Torcedores da Ponte que vão à Argentina devem ficar atentos à validade do RG
Países que integram o bloco do Mercosul desobrigam a apresentação do passaporte, mas exigem RG em dia
Campinas, SP, 06 (AFI) – Torcedores pontepretanos portadores de RGs com data de vencimento vencida podem encontrar problema para entrada na Argentina e o recomendável é que acelerem a renovação, visto que há preferência desta revalidação àqueles que apresentarem passagens aéreas e rodoviárias.
Coincidência com jogos da Ponte Preta na Argentina ou não, o certo é que as agências do Poupatempo de Campinas registraram aumento no pedido de revalidação de RGs neste mês.
Segundo informações da assessoria de imprensa, os atendimentos para RG aumentaram este ano em 7,46% em relação a mesmo período do ano passado. Em dezembro de 2012, a média diária era de 429 serviços de RGs feitos nas unidades do programa em Campinas. Já no mesmo período deste ano, são realizados 495 documentos por dia.
Por intermédio da assessoria de imprensa, a administração do Poupatempo informa que solicitações de RG por motivo de viagens são avaliadas caso a caso, e a liberação depende de requisitos determinados pelo IIRGD (Instituto de Identificação ‘Ricardo Gumbleton Daunt’) -, órgão responsável pela emissão do documento. ‘Até o momento todos os documentos solicitados que cumpriram as exigências foram expedidos’, cita a nota. Sem comprovação da exigência, o novo documento tem sido liberado cinco dias após o pedido.
Segundo o artigo 1º do Acordo Sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, o prazo de validade dos documentos do anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entende-se que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.
No Estado de São Paulo, não há prazo estabelecido para renovação do RG, no entanto o documento deve identificar o cidadão com a foto, informações atualizadas e em bom estado de conservação (sem manchas, rasuras ou rasgos).
Os atendimentos de RG devem ser agendados no site www.eagendamento.sp.gov.br/poupatempo, que permite ao cidadão escolher o dia e hora para realizar o serviço e traz um link com a lista de documentos que devem ser levados na data marcada. Outra opção é agendar o serviço pela fan page do Poupatempo no Facebook (www.facebook.com/poupatemposp), ou pelo Disque Poupatempo, no 0800 772 3633 – ligação gratuita.
Serviço
O Poupatempo Campinas Centro fica na Av. Francisco Glicério, 935, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Já a unidade do Shopping Campinas fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Largo, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h.





































































































































