de ainda chegar ao titulo da competição (no qual eu não acredito). Foi uma exibição pífia do time de Muricy. Algo até aceitável devido ao enorme desgaste sofrido por seus jogadores nas últimas semanas. A verdade é que o São Paulo jogou sempre no limite e não tinha mais como manter o ritmo. A derrota, por isso, foi normal.

* TAO normal que nem o técnico Muricy Ramalho nem os jogadores do Tricolor paulistano, reclamaram do resultado ou de perder uma sequência de dez jogos sem derrota. No final da partida Ganso resumiu: “Um dia a gente ia perder. Melhor que tenha sido fora de casa e num campeonato onde não temos chance de título. Nosso objetivo agora é a Sul-Americana, porque do rebaixamento já estamos livres”. Perfeito. Com o título da Sul Americana o São Paulo estará na Copa Libertadores.
* DESTA vez não dá nem para destacar um jogador do São Paulo. O time todo jogou mal, nao acertou passes, falhou na defesa e quase nao teve chances de gol. Alem disso, o Atletico provou ser mesmo um dos melhores times do Brasileirao e uma das equipes que sabe valorizar o fator casa, pois raramente perde em seus dominios. Destaque especial para Paulo Baier, o maestro atleticano. Ele da o tom, impõe o ritmo. Um jogador que vai merecer estatua no Dorival de Brito quando parar.
* VI COM prazer o jogo entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão. Uma festa. O Cruzeiro jogou demais. O Grêmio não assustou. A diferença de futebol entre um time e outro é fantástica. Do goleiro ao ponta esquerda o Cruzeiro funciona como uma máquina bem azeitada. O Grêmio jogou todo na defesa e ainda assim levou três gols. Faltou eficiente ofensiva, pois o Tricolor gaúcho pouco arrematou contra o gol de Fábio. O Cruzeiro está em estado de graça e merece ser o campeão.
* PARA VOCE que gosta de acompanhar futebol aqui estão datas e horários das finais da Copa do Brasil e das semifinais da Copa Sul-Americana. Copa do Brasil terá seu primeiro jogo dia 20 de novembro, quarta-feira, 21h50 entre Atlético-PR x Flamengo. Segundo jogo será dia 27, quarta feira, no Maracanã. Sul Americana: São Paulo x Ponte, dia 20 de novembro, as 21h50. Volta será no dia 27, também quarta, em Campinas. Locais e datas foram confirmadas por CBF e Comebol.

* AINDA pela Sul-Americana, Libertad, do Paraguai e Lanus, da Argentina jogam a primeira partida das semifinais no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 21h50, em Assunção. Dia 28 de novembro será o jogo de volta, na Argentina. Os vencedores dos confrontos entre São Paulo e Ponte Preta e Libertad x Lanus se enfrentarão na grande final nos dias 4 e 11 de dezembro. O campeão terá vaga assegurada na Copa Libertadores de América de 2014, fase classificatória a partir de janeiro.
* O CORINTHIANS venceu o Fluminense em Araraquara e enterrou ainda mais o tricolor carioca que agora está no Z4. A vitória foi conquista com gol de pênalti cobrado por Pato, que entrou no segundo período e de bom só fez o gol. Para o time de Tite foi um resultado auspicioso, pois a Fiel já estava cansada de ver seu time empatar tantas vezes quanto empatou neste Brasileirão. Ainda assim, nada muda para o Timão, que está mais distante do descenso mas longe da Copa Libertadores.
* FIEL pediu a cabeça de Emerson Sheik, de Romarinho e de Pato. Os três jogadores irritam o torcedor corintiano que não quer mais saber deles no elenco. Sobre Pato e Romarinho eu até concordo. Mas discordo no que se refere a Emerson Sheik, que considero ótimo jogador e que só não tem produzido o que sabe por falta de companheiros de ataque. Ainda assim, devemos louvar a aplicação deste jogador que é um guerreiro em campo. Eu não o negociaria no final deste ano.
* PARA o Fluminense a derrota foi desastrosa. Com ele o Tricolor entrou para o grupo de piores times do campeonato e passou a ser um candidato sério ao descenso. Prova de que Abel Braga não deveria ter saído e, se saiu, não deveria ter sido substituído pelo superado Vanderlei Luxemburgo, que há muito tempo não faz bons trabalhos e que não ganha um título importante há quase uma década. Aliás, se depender de Luxa, o Flu vai cair. Tem um time frágil e bastante inseguro.

* NO OUTRO jogo da rodada com presença de um clube paulista, o Santos não soube segurar uma vitória que parecia sua mas acabou não acontecendo devido a uma reação surpreendente do Vasco. O primeiro tempo foi todo do Peixe que teve as melhores oportunidades da partida e anulou o ataque vascaíno. No segundo tempo, a partir da metade desta fase, o Vasco empreendeu forte reação, com pouca técnica e muita raça, e conseguiu arrancar um empate num jogo que parecia perdido.
* PARA o Santos não significou muito, pois seu time ja não tinha chance de se classificar para a Libertadores. Para o Vasco, no entanto, o empate foi muito importante, porque o tirou do grupo que reúne os quatro piores times do campeonato. O Vasco passou a ver luz no final do túnel e eu até acredito que ele vai conseguir de salvar. O empate também tirou do Santos a chance de ser o melhor clube paulista do Brasileirão. O melhor continua a ser o São Paulo de Muricy Ramalho.
* DEPOIS desta rodada, o G4 conta com Cruzeiro, 71 pontos, Atlético Paranaense, 58, Grêmio, 54 e Botafogo, 53. O Goiás tambem tem 53 e ameaça Grêmio e Botafogo. Os quatro últimos colocados são Criciúma, 36 pontos, Fluminense, também 36, Ponte Preta, 34 e Náutico, 17. Este já caiu. A Macaca tem tudo para tambem ser rebaixada. O Flu está em queda livre. Só o Criciúma ainda pode se salvar, mas depende de uma super reação. Faltam cinco rodadas para o campeonato acabar.
* A TRIGESIMA quarta rodada do Brasileirão, Série A, será disputada neste meio de semana. Na quarta jogam Grêmio x Vasco, Goiás x Ponte Preta, Botafogo x Portuguesa, Criciúma x Atlético Paranaense, São Paulo x Flamengo, Vitória x Cruzeiro, Coritiba x Corinthians. Quinta-feira jogam Santos x Bahia, Fluminense x Náutico e Atlético Mineiro x Internacional. A partir dai faltarão quatro rodadas para o campeonato terminar. Cruzeiro pode ser campeão no jogo diante do Vitória, em Salvador.
* MELHOR ataque do campeonato é o do Cruzeiro com 69 gols. Pior é o do Náutico com 20. Melhor defesa é a do Corinthians com 20 gols. Pior é a do Náutico, com 68 gols contra. Clube com maior número de vitórias é o Cruzeiro com 22. Pior é o Náutico com apenas 4. Time que mais empatou no campeonato foi o Corinthians com 15 empates em 33 jogos (quase metade). Artilheiro do campeonato é Ederson, do Atletico-PR, com 17 gols. É uma das revelações deste campeonato.





































































































































