Ponte Preta 1 x 1 Grêmio – Macaca a um passo da Série B

A Ponte precisa de um milagre nas próximas rodadas para escapar do rebaixamento

0002048132673 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – A situação da Ponte Preta, que já era complicadíssima, ficou praticamente impossível no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, o time campineiro saiu na frente, mas levou o empate e o resultado de 1 a 1 no Estádio Moisés Lucarelli coloca os alvinegros ainda mais próximos do rebaixamento para a Série B. Até mesmo os torcedores parecem ter “aceitado” a queda, tanto que pouco mais de quatro mil pessoas pagaram ingresso.

Sem vencer há cinco jogos no Brasileiro – três vitórias e dois empates -, a Ponte Preta continua na penúltima colocação, com 36 pontos e precisa de um milagre para escapar do rebaixamento. Por outro lado, o Grêmio chegou aos 61 e perdeu a vice-liderança para o Atlético-PR, caindo para o terceiro lugar e seguindo perto de uma vaga à Copa Libertadores de 2014.

0002048132673 imgFoto: Rodrigo Villalba

Macaca mortal no contra-ataque
O jogo começou bastante equilibrado e a primeira finalização foi dada por Ramiro aos sete minutos. A bola subiu muito e saiu por cima do travessão. A Ponte Preta tentava controlar o jogo, mas o Grêmio era ligeiramente melhor. William sofreu falta perigosa de Bressan na entrada da área. Adrianinho tentou bater por cobertura e mandou para fora, sem assustar Dida, que apenas acompanhou.

A primeira grande oportunidade veio aos 14. Alex Telles fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou para trás. Kleber chegou batendo de primeira e exigiu grande defesa de Edson Bastos. No minuto seguinte, porém, a Macaca surpreendeu. Adrianinho girou em cima de Bressan e puxou contra-ataque, lançando para Adailton. O atacante dominou e chutou cruzado, no cantinho de Dida. E quase que a Ponte marcou o segundo aos 21.

Adailton deu cruzamento na medida para Adrianinho, que cabeceou fraco nas mãos do goleiro tricolor. Logo depois, após bate e rebate dentro da área, a bola ficou com Vargas, que chutou de primeira, acertando a trave de Edson Bastos, já batido no lance. Aos 33, a zaga pontepretana vacilou e Vargas ia completando para o gol. No entanto, o goleiro alvinegro travou o atacante e mandou para escanteio, salvando mais uma vez a Ponte Preta.

Aos 39, Barcos recebeu grande lançamento de Zé Roberto e na hora da finalização pegou mal, mandando para fora. Depois foi a vez de Kleber assustar ao cabecear cruzamento de Pará. A Macaca segurou a pressão nos minutos finais e foi para o intervalo com a vantagem no placar.

0002048132675 imgFoto: Rodrigo Villalba

Imortal chega ao empate
Na volta do segundo tempo, a Ponte Preta finalizou logo aos dois minutos, quando William dominou na entrada da área e bateu fraco, no meio do gol e nas mãos de Dida. O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva deixava de marcar várias faltas para os pontepretanos, irritando jogadores e torcedores, além do técnico Jorginho, que já havia reclamado no primeiro tempo.

Aos sete, William ajeitou de cabeça para Fellipe Bastos, que dominou errado e mesmo assim conseguiu a finalização. Na hora, Bressan colocou o pé e mandou para escanteio. O Grêmio chegou ao empate dois minutos depois. Zé Roberto fez grande jogada individual e cruzou na medida para Vargas. De cabeça, o atacante tentou ajeitar para Barcos, mas contou com a sorte. A bola tocou no braço de Uendel e enganou Edson Bastos, entrando no cantinho.

Depois de levar o empate, a Macaca partiu para cima do Grêmio, já que o resultado poderia rebaixar o time já nessa rodada. Jorginho Campos tirou o volante Alef e o meia Adrianinho, colocando Rafael Ratão e Elias, respectivamente. Aos 29, Uendel cruzou, Adailton desviou de cabeça e a bola bateu em Elias, facilitando a defesa de Dida. O jogo era bastante aberto, pois só a vitória interessava os dois clubes.

Barcos dominou dentro da área e ajeitou para Maxi Rodríguez, que bateu rasteiro nas mãos de Edson Bastos. Aos 37, Rafael Ratão, no susto, cabeceou para fora e perdeu grande oportunidade. No lance seguinte, Elano recebeu de Maxi Rodríguez e soltou a bomba, exigindo boa defesa de Edson Bastos. Aos 42, Elano cobrou falta e Rhodolfo cabeceou para o gol, mas o árbitro marcou impedimento do zagueiro.

Os dois times partiram com tudo para cima no fim do jogo e a Ponte teve uma boa oportunidade no minuto seguinte. Adailton recebeu livre na entrada da área e bateu fraco, facilitando a defesa de Dida. No último lance do jogo, Bressan cabeceou e Edson Bastos fez um milagre com as pontas dos dedos.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela penúltima rodada. A Ponte Preta recebe a Portuguesa, às 17 horas, novamente no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o Grêmio terá pela frente o Goiás, às 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.