Sérgio Carvalho: Em Baixa - Só um dos cinco paulistas conseguiu vencer
A Portuguesa foi a única que saiu de campo com os três pontos, o resto decepcionou em campo
Dos cinco clubes paulistas que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro só a Portuguesa de Desportos conseguiu vencer. Ela bateu o atual campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro, por 2 a 0, no Canindé. Os outros, Corinthians, São Paulo, Santos e Ponte Preta ou empataram ou perderam (Timão e Macaca conquistaram um ponto, enquanto Peixão e Tricolor não ganharam nenhum).
A vitória da Portuguesa teve participação direta do excelente técnico Guto Ferreira, que armou um esquema eficiente para explorar as deficiências do Galo Mineiro e anular seus pontos positivos. Assim, a vitória foi sendo construída com competência sem que a Lusa passasse por muito sufoco. Com os três pontos, a Portuguesa passou a respirar mais livremente e parece em vias de assegurar sua permanência na divisão maior do futebol brasileiro.

O Timão, de Tite, empatou mais uma (é o time que mais empatou no Campeonato Brasileiro). Como espetáculo, Corinthians e Vasco nao merecem nota boa. O jogo foi tecnicamente muito fraco e, por isso, o empate ficou de bom tamanho para as duas equipes.
O Santos não mostrou as qualidades apresentadas em seu último jogo e, por isso, foi derrotado pelo Vitória, de Ney Franco (que deve assumir o Peixe no início do próximo ano), por 2 a 0. Resultado justo que não merece contestação.
Já o São Paulo, que colocou em campo um time reserva, até segurou bem o jogo durante algum tempo, mas acabou por tomar um gol no final e cedeu os três pontos ao Fluminense. Com isso, o tricolor carioca aumentou suas possibilidades de continuar na Série A. Já o Tricolor paulistano nao perdeu nada, porque ja escapou da ameaça do rebaixamento e no momento só se interessa em ganhar da Ponte e chegar as finais da Sul Americana.
A Ponte, por sinal, teve bons momentos contra o Cruzeiro. Diria até que merecia vencer. Mas o campeão brasileiro de 2013 conseguiu igualar o placar e segurou o empate até o fim. Um empate que, em minha opiniao, castigou a Ponte. Com esses resultados, o Sao Paulo continua a ser o melhor clube paulista na tabela de classificação. Tem o mesmo número de pontos do Corinthians, mas ganha a disputa por contar com vitórias a mais no seu currículo.
Santos e Corinthians enterraram o sonho da Libertadores mas a Macaca manteve suas esperanças de se salvar na briga para escapar da degola. Missao difícil, muito difícil. Mas não dizem que a esperanca é a última que morre? Pois a Ponte tem ainda muita esperança. Vamos aguardar.
C * U * R * T * A * S
* PALMEIRAS confirmou o titulo da Segundona. Com exibição convincente derrotou o Boa Esporte, no Pacaembu, e atingiu seu último objetivo neste campeonato que era levantar a taça de campeão. A vitória verde foi mais do que justa, porque durante os noventa minutos de jogo seu time foi sempre superior. O ataque, que em alguns momentos do campeonato fracassou, desta vez mostrou serviço. Fez três gols e criou ainda uma série de outras oportunidades. Missão cumprida.

* NO FINAL da partida a torcida presente ao estádio comemorou. Afinal, de segunda ou não, a verdade é que o Palmeiras ganhou mais um título. Jogadores também comemoraram assim como alguns membros da diretoria verde entre os quais estava o empolgado Paulo Nobre. Agora é o momento certo de fazer um balanço de tudo e tomar as primeiras providências para a temporada 2014. Primeiro passo seria a definição do técnico. Gilson Kleina já começou a negociar e deve ficar.
* O PROBLEMA em relação ao treinador e o clube agora é financeiro. É lógico que, campeão da segunda, Kleina quer um substancial aumento para continuar. Afinal, ele provou competência mesmo sem ter em mãos um elenco de primeira. Paulo Nobre ainda não está convicto de que o melhor para o Palmeiras é manter o atual treinador. Particularmente, acho que o presidente verde deveria renovar. De o salário que Kleina quer e depois passe a cobrá-lo pelo trabalho que vai fazer.
* NO ATUAL elenco verde há jogadores que precisam ficar. Nobre deve procurá-los para definir a permanência de todos. Há outros, no entanto, que fracassaram. Esses devem ser liberados ou trocados. Há tambem a necessidade de procurar alguns reforços pontuais. Jogadores para chegar e assumir a vaga sem constrangimentos. Se possével, a diretoria deveria contratar de quatro a cinco bons reforcos. A partir disso, é esperar 2014 e começar a preparar o time para o Paulistão.
* O PAULISTÃO seria uma espécie de campo de provas. O técnico escolheria os onze titulares e os colocaria para jogar. Quem não correspondesse perderia a vaga e seria substituído pelo reserva imediato. Se ainda assim não der certo, que se contrate outro jogador para exercer a função. Importante é que o Palmeiras chegue ao Brasileirão 2014 bem forte. Para disputar em igualdade de condições com seus adversários o título da temporada. É o mínino que a torcida merece.

* FALTANDO DUAS rodadas do final do campeonato o G4 da Série B conta com o Palmeiras em primeiro lugar com 76 pontos ganhos. Em segundo lugar, já classificada, está a Chapecoense com 66. O terceiro lugar está com o Sport Club Recife, seguido pelo Icasa com 59 pontos. O Ceará também tem 59 e ainda sonha com o acesso. Na sequência estão Figueirense e América Mineiro com 56 pontos cada um. Estes também sonham, mas suas chances de ascender à Série A não são tão grandes.
* NA PARTE baixa da tabela há quatro clubes que apresentam campanha abaixo da crítica. São eles: Payssandu, 39 pontos. Atlético-GO, 38. São Caetano, 35 e ASA, 32. Este já caiu, enquanto o Azulão, o Atlético de Goiás e o Payssandu ainda gastam seus últimos cartuchos para se livrar do rebaixamento. Particularmente, não acredito nessa possibilidade. Pelo mal futebol que tem exibido acredito que serão esses os clubes que integrarão a Segunda Divisão no ano que vem.

* A PROXIMA rodada da Segundona será disputada no proximo final de semana. Na sexta jogam Oeste x Atlético Goianiense, Figueirense x ASA e Joinville x América de Minas. No sábado jogam Icasa x Chapecoense, Boa Esporte x Sport Recife, ABC x Avai, Palmeiras x Ceará, Payssandu x Bragantino, São Caetano x América-RN e Guaratinguetá x Paraná. A partir da conclusão desta rodada só vai faltar a última, que sera disputada no próximo final de semana em horários ainda a ser definidos.
* NO ULTIMO sábado a Seleção Brasileira fez mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. O adversário foi a limitada equipe de Honduras que levou cinco gols, não fez nenhum e deu muita pancada. Diante da fragilidade do adversário não dá para analisar se o time brasileiro esteve bem demais ou os hondurenhos é que não jogaram nada (porque não sabem). Portanto a goleada pode ser encarada como um “engana trouxa” e de nada serviu como teste para a equipe de Felipão.
* AINDA assim, na coletiva, o treinador brasileiro procurou exaltar a goleada e a “grande” vitória brasileira (que, de grande nao teve nada). E ate afirmou que o Brasil, pelo que tem mostrado vai ser o campeão mundial em 2014. Um exagero.

* NA VERDADE, não será jogando contra equipes tão fracas é que Felipão vai saber como é realmente que o Brasil está. Eu tenho visto os jogos e a exibição de alguns jogadores e até do time não me tem agradado. Acho que para ganhar uma Copa, mesmo no Brasil, será preciso muito mais. Além disso, não se ganha Copa com jogo de palavras. Algo que Felipão tem usado muito. Mas deixem o tempo passar. Vamos ver se o técnico tem razão quando o Mundial de 2014 começar.
* JOSE MARIA Marin procura empurrar com a barriga o problema criado com o surgimento de um movimento só de jogadores profissionais que exigem mudanças drásticas no calendário do futebol nacional ate 2015. A princípio, as reivindicações são boas e vão melhorar substancialmente o calendário do futebol brasileiro. Só que Marin boicota o grupo e tenta minimizar cada um de seus passos. Há promessa até de greve geral no futebol brasileiro se a CBF não abrir dialogo franco com esse grupo.
* COMO já disse em colunas anteriores, Marin não estava preparado para administrar a CBF. Ele é um homem do passado que tem mentalidade superada e não tem visão para saber o que é bom ou ruim para o futebol do Brasil. Ainda bem que vem eleições por ai e Marin deve cair fora. Só me preocupa quem vai ocupar seu lugar. Marco Polo Del Nero já é candidato, mas vai surgir um candidato de oposição. Dizem que podera ser o atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol.
* MINHA esperança é que Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, não tenha nenhuma chance nesta briga. Ele é perigoso e não pode assumir a CBF. Seria um completo desastre para o futebol brasileiro. Tomaram os cartolas com direito a voto não dêem nenhum apoio as pretensões de Sanchez. Deixem-no apenas no Corinthians onde seus estragos têm menor proporção. Aliás, que também no Corinthians cortem um pouco de suas asas. O clube, na verdade, não precisa dele.

* PROPOSTA do Grêmio para o São Paulo. Ele dá Ze Roberto e Elano e fica com Rodolpho. Tricolor não topa. Não porque pretenda receber Rodolpho de volta, mas porque não tem nenhum interesse nos dois veteranos meias. Aliás, no meio campo o São Paulo já tem gente demais. Assim como na defesa. Falta dar uma arrumada no ataque. Em especial se ficar decidido que Luis Fabiano sera negociado. Dos atuais atacantes, Aloísio, Wellinton e Ademilson merecem continuar no elenco.
* FLAMENGO já trabalha para continuar com Elias. Só que o Corinthians está disposto a fazer uma grande proposta para ficar com o meia. Briga boa. Só que o Timão tem mais recursos e deve ganhar a briga. Elias seria o substituto ideal para a vaga de Paulinho que até agora não foi preenchida. Ainda sobre o Corinthians. Muita gente vai deixar o elenco corintiano. Até alguns medalhões que se julgam intocáveis. Acho correto. Tem jogador ali que não merece mais ficar no clube.
* SANTOS já se apalavrou com Ney Franco. Considero um bom treinador. Ainda mais para lidar com jovens valores como é o caso do Santos. Ele deve fazer bom trabalho na Vila. Como consequência, o jovem técnico Claudinei será afastado do futebol profissional e pode até reassumir o comando da garotada. Mas pode também tentar vôos mais altos assinando com um clube de meio porte da Série A. Por falar no Santos é outro clube que precisa fazer logo uma reformulada.
* HA QUEM diga que o Corinthians tem a melhor defesa do futebol brasileiro. Não é verdade. Tem sim o melhor sistema defensivo. No esquema de Tite todo mundo é obrigado a marcar. Quando o adversário tem a bola até o centroavante marca. Por consequência, é muito dificil fazer gol no Corinthians. Em compensação, como todo mundo fica recuado, o ataque corintiano não funciona e tem dificuldade para fazer gols. Tite não conseguiu achar o meio termo na atual temporada.
* DEU NO UOL. Gaviões da Fiel receberam mais de 700 mil reais da Prefeitura de São Paulo. Dizem que é para os Desfiles de Escola de Samba. Enquanto isso o Ministério Público pede o fechado da torcida e a pune com bloqueio de contas devido aos seus atos de violência. Na verdade, há uma incoerência aí. Se a Gaviões é violenta e está sendo punida pelo Ministério Publico como é que ela pode receber quase um bilhão de reais da Prefeitura? Quem está ganhando em cima disso?

* JOGOS do Brasileirão Série A nesta semana. No sábado jogam Vasco da Gama x Cruzeiro, Criciúma x Vitória, Atlético Mineiro x Goiás, Ponte Preta x Grêmio, Atlètico Paranaense x Náutico, Santos x Fluminense, Flamengo x Corinthians, São Paulo x Botafogo, Bahia x Portuguesa e Inter x Coritiba. Essa será a trigesima sexta rodada do campeonato. A partir de sua realização, faltarão apenas mais duas, ou seis pontos em jogo. Falta apurar quem cai e quem vai à Libertadores de América.
* NESTE meio de semana São Paulo e Ponte Preta terão mais um jogo decisivo. Será a primeira partida válida pelas semifinais da Copa Sul Americana. O São Paulo luta para chegar à final e ao seu segundo título desta importante competição. A Macaca luta para ser finalista e brigar pelo seu primeiro título internacional. Jogo de quarta-feira será no Morumbi. Em tese, ligeiro favoritismo do São Paulo. Se a Ponte fizer gol neste jogo levará a vantagem para a decisao em Mogi Mirim, porque o Majestoso foi vetado por não comportar 20 mil pessoas.

* PONTE atravessa uma fase de oscilação. Em alguns momentos joga muito. Em outros, até dentro de um mesmo jogo, oscila para baixo. Se conseguir manter um equilíbrio, pode superar o São Paulo e chegar à grande decisão. De qualquer forma, pelo elenco e torcida que tem, pela tradição em competições internacionais, o São Paulo é o favorito nesta disputa. Mas como em futebol existem surpresas, é com base nisso que o torcedor pontepretano acredita. Quem sabe dá ???
* SELECAO Brasileira joga nesta terca-feira em Toronto, no Canadá, contra o Chile. Mais um amistoso pré Copa onde Felipão vai aproveitar para analisar o futebol de alguns jogadores que ainda não confirmaram sua presença no próximo Mundial. O jogo promete exigir muito dos brasileiros já que o selecionado chileno tem boa qualidade e pode surpreender Neymar e seus companheiros. Finalmente, um bom teste para o Brasil. Frio de Toronto pode prejudicar os atletas brasileiros.





































































































































