Sérgio Carvalho: Quem vai ganhar a Copa do Mundo de Futebol ?
Para Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira, o campeão vai ser o Brasil.
A pergunta está no ar. Quem, entre as trinta e duas seleções que vão disputar a próxima Copa do Mundo, tem mais chance de conquistá-la? Para Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira, o campeão vai ser o Brasil.
A pergunta está no ar. Quem, entre as trinta e duas seleções que vão disputar a próxima Copa do Mundo, tem mais chance de conquistá-la? Para Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira, o campeão vai ser o Brasil. E ele não coloca nenhuma dúvida a respeito. Cronistas e treinadores europeus, já preferem indicar Alemanha ou Espanha, passando pela França e até pela Inglaterra.

Na América do Sul, quem está com mais prestígio é a Argentina, que além de ter um belo time conta com o melhor jogador do mundo, o fantástico Messi. Particularmente, coloco o Brasil de fora nesta briga. Acho que o time brasileiro não tem condições de ser campeão. Por uma série de motivos, entre os quais, o fato de cair de produção quando deixa de contar com alguns de seus principais titulares e, principalmente, por não conseguir produzir o que pode quando enfrenta as seleções tops do mundo futebolístico.
Com o Brasil fora, sobrariam Alemanha, Espanha e França, como representantes da Europa e a Argentina como representante sulamericana. Correm por fora a Rússia, que tem um bom time neste momento e a Colômbia que tem uma equipe bem armada e alguns jogadores de grande qualidade técnica.
E se formos resumir ainda mais o número de disputantes ao título, ficaria com alemães, espanhóis e argentinos. Mais para os alemães, que estão no auge do seu futebol física e tecnicamente. Lógico que são palpites baseados numa analise pormenorizada de cada equipe que vai disputar a Copa.
Mas eu ficaria mesmo com essas três seleções como as mais prováveis ganhadoras da Copa. Como zebra, que deve dar muito trabalho aos times que for enfrentar, ficaria com a Suíça, um time muito bem montado, ainda jovem, que tem um sistema de marcação severo que dá pouca chance de gols ao adversário e que possui um ataque jovem e muito eficiente.
Agora resta esperar o apito inicial da Copa e ver no que dá. Eu sou aberto e indico meus favoritos. Outros preferem se abster. Mas bem ou mal, acho que Alemanha , Espanha e Argentina são mesmo as seleções com maiores possibilidades de chegar ao título. O resto vai correr atrás.

C * U * R * T * A * S
* A VIDA às vezes nos prega algumas peças que a gente chega a perder o rumo. Nesta semana recebi a informação que um de meus grandes amigos, o Walter Novaes, veio a falecer no domingo passado. Foi uma pancada. Novaes brilhou como jornalista, trabalhou na famosa Notícias Populares que marcou sua passagem com manchetes bombásticas e sensacionalistas. Passou também pelo Popular da Tarde ao meu lado e ao lado de Arnaldo Branco Filho, outra fera do nosso jornalismo.
* FIZEMOS muita coisa boa juntos. Novaes era alegre, gostava de viver a vida e curtir os amigos. Não tnha vícios, exceto o cigarro que não largava de jeito nenhum. Tinha uma esposa, a Miriam e uma filha, a Janaína, que formou-se em advocacia. Ultimamente tinha uma empresa e produzia vários trabalhos dos quais alguns até eram vendidos em banca. Um grande cara. Vou sentir muita falta dele. Minha solidariedade a sua família. Que Deus o tenha. Ele merece tudo de bom.
* POR falar em morte, parece que Schumacher, um dos maiores pilotos da Fórmula 1 em todos os tempos, pode até sobreviver ao acidente que sofreu, mas deve ficar com algumas sequelas. Talvez não consiga mais falar. Seria triste. Numa dessas não sei o que é melhor, continuar vivo ou morrer. É uma decisão que nao cabe a nos. Ainda assim, torcemos por ele. Que continue vivo e que fique livre das principais sequelas. O alemão é gente fina e merece ficar entre nós mais um pouco.

* LUCIO fechou com o Palmeiras. Há quem acredite em sua recuperação. Eu não estou nesse grupo. Lúcio é um jogador arrogante, que maltrata funcionários do clube como aconteceu no São Paulo e que também não é muito querido pelos companheiros. Além disso, como jogador já está em fase descendente. Acho que foi um péssimo investimento. Bom para o São Paulo que se livrou dessa bomba. Não demora muito e Lúcio vai criar outro caso com a diretoria do Palmeiras.
* BRUNINHO, filho de Bernardinho, resolveu abandonar o time de vôlei que defendia no Rio por falta de pagamento. Ele só recebeu um salário. Depois não teve acesso mais a nenhum dinheiro, nem um simples vale. O time é do empresário Eike Baptista, que se meteu no esporte, montou um time mas não soube como sustentá-lo. Aliás, esse Eike é o maior estelionatário do País e ninguem faz nada contra ele. Até quando? Esse cara já devia estar na cadeia há muito tempo.
* QUANDO a Ponte Preta perdeu do Lanus e ficou apenas com o vice campeonato da Copa Sulamericana, fiz grandes elogios à torcida da Macaca. Afirmei na época que era a maior torcida do interior brasileiro. Depois disso, recebi uma porção de e-mails, alguns até malcriados, dizendo que eu estava louco e que a maior torcida era a do Guarani, também de Campinas. Eu insisto e vou defender sempre a tese que no momento a torcida da Ponte Preta é mesmo a maior do interior paulista.

* PARA provar, cito a pesquisa da Pluri Consultoria, cujos resultados foram publicados nesta semana pelo Portal FUTEBOL INTERIOR, o melhor e o de maior credibilidade entre os sites esportivos do Pais. Na pesquisa, a Ponte tem 190 mil torcedores, enquanto o Guarani tem 168 mil. A diferenca não é tão grande, mas que a Macaca tem mais torcedores do que o Bugre ninguém pode negar. A pesquisa é séria, é profissional e o FUTEBOL INTERIOR nao mente. Ponto final neste assunto.
* QUANTO as maiores torcidas do Brasil não há surpresas. A do Flamengo é a maior com 30 milhões de torcedores. O Corinthians vem em seguida com 26.230 milhoes. O São Paulo com 16 milhões e 902 mil. O Palmeiras com 12 milhoes e 827 mil. O Santos tem 5 milhões e 505 mil. A Portuguesa de Desportos apenas 138 mil, menos que Ponte e Guarani. Esses números são reais e a pesquisa foi feita no final do ano passado. Não dá para discutir. Só se for para saber qual a mais fanática.

* O ANO já comecou e os clubes continuam discretos na contratacao de reforços. O Palmeiras trouxe o Lúcio e o Diogo (foto), ex-Portuguesa (esse sim, é um grande jogador). O São Paulo continua parado. O Santos ficou com Leandro Damião e o Corinthians com o lateral-esquerdo da Ponte. E, pelo que comentam, não haverá muitos investimentos neste início do ano. Como é ano de Copa, clubes têm medo de investir forte e não ter o esperado retorno. Melhor esperar um pouco mais.
* COPA Sao Paulo de Juniores já comecou. Foram muitos jogos. Prefiro esperar mais um pouco para fazer uma análise seria a respeito. Tem muito clube ai que só vai participar e logo estará fora da Copa. Mais dez dias e já poderemos fazer até das surpresas. Melhor mesmo deixar a bola rolar para depois fazer uma análise mais pormenorizada e mais confiável. Lembro ainda que o Campeonato Paulista da Série A vai começar no dia 18. Na semana que vem já estaremos falando sobre ele.
* OUTRO dia num editorial muito bem redigido, o FUTEBOL INTERIOR disse que, na ânsia de ser presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (foto) abandonou o futebol do Estado de Sao Paulo, que já foi considerado o melhor do País. De fato. Marco está muito focado na sua eleição para presidente daquela entidade. Acho um sonho válido, mas como presidente da FPF ele tinha obrigação de cuidar melhor do futebol de nosso Estado. Se não tem condições, que deixe a missão para outro.

* NUMA das próximas colunas vou abordar esse assunto com maiores detalhes. Eu que hoje vivo no Interior, sinto a falta de apoio que os clubes interioranos sofrem daqueles que mandam no futebol paulista. Acho que está na hora de haver um levante. Algo bem organizado que tire das mãos dos atuais incompetentes para entregar nas mãos de gente que ame o futebol do Interior e lhe coloque no lugar que merece. Vamos levantar essa bandeira. E quem for contra que se prepare.
* ESTOU em minha última semana nos Estados Unidos. Volto na semana que vem. Esta é a penúltima coluna escrita daqui. Dentro das possibilidades procurei fazer o melhor. Espero que vocês entendam e tenham gostado dos temas que aqui foram abordados. Na volta prometo agitar um pouco mais os temas e meter o dedo na ferida dos assuntos mais polêmicos. Nossa bandeira aqui no Futebol Interior é tudo pelo Interior. E não temos medo de cara feia. Podem nos aguardar.





































































































































