PORTUGUÊS: Encarnado em Eusébio, Benfica derrota rival e lidera sozinho

Benfica fez 2 a 0 no Porto e aproveitou vacilo do Sporting que empatou sábado

Com a presença de quase 60 mil torcedores e encarnando o espírito de seu ex-ídolo Eusébio, que morreu esta semana, o Benfica venceu o Porto, por 2 a 0, neste domingo, no Estádio da Luz, em Lisboa, pela 15.ª rodada do Campeonato Português.

0002048146723 img

Campinas, SP, 12 (AFI) – Com a presença de quase 60 mil torcedores e encarnando o espírito de seu ex-ídolo Eusébio, que morreu esta semana, o Benfica venceu o Porto, por 2 a 0, neste domingo, no Estádio da Luz, em Lisboa, pela 15.ª rodada do Campeonato Português. Além da emoção que envolveu o time e seus torcedores, o Benfica assumiu a liderança isolada com 36 pontos.

O Porto, atual tricampeão nacional, ficou com 33 pontos, em terceiro lugar. Em tese a briga tem um outro concorrente que é o Sporting, vice-líder com 33 pontos. Na abertura da rodada, sábado, o Sporting empatou fora de casa e sem gols com o Estoril, uma das surpresas da temporada, com 25 pontos, em quarto lugar. Antes desta rodada, os três times tinham os mesmos 33 pontos e devem confirmar suas vagas na Liga dos Campeões da Europa.

0002048146723 img

MUITA EMOÇÃO
A torcida do time da casa foi para o estádio ainda sob forte emoção pela morte, no último final de semana, de Eusébio, o maior jogador português de todos os tempos e conhecido como Pantera Negra. Houve um minuto de silêncio e o que se via nas arquibancadas eram olhares de choro por todos os lados. Nas costas da camisa (camisola como se fala na Terrinha) de todos os jogadores estava escrito o nome de EUSÉBIO (veja foto ao lado).

Em campo, os jogadores corresponderam e tomaram a iniciativa do jogo. O primeiro gol foi marcado por Rodrigo, brasileiro naturalizado português, aos 13 minutos. O segundo gol saiu aos oito minutos do segundo tempo, por Garay, de cabeça. O goleiro brasileiro Helton, após escanteio, saiu caçando borboletas e se confundiu com a defesa.

No final, a torcida comemorou muito e nas arquibancadas foram vistas muitas faixas em homenagens a Eusébio. Para que a idolatria pelo Pantera Negra será a inspiração para o Benfica quebrar a série do rival Porto, que levou o titulo nos últimos três anos.

0002048146725 img

OUTROS JOGOS
Neste domingo, ainda foram realizados mais quatro jogos. Destaque para o Académica que, em casa, goleou, por 4 a 2, o Paços Ferreira, lanterna, com apenas nove pontos. O vencedor ocupa posição intermediária, com 18 pontos, em décimo lugar.

Na luta contra o rebaixamento, em casa, o Olhanense venceu, por 2 a 1, o Vitória de Setubal. Com 12 pontos, Olhanense é o 14.º colocado, deixando na zona de queda o Belenenses, com 12 pontos, em 15.º lugar. O Belenenses atuou fora de casa e perdeu, por 2 a 0, para o Arouca, que tem 15 pontos, em 13.º lugar.

Fechando a rodada de domingo, na Ilha da Madeira, o time da casa, o Nacional, venceu o Gil Vicente, por 2 a 0, se tornando uma das surpresas da competição. Está em quinto lugar, com 24 pontos, e neste momento, ao lado do Estoril tem vaga para a Copa Europa.

Confira os resultados da 15ª rodada
Braga
3
x
0
Vitória de Guimarães
Rio Ave
1
x
1
Marítimo
Estoril
0
x
0
Sporting
Arouca
2
x
0
Belenenses
Académica
4
x
2
Paços Ferreira
Benfica
2
x
0
Porto
Olhanense
2
x
1
Vitória de Setúbal
Nacional da Madeira
2
x
0
Gil Vicente

Veja a Classificação!