Paulista A2: Finalmente! São Bento padroniza seu distintivo
A sugestão das mudanças partiu do sócio do clube e membro da Associação Vamos Subir, Bento!
Sorocaba, SP, 11 (AFI) – O clube foi fundado em setembro de 1913 com o nome de Sorocaba Athletic Club e onze meses depois, passou a se chamar Sport Club São Bento. Em 1919, graças à ação de antigos sócios, o clube livrou-se de ser extinto. Foi então que veio a reorganização estatutária aportuguesando o Sport e o Club, assim passou a se chamar Esporte Clube São Bento.

Com a filiação junto a Associação Paulista de Esportes Atléticos – APEA no inicio da década de 20, o clube viu-se na obrigação da criação de seu primeiro distintivo que ate a década de 60 foi alterado por diversas vezes. Desde que subiu a elite do futebol paulista em 62, o clube trouxe em seu uniforme ate o ano de 2013, quando completou cem anos, o mesmo distintivo que inexplicavelmente vinha mantendo o inglês no “Club”.
Próximo do início da Série A2 do Campeonato Paulista, o clube apresentou suas novas camisas que traz estampado o novo distintivo. Entre as principais novidades do distintivo, está a adoção da palavra “Clube”, em português, substituindo o termo ingles e a grafia por extenso do nome do time, São Bento.
A sugestão das mudanças partiu do sócio do clube e membro da Associação Vamos Subir, Bento! (AVSB), Guilherme Jonas Feliciano, um estudioso dos distintivos do São Bento que se incomodava com a falta de padronização. O trabalho durou cerca de dois meses e baseou-se principalmente no contexto histórico, uma publicação do jornal Cruzeiro do Sul de 1953, quando do primeiro jogo oficial do São Bento em Sorocaba, na era profissional.





































































































































