Mato-Grossense: Vixi ! Clube desiste e campeonato vira uma verdadeira bagunça

Enquanto o campeonato vira uma farra, FMF cruza os braços e deixa os clubes na mão

0002048147455 img

Cuiabá, MT, 14 (AFI) – No conturbado futebol mato-grossense mudanças de última hora é o que não faltam. O anuncio da desistência do Vila Aurora, time de Rondonópolis, sul do estado, pode puxar mais um para o rol dos dissidentes da disputa: o Mato Grosso acaba de divulgar que se as coisas começarem assim não há porquê permanecer no campeonato – que ainda nem começou. O Vila Aurora deixou o campeonato alegando falta de estrutura.

0002048147455 imgCarlos Orione não sabe o que fazer na direção da FMF

O ponto-chave da questão é que, com saída do Vila, o Grupo A ficará com apenas quatro times, que entram na condição de “classificados”. O regulamento prevê a classificação dos quatro primeiros colocados para a fase seguinte, e, sendo apenas quatro clubes restará apenas saber quais serão os melhores da chave.

E a equação é difícil de resolver: o Estatuto do Torcedor determina que mudanças só podem ser feitas no regulamento com 60 dias de antecedência ou com aprovação unânime dos clubes. Faltam apenas oito dia para o início da competição, ou seja, o prazo já expirou.

No Grupo B, onde há seis clubes, o Cacerense, não aceita nenhuma alteração e outros clubes já manifestaram descontentamento, querendo uma solução e a suspensão, por longo tempo, do Vila Aurora da Série A do futebol local. O Vila Aurora foi rebaixado no ano passado, mas foi perdoado no arbitral que aconteceu e novembro de 2013. O pior é que o Mato Grosso ameaça a desistir da competição, caso a federação não refaça a tabela, colocando cinco clubes em cada grupo.

“A FMF (a federação) está protegendo o Cacerense, pois se o Mato Grosso for para o Grupo A (no lugar do Vila Aurora), o Cacerense corre sério risco de cair no Grupo B”, afirma o vice-presidente do Mato Grosso, Ezequiel Rosa, que nesta terça-feira confirmou que o clube pode até deixar a competição. “Vou conversar com os meus jogadores e propor manter o time, mas sem disputar o campeonato em protesto contra este estado de coisas”, disse o dirigente, também técnico do time.

Na FMF, não há nenhuma informação oficial sobre as providências que a entidade tomará, mas nos bastidores circulam conversas de que nesta quarta-feira a federação deve alterar a tabela, com anuência dos demais clubes.

Federação não apoia os clubes
O Campeonato Mato-Grossense virou uma verdadeira bagunça graças ao pulso fraco do presidente da FMF, Carlos Orione. Segundo o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresh, o dinheiro repassado para os clubes é muito abaixo do suficiente para montar um elenco e os clubes, assim, não conseguem formar elencos capazes de disputar o Estadual.

“O campeonato é muito fraco e tende a ficar cada vez mais. O dinheiro que vem da televisão é muito pouco, cerca de R$ 45 mil para cada clube, por isso o Vila Aurora não conseguiu formar um time para disputar. Cada um se vira como pode. É lamentável o que está acontecendo com o campeonato, mas é fruto do baixo investimento”, disse o dirigente.

A falta de apoio da Federação aos clubes está tornando um dos campeonatos, que tinha tudo para ser emergente no país, com o acesso do Luverdense para a Série B do Campeonato Brasileiro e a manutenção do Cuiabá na Série C do Campeonato Brasileiro, um dos campeonatos mais desprezados do Brasil.