Com a bandeira do São Paulo e do Uruguai, ídolo é enterrado nesta terça

O ex-jogador sofria de uma doença crebral degenerativa

0002048135891 img

Campinas, SP, 03 (AFI) – Foi enterrado na tarde desta terça-feira, em Embu das Artes, em São Paulo, um dos, se não o melhor jogador de futebol da história do Uruguai. Pedro Rocha, que defendeu a seleção Celeste em quatro Copas do Mundo faleceu na véspera do seu aniversário de 71 anos, nesta segunda, de uma doença crebral degenerativa.

0002048135891 img

Entre as pessoas que compareceram no enterro estava o atual técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, com quem atuou ao lado de Pdro Rocha na década de 70. O treinador afirmou que era muito amigo do Uruguaio, a quem não poupou elogios.

“Ele era muito educado, um cara diferente no futebol. Caladão, não era de muita brincadeira e gostava muito de jogar sinuca. Era invencível, tinha uma precisão para defender e atacar, até parecia que estava jogando futebol. Para ficar perto dele, comecei a jogar sinuca também. Melhorei muito, mas nunca consegui vencer Pedro Rocha. Mas estava ali, perto dele. Era a prova de que estava vencendo na vida. O cara era um gênio da bola”, afirmou Muricy Ramalho.

Por sua vez, o uruguaio, Dario Pereyra, que também chegou a defender o São Paulo, afirmou que Pedro Rocha foi o melhor jogador que passou pela seleção do Uruguai, além de ser uma pessoa de muito caráter, forte e inteligente.

Integrantes da oposição do São Paulo, Marco Aurélio Cunha e Kalil Rocha enviaram à Pedro Rocha algumas coroas de flores. O Tricolor Paulista vinha ajudando o uruguaio com as compras dos medicamentos para combater a sua doença. Após sofrer muitos problemas financeiros, Dom Pedrito recebia uma aposentaroai inferior a R$ 1.800, o que não era o suficiente para arcar com seu tratamento.

Além das flores, Pedro Rocha recebeu em seu caixão as bandeiras de São Paulo, da seleção do Uruguai e do Clube Atlético Indiaino, time veterano pelo qual atuou.

História!
Dom Pedrito foi ídolo do Penãrol, onde marcou 81 gols em 159 jogos. Era um jogador inteligente, que jogava de cabeça erguida, dava passes preciosos e cobrança falta com exímia categoria.

Dom Pedrito, como era chamado carinhosamente pela torcida, disputou 375 jogos pelo São Paulo e marcou 113 gols, sendo o 11.º artilheiro do Tricolor. Pela seleção uruguaia, chamada de Celeste ele atuou 52 vezes e marcou 17 gols. Para se ter uma noção da grandeza de Pedro Rocha ele era considerado por Pelé como um dos cinco maiores jogadores do mundo em todos os tempos.

Adaptado ao Brasil, muitos anos após pendurar as chuteiras Pedro Rocha tentou ser treinador. Mas só trabalhou em clubes de menor expressão como o Mogi Mirim e outros times do Interior mineiro. Mas passou rapidamente pela Portuguesa e Internacional-RS, mas sem sucesso. Treinou 20 clubes entre 1981 e 2009, quando sofreu um AVC.