Sérgio Carvalho: Ponte Preta é finalista da Copa Sul-Americana
Experiente Sérgio Carvalho acha que Ponte deu show no Morumbi e critica dirigentes do São Paulo
O São Paulo está fora da Copa Sul Americana. Pelo menos na minha forma de ver as coisas. Afinal, se dentro do Morumbi o Tricolor paulista levou três gols da Ponte.
O São Paulo está fora da Copa Sul Americana. Pelo menos na minha forma de ver as coisas. Afinal, se dentro do Morumbi o Tricolor paulista levou três gols da Ponte, como é que se pode esperar que no jogo de volta ele consiga fazer tres gols e não levar nenhum? Acho missão quase impossível para o time de Muricy Ramalho, que tem apresentado deficiências incríveis em sua defesa e que também não tem um ataque assim tão eficiente.
Já a Ponte, pelo menos na Sul Americana, tem se mostrado um time equilibrado, consciente de suas deficiências e qualidades e tem jogado no erro do adversário. No Morumbi, quarta-feira, a Ponte levou um passeio de bola do São Paulo durante os quarenta minutos iniciais. Mas depois que Antonio Carlos fez um gol contra, quem cresceu foi a Ponte até o apito final do juiz da partida.

A Macaca jogou com o coração e com a máxima determinação. Sentiu que poderia vencer o São Paulo e venceu. Sua auto estima foi lá em cima e agora, basta jogar com a mesma frieza e eficiência, para garantir vaga na grande final da Copa contra Lanus ou Libertad.
Acho que não tem mais volta. A Ponte liquidou a fatura no Morumbi e o São Paulo não tem condições de reverter a vantagem. Quando muito pode até ganhar da Ponte em Mogi, mas não pela contagem e pela vantagem de gols que precisa. Mesmo porque, apesar de vir bem sob o comando de Muricy, o São Paulo de hoje ainda não é um time perfeito, que funciona bem em todos os seus setores.
O próprio preparo físico é deficiente pois não se concebe que uma equipe que domina a outra durante quarenta minutos, passe o resto do jogo sendo dominada e massacrada pelo seu adversário. Foi o que ocorreu quarta no Morumbi. E que pode se repetir quarta que vem em Mogi.
Assim, pelo menos em minha opinião, o São Paulo já morreu para a Sul Americana. A Ponte, ao contrário, está mais viva do que nunca e praticamente ja garantiu sua presença na grande final desta Copa. Lamento pelos torcedores do São Paulo que vão virar o ano sem ver seu time ganhar nada. Resta-lhes no entanto o consolo de pelo menos nao terem sido rebaixados para a segundona. Menos mal.
C * U * R * T * A * S
* MAIS uma vez o São Paulo pagou pela incompetência de sua defesa. Dos atuais zagueiros, só Rodrigo Caio merece ser titular. Pelo menos foi o que constatamos durante o jogo contra a Ponte. E mais. Volantes sãopaulinos não são pegadores. São limitados na marcação. Isso também prejudica a defesa. Para 2014 a diretoria precisa pensar seriamente neste detalhe.

* LUIS Fabiano entrou no segundo tempo. Participou de três ou quatro jogadas de gol. Mas, para variar, não conseguiu fazer o seu. Já passou da hora de liberá-lo de vez. Meio campo tricolor não conseguiu manter o ritmo. Faltou pernas, além da marcação da Ponte ter melhorado muito. Rogério Ceni que igualou a marca de Pelé, não teve culpa nos gols. Os zagueiros sim.
* ENQUANTO São Paulo e Ponte decidiam no Morumbi, Flamengo e Atlético Paranaense empatavam em Curitiba. A grande final da Copa do Brasil será na próxima quarta-feira no Maracanã. Nesta, leva vantagem o Mengão que terá sua enorme torcida para apoiá-lo. De qualquer forma é preciso ter cuidado com o Furacão que tem excelente time e vai exigir o máximo do rubro negro carioca.
* VOLTO ao assunto. Achei totalmente desnecessária a briga criada pela diretoria do São Paulo para impedir que o segundo jogo contra a Ponte Preta pela Copa Sul-Americana fosse disputado no estádio Moisés Lucarelli. Esse negócio de ter ou nao condições para receber vinte mil pessoas nao era motivo para toda essa celeuma. A Ponte já recebeu grandes jogos em seu estádio e nunca aconteceu nada demais. Ela deveria sim ter o direito de mandar o segundo jogo dentro de casa.

* COM a tomada de posição do São Paulo o ambiente de cavalheirismo e esportividade que deveria prevalecer entre os dois clubes, foi extremamente prejudicado. Não havia nenhuma necessidade disso. E tem mais. Se o São Paulo quer ganhar a Sul-Americana mais uma vez deve expor seu time dentro ou fora de casa. É assim que se conquista título. Esse negócio de ficar escolhendo local para jogar nao leva a nada. Quem é bom de verdade ganhar jogos ou títulos em qualquer local.
* É POR atitudes como essas que a diretoria do São Paulo é considerada a mais arrogante do futebol brasileiro. Ela não tem bom senso, não tem espirito esportivo. Prova disso foi a final da ultima Sul-Americana no Morumbi quando o presidente Juvenal Juvêncio mandou seus seguranças provocarem os jogadores argentinos que acabaram não voltando mais ao gramado. O espetáculo e a festa da final foi totalmente prejudicada por essa atitude intempestiva do presidente Tricolor.
* CORINTHIANS prepara-se para a grande limpeza de final de ano do seu elenco. Uma limpeza difícil de ser feita porque os jogadores dispensáveis possuem contratos longos e vão querer ganhar tudo o que tem direito caso lhes seja feita a proposta de deixar o clube. O único que está fora desse contexto é o meia Danilo. Seu contrato vai até o meio do ano que vem. Podera ser liberado sem qualquer ônus para o clube. Pelo visto, sera mesmo o primeiro a ser dispensado.

* OUTROS que estão na lista de disponíveis são Alessandro (esta velho demais), Pato (é displicente e não encarnou o espírito corintiano), Romarinho (gosta de baladas e é chamado de cachaceiro pela Fiel), Emerson Shiek (ficou desgastado depois de dar um beijinho na boca de um amigo) e Douglas (que ganha muito e produz pouco para o time desde que chegou). Há ainda o caso de Guerreiro, excelente centroavante, mas que tem um histórico extenso de seguidas contusões.
* HA ATE QUEM diga que também os dois diretores de futebol poderão ser liberados pelo presidente Mario Gobbi. A intenção é mudar profundamente o estilo de administração do futebol do clube. O atual estilo, segundo o próprio Gobbi, está totalmente desgastado. O único que deve ficar é o gerente de futebol Edu. Ele mostrou serviço durante o período em que esteve o cargo e deve ser mantido pelo menos até segunda ordem. Ah, também o preparador fisico foi dispensado.
* HA QUEM diga que essa limpeza é precipitada. Não acho. Aquele elenco que ganhou tudo o que disputou (ou quase tudo), estava em queda vertical. Não tinha volta. É mudar ou continuar a cair. Melhor mudar e tentar novas fórmulas durante a próxima temporada. A contratação de Mano Menezes foi feita justamente para comandar essa limpeza. Ele conhece o clube e fez bom trabalho enquanto lá esteve. Em tese, deve reconstruir o futebol do clube e voltar a disputar títulos.
* DÍVIDA DO Corinthians já supera os 230 milhões de reais. Quando Alberto Dualib saiu ela chegava a pouco mais de 100 milhães. Andrés Sanchez prometeu que iria pagá-la mas nem ele nem seu sucessor Mario Gobbi o fizeram. O clube é um dos que mais deve no futebol brasileiro. Curioso é que também é um dos que mais arrecada. Sendo assim, o que está errado é a maneira de administrar. Mário Gobbi, neste aspecto, deixa muito a desejar. Que seu sucessor seja mais competente.
* MINISTERIO Público quis fazer um pacto com os grandes clubes. O de não liberarem mais nenhuma verba para ajudar as Uniformizadas. Primeiro clube que se colocou contra essa ideia foi o Santos. Na sequência São Paulo e Corinthians. Uma demonstração de que suas diretorias querem mesmo financiar a violência e a baderna provocada por essas torcidas que na verdade são um bando de marginais. Não entendo essa postura dos clubes. Eles são a favor da bandidagem. Incrivel.
* A SERIE A do Brasileiro terá sequência neste final de semana. Será a trigésima sexta rodada (vão faltar apenas duas para a final do campeonato). Neste sábado jogam Vasco x Cruzeiro, Criciúma x Vitória e Atlético-MG x Goiás. O Vasco precisa vencer para manter a esperança de não ser rebaixado. Mas, mesmo em casa, ele terá sérias dificuldades porque o Cruzeiro é líder e tem um time bem superior. Jogo será no Maracanã já que o Vasco desistiu de mantar jogo em São Januário.

* O CRICIUMA ainda está seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Por isso, precisa vencer o Vitória, que ainda sonha em integrar o G4. Jogo igual, difícil, equilibrado. Mas há uma vantagem do Criciúma que é jogar em casa. Seu time, como o técnico ARgel Fucks, é guerreiro. Já o Atlético Mineiro pensa apenas no mundial interclubes. Talvez até entre desfalcado. Assim, o caminho está aberto para uma vitoria do Goiás, que, se conquistar os três pontos, chegará aos 62 e estará muito perto de ganhar vaga na próxima Libertadores.
* NO DOMINGO a Ponte Preta recebe o Grêmio. Ela joga pressionada pela ameaçaa do descenso e pelo jogo decisivo das semifinais da Copa Sul Americana contra o São Paulo. Não será fácil, mesmo porque, o Grêmio quer confirmar sua condição de vice-líder do campeonato que tera vaga garantida na Libertadores. Outro jogo para tirar o folego. Não há favorito. Em Curitiba o Atlético recebe o Náutico. Jogo teoricamente fácil já que o Náutico está rebaixado. Mas é melhor não descuidar.
* NA VILA o Santos recebe o Fluminense. Para o Peixe um jogo só para cumprir tabela. Para o Tricolor carioca, um jogo que pode ser de vida ou morte porque, se perder, o Flu volta à condição de um dos times mais ameaçados pelo descenso. O Santos me parece mais perto da vitória. No Maracanã, Flamengo x Corinthians. No primeiro turno o Mengão foi goleado no Pacaembu. É sua chance de tentar dar o troco. Jogo de muito suor e aplicação. Acredito mais na vitória do Mengão.
* O SAO PAULO recebe o Botafogo, no Morumbi. Tricolor entra com time reserva, para poupar os titulares que jogam quarta que vem contra a Ponte na decisão das semifinais da Sul Americana. O Botafogo, ao contrário, entra com força total, pois a vitória o colocará bem forte na luta por uma vaga na Libertadores. Em tese, favoritismo botafoguense, apesar do mando tricolor. No sul, o Inter pega o Coritiba que não pode mais perder ou poderá ser rebaixado. Jogo difícil para o Coxa.

* NA BAHIA um jogo onde os dois clubes precisam vencer para ficar ainda mais distante do rebaixamento. O Bahia tem 42 pontos e a Portuguesa 44, de Guto Ferreira (foto). Se a Lusa vencer estará praticamente fora da ameaça do descenso. O Bahia também ficaria numa situação bem mais cômoda. Acredito em jogo bem disputado e equilibrado, já que as duas equipes possuem elencos bem parecidos. Aliás, não descarto a possibilidade de um empate neste jogo, mesmo o mando de jogo sendo do aplicado Bahia.
* PELA Série B três jogos serão disputados no sábado: Oeste x Atletico-GO, Figueirense x ASA e Joinville x America MG. O Oeste nao cai mais. Já o Atlético Goianiense precisa vencer essa partida para ainda ter chance de escapar. O Oeste é mais time e deve vencer. No caso, o Atlético estará automaticamente rebaixado. O Figueirense ainda luta para chegar ao G4. O ASA já caiu. Favoritismo total do Figueira. O Joinville não cai mas também não sobe. O América-MG tem ligeiras possibilidade de ainda subir. Por isso, acredito que ele possa vencer esse jogo. Terá mais motivação quando entrar em campo. Além disso, o América tem um time superior ao do Joinville. Mesmo fora, tem chance de faturar os três pontos.
* ICASA e Chapecoense fazem um verdadeiro clássico da Série B. Ambos fazem ótimo campeonato. A Chapecoense já está na primeira divisão. O Icasa precisa de mais alguns pontos. Como o mando é do Icasa, acredito que o fator campo dê a ele mais chances de chegar à vitória. O Boa Esporte recebe o Sport que está muito próximo de subir para a Série A. Time por time, aposto na equipe pernambucana, que tem campanha bem superior ao Boa Esporte neste campeonato.

* ABC, do técnico Roberto Fernandes (foto) e Avai fazem jogo em que so o time da casa precisa dos pontos. O Avai já não tem mais chance de subir. O ABC luta para nao cair e está mais perto da vitoria. O Guará recebe o Paraná. Se vencer, está fora da briga para não cair.
* O PALMEIRAS recebe o Ceará no Pacaembu. Verdão já cumpriu sua missão. Ganhou vaga na Série A do ano que vem e o título da Segundona. Faz jogo para cumprir tabela ou quem sabe até para colocar as faixas. O Ceará é um adversário perigoso, que ainda luta pela classificação. Será um adversário bem difícil. É preciso cuidado. O Payssandu recebe o Bragantino que luta para sair dos últimos lugares. Em casa há possibilidade dele conseguir. O Braga tenta ao menos empatar.
* O SAO CAETANO recebe o América-RN. Campanha do Azulão neste campeonato é medíocre. Se perder esse jogo (e pode perder) estara irremediavelmente rebaixado. Uma pena. Um time que chegou a ser grande mas caiu na vala comum. No momento estão no G4 da segundona Palmeiras, Chapecoense, Sport e Icasa. Entre os quatro últimos colocados estão Payssandu com 39 pontos, Atletico-GO com 38, São Caetano com 35 e ASA com 32. Só o ASA já está na Série C de 2014.
* FIEL torcida é totalmente contra a saída de Tite. Para os torcedores corintianos o técnico deveria continuar e foi injusticado pela diretoria quando não teve seu contrato renovado. Particularmente, estou ao lado da diretoria. Acho que Tite fez sim um fantástico trabalho mas já estava na hora de deixar o clube. Um dia ele até pode voltar, mas, no momento, era hora de sair. Além disso, Mano Menezes é um técnico tão bom quanto ele e vai dar conta do recado. Só precisa de apoio.

* TERCA FEIRA passada a Seleção Brasileira disputou seu último jogo do ano. Enfrentou e venceu o Chile por 2 a 1, numa partida apenas regular onde as duas equipes apresentaram futebol similar. Hulk e Robinho fizeram os gols brasileiros e Vargas, que é jogador do Grêmio, fez o único do Chile. Neymar exagerou no individualismo e não fez uma grande exibição. Paulinho, outra esperanca, também jogou pouco. Destaques brasileiros foram Tiago Silva, Oscar, Hulk e Robinho. Eu esperava mais.
* NUM retrospecto do que fez o Brasil durante o ano, poderíamos dizer que o resultado prático nos amistosos não foi assim tão bom. O time brilhou contra equipes medíocres e teve sérias dificuldades contra equipes medianas ou de grande força técnica. A Neymar dependência ficou clara na maioria dos jogos. Além disso, falta mais pegada ao time, o que nos deixa preocupados em relação ao que o Brasil vai fazer na próxima Copa. Continuo pessimista quanto ao título.





































































































































