Red Bull faz parceria com Centro Universitário Senac São Paulo

Atletas das três categorias de base do time campineiro poderão aprender mais sobre planejamento de carreira

Campinas, SP, 22 (AFI) – A rotina de treinos da equipe Sub-20 do Red Bull Brasil, que se prepara para a Copa São Paulo Júnior, foi substituída por uma palestra do coordenador e professor, Rodolfo Ribeiro, do Centro Universitário Senac, de São Paulo, nesta manhã de quinta-feira, no Centro de Formação de Atletas (CFA), em Jarinu.

No encontro os jovens receberam orientações sobre educação financeira encerrando o primeiro workshop realizado através da nova parceria. Periodicamente o clube será visitado por representantes do centro para este projeto de extensão universitária. A iniciativa contemplará todas as categorias de base do time campineiro (Sub-15, 17 e 20).

“A ideia deste projeto surgiu no doutorado que estou fazendo na área de administração sobre futebol. Em uma das minhas leituras, fiquei assustado com um número de cerca de 3% desses jovens das categorias de base do Brasil se tornam profissionais do esporte. Daí veio a pergunta: o que eles vão fazer quando terminarem as carreiras ou que a carreira não vingou? E minha ideia é de dar uma outra visão e possibilidade de profissão a esses garotos que eventualmente derem certo no futebol ou para aqueles que não conseguirem”, resumiu Ribeiro.

Temas como educação ambiental e planejamento de carreira também estão na pauta do coordenador do Senac. O psicólogo do clube, Marcelo Piccione, avalia a iniciativa.

“Quando nós pensamos em formação de atleta, obviamente que pensamos em formação integral, e isto é super importante. Precisamos entender que este jogador tem a parte física, tática e psicológica neste processo. Então, a formação integral passa por este tipo de experiência que não é só em campo, mas também uma experiência educativa que tragam para eles situações do cotidiano”, afirmou.

No decorrer deste curso de extensão universitária o coordenador dará a oportunidade aos alunos do Senac de organizarem esses encontros com os atletas do Red Bull Brasil. Além dos jogadores, familiares e funcionários do clube poderão usufruir de cursos preparatórios para o mercado de trabalho, todos gratuitos.