Sérgio Carvalho: Semana de Decisões para Clube Brasileiros
Na semana que vem os clubes já começam a voltar às atividades e a disputar a tradicional Copa São Paulo
Apesar do feriado de quarta-feira, quando se inicia um novo ano, os dirigentes do futebol brasileiro não podem dormir de toca. Precisam se movimentar com rapidez e fechar com urgência os negócios previstos por eles mesmo e por seus treinadores
Apesar do feriado de quarta-feira, quando se inicia um novo ano, os dirigentes do futebol brasileiro não podem dormir de toca. Precisam se movimentar com rapidez e fechar com urgência os negócios previstos por eles mesmo e por seus treinadores. A semana decisiva é esta porque na que vem os clubes já começam a voltar às atividades e a disputar a tradicional Copa São Paulo de Futebol Juniores, promovida pela FPF e que sempre revela muitos garotos para as divisões principais dos clubes do País.

Entre os clubes paulistas, todos precisam de reforços. Alguns mais, outros menos. Mas todos serão obrigados a arrumar dinheiro para investir. Quem não o fizer ficará parado no tempo e terá poucas possibilidades de ganhar alguma coisa durante a temporada. O mesmo ocorre com os grandes clubes dos outros Estados.
Em Minas Gerais, no Paraná, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, todos os grandes estarao ligados em contratações e, ate o final da semana, certamente um grande número de jogadores terá mudado de clube.
Em São Paulo acredito que o Corinthians será um dos que mais vai contratar. O Santos já começou e deve completar sua lista de contratações nas próximas horas. O São Paulo, de Muricy Ramalho, disse que não tem dinheiro sobrando e, por isso, só fará contratações pontuais. E o Palmeiras já falou através seu presidente, que não vai investir demais, para depois ficar pagando durante anos as parcelas do empréstimo que por ventura for feito agora.

Quanto à Portuguesa, de Manoel da Lupa (foto) ainda bem de saída, está mais preocupada em se defender e em ainda tentar ficar na Série A do Campeonato Brasileiro. Para mim, esse assunto já morreu. A Lusa caiu e o Flu vai continuar. É uma questão de seguir a lei e não de proteção ao representante carioca.
Infelizmente o departamento de futebol da Portuguesa não foi competente, não avisou o técnico de que certo jogador não poderia entrar em campo e, como consequência, o clube perdeu quatro pontos que o rebaixaram.
Uma dura lição pela incompetência diretiva do clube e um aviso a outros clubes que precisam ficar mais espertos para não ter no futuro o mesmo dissabor da Lusa. É isso ai.
C * U * R * T * A * S
* VAMOS fazer com nosso leitor uma avaliação dos elencos dos grandes clubes paulistas e chegar à conclusão sobre o que eles mais precisam para disputar bons campeonatos e até ganhar títulos em 2014. No gol o Timão não tem problemas. Seus três principais goleiros dão conta do recado. Na lateral direita eh preciso contratar alguem com urgência. Na esquerda, com a contratação do lateral da Ponte, Uendel, o problema foi resolvido. Também no miolo de zaga há sobre de bons zagueiros.

* NO MEIO campo falta mais um volante de contenção. Depois da saída de Paulinho o setor ficou carente. É preciso alguém com potencial de marcação para chegar e assumir a vaga. Na meia de armação também é preciso gente nova. Danilo e Douglas serão dispensados e Romarinho é muito fraco. No ataque, como Sheik e Guerrero vão sair, melhor será repor as pecas imediatamente. Quanto a Pato, minha sugestão é que o negociem. Ele não tem perfil para jogar no Corinthians.
* SOBRE Mano Menezes, que vai assumir o futebol do clube, nada a contestar. Ele é bom treinador. Só que agora terá a imagem de Tite a persegui-lo. Tite fez um trabalho maravilhoso e todos vão querer que Mano o repita. Não é fácil. Vai depender do esquema escolhido e de que as peças se acertem. Ainda assim, estou otimista em relação ao trabalho de Mano. Se ele repetir o que fez na sua presença anterior, já está bom demais. Mas ideal é que fizesse um poquinho mais.
* O PALMEIRAS como disse no comentário de abertura não vai investir alto. Já tem uma base que foi campeã da Segundona e com alguns reforços pretende encarar o Paulistão. Se perceber que faltam ainda algumas peças, a diretoria vai contratar (pelo menos foi o que prometeu o presidente Paulo Nobre). Gilson Kleina conhece bem o elenco e já tem um esquema pré-estabelecido. Sua chance de disputar titulos é grande. Qualidade é o que nao falta a esse treinador.

* UMA BOA atitude de Paulo Nobre será a fixação de Carlos Brunoro como vice de futebol. No ano que terminamos ele se metia em tudo, até no marketing. Agora não. Vai ficar encarregado só do futebol. Vai contratar, dispensar, renovar contratos e assim por diante. Acho bom. Disso o Brunoro entende. O clube e ele vão ganhar com isso. Para as outras funções que Brunoro exercia serão contratados outros profissionais. Cada um com curriculo suficiente para dar conta do recado.
* ARENA palmeirense continua a crescer. A ideia é inaugurá-la até o meio do ano. Vários shows serão realizados ali. Renda para o clube e para a W Torres que construiu o estádio. Isso fora os jogos de futebol e outros eventos importantes. A Arena vai, a partir do momento em que for inaugurada, gerir muito dinheiro para os cofres do Palmeiras. Com isso as receitas vão crescer e haverá mais dinheiro para investir em melhorias no clube e também no reforço do elenco profissional.
* NUMA análise fria do elenco atual do Verdão diria que no gol não há problemas sérios. Na linha de zagueiros seria fundamental contratar mais um lateral e um zagueiro de área. No meio de campo também há carência, ainda mais se alguns jogadores que estiveram no clube emprestados pelo Grêmio, não ficarem. É preciso agir rapido. Ver quem fica, quem não fica e repor peças o quanto antes. Kleina precisa começar o ano com o elenco completo. Senão dificulta montar o time.

* O SAO PAULO prometeu mundos e fundos e não contratou ninguém. Juvenal Juvêncio só fez fumaçaa e não cumpriu nada do que prometeu. Ainda bem que esse cidadão vai deixar o comando do clube em abril e tomara seu substituto seja de Oposição. O time mantera Rogério Ceni que resolveu renovar. E contará com Muricy Ramalho que também resolveu ficar. Já foi um bom começo. Mas há carências no elenco e, até agora, nada de resolver esse problema. Será que vai demorar?
* NA CABECA de área, por exemplo, há enorme carência. Nenhum dos atuais titulares merece continuar. No meio campo há sobra de valores como Maicon, Jadson e Ganso. Este, é particular, é uma jóia rara e deve luzir ainda mais como titular do São Paulo em 2014. No ataque há problemas sérios. Dos que la estavam sobraram Ademilson e Luis Fabiano. Aloísio e Welinton deixaram o elenco. É preciso contratar no mínimo dois artilheiros ou o São Paulo não vai ganhar nada na temporada.
* CRITIQUEI a diretoria do São Paulo por permitir que Aloísio saisse. Mas depois de entrar nos pormenores da negociação, achei que foi um bom negócio. O clube chinês que está levando Aloísio vai pagar 350 mil reais por mês para ele. Não dava para o São Paulo cobrir. Além disso, Aloísio merecia acertar sua vida, já que sempre foi muito dedicado ao São Paulo. Em compensação, pagar 700 mil para Luis Fabiano é um acinte. O Fabuloso não vale nem metade disso. Merecia sair.

* A PORTUGUESA está mais preocupada com o rebaixamento. Na última sexta-feira foi mantida sua pena da perda de quatro pontos. Com isso ela foi rebaixada. O Fluminense foi beneficiado. Friamente, não dá para criticar o STJD. A Lusa errou ao escalar um jogador sem condições legais. A lei manda tirar pontos. O Tribunal tirou e, casualmente, favoreceu o Fluminense. Não havia mesmo o que fazer. Eu lamento.
* DE QUALQUER forma vi muitos erros neste processo. Um deles é que parece que houve envolvimento do presidente da Lusa, Manuel da Lupa, que, para colocar o jogador, teria sido perdoado de uma dívida de 41 milhões de reais que fez junto ao Banco Banif. Não há provas a respeito, mas onde há fumaça, há fogo. Acho que o Conselho da Portuguesa deveria constituir uma Comissão de advogados só para apurar esse fato. Se Lupa fez isso merece até cadeia. Mas é preciso apurar.

* MICHAEL Schumacker sofreu sério acidente e pode até perder a vida. Lamento profundamente que isso tenha ocorrido com esse fantástico piloto de Fórmula 1 (um dos três melhores da história desse esporte) e torço por sua recuperação. Mas, pelas informações vindas da Europa, Schumacker está mesmo muito mal e sua morte certamente vai entristecer todos aqueles que estão envolvidos com o circo da F-1. Curioso é que o acidente foi na neve e não nas pistas.
* ANDERSON SILVA, que era pintado pela mídia brasileira como um super lutador, perdeu mais uma e, em minha opinião, encerrou sua carreira. Para ser sincero, nunca botei muita fé nesse cidadão. Para mim ele era muito mais marketing do que qualidade técnica como lutador. Bastou pegar pela frente alguém que não teve medo dele e Anderson perdeu duas vezes seguidas. Nesta luta ele fraturou a perna. Diante desta triste realidade, acho que ele não vai mais voltar a lutar. Acabou.





































































































































