Sérgio Carvalho: Brasil não oferece infraestrutura para a Copa do Mundo

Mesmo tendo gasto tanto dinheiro para ver uma Copa que deve se transformar na pior da história dos Mundiais

Toda semana a gente lê num dos sites informativos do Brasil notícias sobre a falta de aviões, os atrasos sequentes e a falta de opções de quem quer viajar de avião de uma capital para outrra em nosso Pais.

0002048140580 img

Toda semana a gente lê num dos sites informativos do Brasil notícias sobre a falta de aviões, os atrasos sequentes e a falta de opções de quem quer viajar de avião de uma capital para outrra em nosso Pais. Os aeroportos estão mal aparelhados, a sujeira é frequente em todas as suas alas e a demora no atendimento ao público é irritante.

O maior exemplo disso é Cumbica, nosso maior aeroporto. Ele recebe dezenas de voos diários de todas as partes do mundo e não dá vazão aos passageiros que chegam ao nosso País. Minha mulher, outro dia desses, ficou quarenta minutos dentro do avião da United Airlines que a trouxe de Houston-Estados Unidos para São Paulo, porque nao haviam portas de entrada suficientes para atender tamanho movimento.

0002048140580 img


O
resultado é que quem usa avião até por ser um transporte mais rápido, acaba por perder tempo em excesso com espera pela hora de embarque, demora na decolagem, demora na entrega das bagagens nos aeroportos de chegada e imensa dificuldade par a ir de um ponto para outro com bagagem e tudo até chegar ao seu destino final. Cumbica é mal iluminado. É sujo. O sistema para facilitar o trânsito de passageiros é precário.

Além disso, mesmo você sendo brasileiro, leva um tempo enorme para conseguir o carimbo de entrada em seu passaporte, sem o qual, não tem acesso ao lado de fora do aeroporto. Imaginem então o estrangeiro, que entra em fila separada e que tem poucos guiches para atendê-lo?

A bagunca é generalizada. Ninguém se entende e quem não tem um pouco de experiência em voos internacionais, fica tão perdido que não sabe como deixar a parte interna do aeroporto. Tudo isso seria resolvido com a contratação de mais funcionários para atendimento ao público, com maior número de guichês da Polícia Federal para recepcionar os viajantes e com maior número de placas de informação que deem ao passageiro que acaba de chegar, maior facilidade para saber por onde vai e como sai para o lado externo do aeroporto.

Mas se até agora, quando faltam apenas seis meses para a Copa ninguém achou solução para esses problemas, fica evidente que, quando a Copa chegar a bagunça será ainda maior e o turista que vem na esperança de ser bem tratado, ver bons jogos e ter alimentação e acomodação de primeiro mundo, não vai ter nada disso e vai se arrepender amargamente de ter gasto tanto dinheiro para ver uma Copa que tem tudo para se transformar na pior da história dos Mundiais promovidos pela Fifa. Podem acreditar.

C * U * R * T * A * S

* ESTAVA Mais do que evidente que o Brasil não tinha competência nem capital para promover uma Copa. No Brasil falta tudo, em especial, no que se refere a infraestrutura. Numa Copa tudo precisa funcionar com perfeição e nada pode ser esquecido. Mas quem tem no comando do Comitê Organizador da Copa uma figura despreparada e irresponsavel como Ronaldo Fenômeno, nao da mesmo para esperar grande coisa. Vai ser tudo no improviso e naquela do “vamo-que-vamo”.

* PIOR são nossos estádios. A maioria não ficou pronta e deveriam ser entregues neste mês de dezembro. O Itaquerão que ficaria pronto em novembro só será liberado em abril, por causa do acidente com o guindaste que caiu sobre uma de suas paredes. No Mato Grosso o estádio pegou fogo. Em Manaus paralisaram as obras porque houve um acidente que matou dois ou três funcionarios. Ou seja. Nada será entregue como prometido. E tudo vai custar três vezes mais do previsto.

* UM GUINDASTE da Oderbrech cair é demais. Afinal ela é considerada uma das maiores do País. Mas como ela é amiga do Lula, o manda chuva de nosso país, tudo é perdoado. Não devia, mas será perdoado. O Itaquerão ficará pronto com o improviso de mais alguns lugares para o primeiro jogo e depois voltará ao seu espaço normal para 41 mil pessoas para o qual foi projetado. No Amazonas fizeram um com capacidade para sessenta mil. Lá, nem campeonato oficial existe de verdade.

0002048140588 img

* MAS no Brasil é assim. Dá para a Oderbrech fazer que ela divide com o PT, o Partido dos Trambiqueiros. Assim todo mundo divide o bolo, independente da qualidade do trabalho. Ou vocês aceitam que um estádio como o Engenhão, que foi utilizado no último Pan, poderia ter sido interditado com pouco mais de três anos de uso. Aliás, uma engenheira minha amiga, disse que todos os estádios construídos para a Copa não vão durar metade do que o Morumbi ou o velho Maracanã.

* SABEM por quê? É que eles fazem projetos prometendo usar material de primeira mas usam de terceira. Assim, com alguns anos de uso, tudo começa a cair. Que se danem os torcedores que vão frequentar esses estádios. Se caiu, caiu e está tudo bem. Importante é que as Construtoras faturaram alto e o partido do Governo ganhou um monte de dinheiro por autorizar a obra. E a Dilma, está lá fazendo o quê? Por que não monta já uma comissão para fiscalizar todas essas obras?

0002048140592 img

* PROBLEMA é que a Dilma está encantada com as benesses do cargo e não está querendo criar problemas para sua cabeça. Aliás, foi ela quem disse que antes da Copa seria construído um trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro que serviria para transportar torcedores durante a Copa. Prometeu também que havia uma ligação com metrô de Cumbica a São Paulo e de Viracopos a São Paulo. Nada saiu do papel. Afinal quem prometeu foi politico e Dilma como política nao cumpriu nada.

* COMO só escrevo sobre esportes e, particularmente, sobre futebol, muita gente deve estar surpresa com essa abordagem na coluna de hoje. Mas é que a gente vê e ouve tanta coisa, que chega uma hora que precisa desabafar. E que os petistas não me venham com aquela história de que sou patronal ou da chamada direita, porque, em política eu não sou nada. Nem quero ser. Viver no meio dessa corja é mellhor ficar fora. E tem mais. Também os outros partidos mutretam.

0002048140590 img

* NAO FOSSE assim, o Governo Geraldo Alckmin que tem a maior arrecadação entre os Estados brasileiros, estaria fazendo um Governo maravilhoso, de primeiro mundo. Mas nao é bem o que acontece. Ele nao dá a mínima as escolas, aos hospitais, a seguranca. Paga mal professores, medicos e policiais. Uma vergonha. E para onde vai todo o dinheiro que o Estado arrecada (que são bilhões de reais). Provavelmente para encher cofres de partidos que fazem parceria com o chamado PSDB.

* SEI QUE no futebol e no esporte também tem muita roubalheira, muita mutreta. Tem presidente por ai que comprou fazenda, que ficou rico. É assim que se administra futebol no Brasil. Infelizmente. Por isso insisto na minha tese de que a Copa do Mundo no Brasil será um fiasco. Dentro e fora do campo. Dentro, porque não confio no Felipão nem nos jogadores que ele tem em mãos. E fora, porque o torcedor de fora vem ai todo animado e vai ficar frustrado com o que vai ver por aí.

* O LEITOR Celso Piantino me mandou detalhes sobre o FC Basel, um dos principais do futebol da Suíca, onde seu filho deve jogar a partir de janeiro de 2014. O Basel já ganhou quinze títulos nacionais. Já participou de competições promovidas pela Fifa e pela UEFA, o que valoriza o seu currículo. Acrescento que o futebol suíço evoluiu muito nos últimos anos tanto que num amistoso contra a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0 com futebol bem organizado e eficiente. Um exemplo.

0002048140594 img

* LUACAS Andrade ficou muito irritado quando leu os elogios que fiz a Ponte depois que ela encerrou sua participação na Copa Sul Americana como vice campeã. Ele fez várias ironias e tentou desmerecer a boa participação dos pontepretanos. Coisa de torcedor, já que o Luacas é bugrino e a rivalidade entre Ponte e Guarani em Campinas é enorme. De qualquer maneira, não dá para criticar a boa campanha da Ponte naquela Copa. Diante disso, apenas reconheci seu bom trabalho.

* QUANTO ao Guarani, do Luacas, foi até campeão brasileiro. Acompanhei na época e também elogiei a grande campanha do Bugrão naquele ano. Pela que por problemas administrativos jogaram o clube num buraco que parece não mais ter fim. Gurani era para disputar primeira divisão e Série A. No momento está no fundo do poço e seus torcedores vivem das glórias do passado. Lugar do Guarani nao é entre os piores, mas entre os melhores. Só que a atual diretoria é muito fraca.

* ABEL Braga acertou com o Inter. O técnico certo no lugar certo. Certamente sob o comando do Abelão o Colorado gaúcho vai viver bons momentos no ano que tem. O Abel tem a cara do Inter e tem enorme prestígio junto a fanática torcida colorada. Agora a diretoria precisa fazer uma limpeza completa o elenco e contratar jogadores certos para dar força ao elenco que está meio caído. Seriam necessárias pelo menos cinco ou seis boas contratações para o Inter voltar a crescer.

0002048140584 img

* CLAUDINEI Oliveira, ex-técnico do Santos, acertou com o Goiás. Uma boa contratação. Um técnico jovem, que já tem um currículo aceitável e que poderá fazer muito pelo time goiano. Único problema de Claudinei é a falta de experiência. Ele não tem muita rodagem. Mas num clube como o Goiás ele pode deslanchar e até fazer boa campanha nos campeonatos que vai disputar. Além disso, não é um técnico caro. E o Goiás nao tem assim tanto dinheiro para investir num top ten.

* PESSIMA notícia para a Fiel torcida. O Barcelona quer contratar Gil, excelente zagueiro de área do Corinthians. Diretoria alvinegra não deve abrir mão deste jogador que é um esteio na zaga do clube. Será difícil arrumar outro jogador com a mesma qualidade para ocupar a vaga. Ideal é aumentar o dinheiro que Gil ganha atualmente e adiar sua saída do clube. Aliás, o miolo de zaga corintiano tem excelente nível técnico. Mas a saída de Gil comprometeria muito este setor.

* VAMOS TER uma semana agitada no Superior Tribunal de Justiça do Rio. Foram julgados casos que podem mexer na tabela de classificação final do último Brasileirão. Particularmente eu não confio neste Tribunal. Ali as decisões são muiito mais políticas do que legais. Clube que tem mais peso sempre ganha as principais causas. Assim, a Portuguesa que iria tentar escapar do rebaixamento num duelo contra o Fluminense, tinha tudo para perder a causa. O que foi uma tremenda injustica.

0002048140586 img

* MAIS um operário morreu em obras dos estádios da Copa. Desta vez foi em Manaus. Uma prova de que falta as nossas Construtoras um pouco mais de cuidado com a segurança dos seus profissionais. Esta Copa já ficou manchada pelo sangue desses operários e a Comissão Organizadora da Copa tem culpa no cartório. A verdade é que as Construtoras super valorizam as obras, cobram quanto querem e no final vidas são tiradas em acidentes que poderiam ser evitados. Lastimável.

* LUCIO resolveu falar. Aproveitou para meter a boca no São Paulo que cometeu tremendo erro quando resolveu contratá-lo. Pelas informações que tenho, Lúcio se portava como estrela máxima do elenco. Maltratava roupeiros e massagistas. Um dia, destratou um servente no vestiário que era querido pelos jogadores e quase apanhou de seus companheiros. Ele não é líder, nao tem equilíbrio emocional, e ganhou dinheiro demais para nada fazer pelo São Paulo. Até que o afastaram tarde.