Campeonato Potiguar começa no sábado e deve ser um dos melhores do Nordeste

Acompanhe todos os resultados no melhor Placar Ao Vivo da web

0002048146325 img

Natal, RN, 10 (AFI) – O Campeonato do Rio Grande do Norte começa neste sábado com a possibilidade de ser um dos melhores estaduais do Nordeste. As oito equipes que disputarão a primeira fase estão fazendo investimentos pensando no título e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2014.

Nesta primeira fase, o Potiguar de Mossoró (atual campeão) e o América não participam pois estão na Copa do Nordeste, mas o ABC, clube de maior expressão no Estado, está investindo e manteve o badalado treinador Roberto Fernandes, além de estar fazendo contratações de peso.

ABC é o destaque, mas Alecrim e Globo estão investindo
Além do ABC, dois times surgem com destaque: Alecrim e Globo. O Alecrim, da capital Natal, sempre foi a terceira força do Rio Grande do Norte e tem evoluído após a entrada do empresário inglês Anthony Armstrong como presidente do clube. O Globo, é o atual campeão da Segunda Divisão.

0002048146327 img

Neste primeira fase, oito clubes disputam em dois grupos: Grupo 1: ABC, Alecrim, Palmeira e Globo; Grupo 2: Baraúnas, ASSU, Corinthians e Santa Cruz.

Com jogos em turno e returno dentro de cada grupo, três equipes de cada grupo se classificam, quando se juntaram a Potiguar e América para a segunda fase do Campeonato do Rio Grande do Norte. A partir daí a competição fica mais atraente até surgir o campeão potiguar de 2.014.

Ainda em janeiro, o futebol do Rio Grande do Norte terá como atração a inauguração do estádio Arena das Dunas, que será usado na Copa do Mundo. No dia 26 a inauguração acontecerá com um rodada dupla: América x Confiança-SE, pela Copa do Nordeste com ABC x Alecrim no jogo de fundo pelo Campeonato Potiguar.

Só um time será rebaixado
Para efeito de rebaixamento, somente uma equipe caíra, havendo o confronto direto, em dois jogos, entre o último colocado de cada grupo da primeira fase. No ano passado, o rebaixado foi o Potyguar de Currais Novos, que cedeu lugar para o Globo, campeão de Segunda Divisão de 2.013.

0002048146325 img

Roberto Fernandes mantido no ABC
O ABC, que conseguiu se manter na Série B do Campeonato Brasileiro graças ao trabalho do treinador Roberto Fernandes, abriu os cofres e manteve o técnico com o objetivo de voltar a ser campeão estadual. Além de Fernandes, o ABC fez contratações importantes como o goleiro Bruno Fuso, Patrick, Lúcio Flávio, Somália, Gilmar, Daniel Paulista e Maicon, mantendo vários jogadores que foram bem n Série B.

O Alecrim quer voltar a ter o prestígio que tinha até décadas atrás quando lutava de igual para igual com ABC e América e participava da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico foi mantido e será Wassil Mendes, que tem feito bons trabalhos no Rio Grande do Norte. Nos anos 1970, Wassil chegou a ser lateral direito das Seleções de Base, tendo jogado em times importantes do Nordeste. E o elenco também foi bem formado.

Globo quer estar no Brasileirão em quatro anos
A novidade do campeonato será o Globo, da cidade de Ceará-Mirim. O time do empresário Marconi Barretto foi fundado a pouco mais de um ano e conquistou a Segunda Divisão em 2013.

“Nosso objetivo é estar na Série A do Campeonato Brasileiro daqui quatro ou cinco anos e este ano vamos lutar pelo título”, comenta, sem qualquer constrangimento, o empolgado Marconi Barretto, presidente do clube que tem como treinador Higor César.

Higor César tem experiência apenas no trabalho de revelar jogador e na Segunda Divisão Potiguar era o auxiliar do treinador Fábio Giuntinne.

No elenco do Globo, o jogador mais conhecido é o goleiro Sérvullo, de 27 anos. Revelado no Rio Grande do Norte, Sérvullo chegou a jogar no Atlético Mineiro, mas, desde 2009, quando foi para o Luverdense-MT, virou um frangueiro de mão cheia e foi mal todos os clubes que jogou: Luverdense, Botafogo-PB, Central-PE, Campinense-PB e Itabaiana-SE.

Outras equipes são figurantes
As demais equipes também buscam se estruturar, sendo que o Palmeira, de Goianinha e o Corinthians, de Caicó, parecem ser os times que brigarão contra o rebaixamento. Sebastião Murilo, conhecido como Dario, vinha trabalhando nas categorias de base do Treze-PB será o treinador do Palmeira, enquanto que Bira Lopes será o treinador do Corinthians de Caicó.

O ASSU manteve Neto Matias, que já havia dirigido o time na temporada passada, enquanto que o experiente gaúcho Joel Cornelli comanda o Baraúnas. Joel Cornelli foi auxiliar-técnico do Corinthians e já trabalhou em times como Caxias-RS, Monte Azul, Goiás-GO e Ferroviário-CE. Carlos Junior, que tem trabalhado na Segunda Divisão de Pernambuco, será o treinador do Santa Cruz.

Campeonato Potiguar – 1ª Rodada

Sábado
Palmeira x ABC

Domingo
Globo x Alecrim
Baraúnas x ASSU
Santa Cruz x Corinthians