Santos x Atlético-PR - "Mala branca" vai adiar vaga do Furacão na Libertadores?

Vice-líder, com 61 pontos, o Furacão pode carimbar sua vaga com uma rodada de antecedência

Oito anos após perder o título da Libertadores para o São Paulo, o Atlético-PR pode voltar a disputar o torneio continental em 2014. Poucos dias após a perda do título da Copa do Brasil para o Flamengo, o Furacão terá de superar um Santos “motivado".

0002048134804 img

São José do Rio Preto, SP, 30 (AFI) – Oito anos após perder o título da Libertadores para o São Paulo, o Atlético-PR pode voltar a disputar a competição continental em 2014. Poucos dias após a perda do título da Copa do Brasil para o Flamengo, o Furacão terá de superar um Santos “motivado”, neste domingo, às 19h30, no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto. Sem grandes aspirações, o Peixe decidiu “vender” seu mando para atuar no interior paulista.

Mesmo com o Alvinegro cumprindo tabela – é oitavo colocado, com 51 pontos -, a partida ganhou uma “pitada” de polêmica durante a semana, já que surgiu a especulação de Botafogo e Grêmio poderiam encaminhar uma “mala branca” ao clube da Baixada. Os dois são concorrentes diretos do Furacão na briga por vaga na Libertadores.

0002048134804 imgClaudinei negou a “mala branca”

“Eu, da minha parte, não preciso de incentivo extra, não tem necessidade, já tive em elencos que recebemos para ganhar o jogo. Corremos do mesmo jeito, ganhamos um (dinheiro) a mais. O problema é ganhar para não se esforçar. Se alguém está pensando em fazer, não tem necessidade”, afirmou o técnico Claudinei Oliveira.

Vice-líder, com 61 pontos, o Furacão pode carimbar sua vaga com uma rodada de antecedência. Além de vencer o Santos, o time rubro-negro teria de torcer por tropeços de Goiás e Botafogo contra Grêmio (fora) e Coritiba (fora), respectivamente. Os goianos possuem 59 pontos, enquanto os cariocas somam 58.

Uma dúvida
O técnico Claudinei Oliveira decidiu esperar mais um dia para definir se o volante Alison começará jogando a partida contra o Atlético. O meio-campista está com uma mialgia no músculo adutor da coxa esquerda e vai continuar fazendo tratamento.

Alison teve a lesão constatada em exame realizado na terça-feira e foi poupado nos treinos de quarta e quinta, quando apenas fez exercícios físicos na academia e fisioterapia. Revelado nas categorias de base, assumiu a titularidade em setembro e não saiu mais do time.

Como Arouca está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Alan Santos é nome certo na equipe. Seu parceiro vai depender da recuperação de Alison. Se o jovem não conseguir voltar a tempo de jogar, Marcos Assunção deverá ser titular, talvez pela última vez na carreira.

Craque fora
Eleito para a Seleção do Brasileirão ao lado dos companheiros Manoel e Ederson, o meia Paulo Baier é o principal desfalque do Atlético-PR. Assim como o lateral-esquerdo Pedro Botelho, o veterano apresentou problemas físicos e não tem condições de jogo.

Na lateral esquerda, já está certa a entrada do volante Juninho. Na final da Copa do Brasil, o jogador substituiu o suspenso Léo na lateral direita. No meio, ainda há uma dúvida. O meia Felipe é favorito à vaga de Paulo Baier, mas o volante João Paulo corre por fora.

“Temos duas decisões nestas últimas rodadas – na última recebe o Vasco – e temos que dar a vida para classificar o Atlético para a Libertadores. Vamos em busca de uma vitória neste domingo e, quem sabe, conquistar a vaga nesta rodada”, afirmou o atacante Éderson, artilheiro do Brasileirão com 18 gols.