Vôlei: Amil inicia disputa pelo título da Copa Brasil nesta quinta-feira

Equipe do técnico Zé Roberto estreia diante do Pinheiros, às 15h, no ginásio Chico Neto, em Maringá

Em grande fase na Superliga 2013/14, o Vôlei Amil inicia sua jornada em busca do título da Copa Brasil. A equipe de Campinas enfrenta o Pinheiros nesta quinta-feira, a partir das 15h, no ginásio Chico Neto, na cidade paranaense de Maringá.

0002048147726 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – Em grande fase na Superliga 2013/14, o Vôlei Amil inicia sua jornada em busca do título da Copa Brasil. A equipe de Campinas enfrenta o Pinheiros nesta quinta-feira, a partir das 15h, no ginásio Chico Neto, na cidade paranaense de Maringá, na abertura da competição que vale vaga no Campeonato Sul-Americano. O Sportv transmite ao vivo a partida na qual só a vitória interessa. Como o torneio é disputado no sistema de eliminatória simples, o ganhador avança para a semifinal, enquanto o perdedor volta para casa.

A Copa Brasil reúne os oito primeiros colocados da Superliga 2012/13. Por isso, o Vôlei Amil, terceiro na disputada da última temporada, estreia diante do Pinheiros, que ficou na sexta posição. Caso a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) tivesse optado por seguir a classificação atual, como fez na competição masculina, o vice-líder Amil enfrentaria o sétimo classificado, o São Caetano. Os demais jogos da primeira rodada são Unilever x Rio do Sul/Equibrasil, Molico/Nestlé x Minas Tênis Clube e Sesi-SP x Banana Boat/Praia Clube.

0002048147726 img

O técnico Zé Roberto espera um confronto difícil na abertura da Copa Brasil.

“É um torneio de tiro curto e eliminatória simples. Por isso precisaremos entrar com foco total desde a primeira bola para conseguirmos as vitórias e, espero, o título. O Pinheiros tem um bom time, que nos bateu duas vezes nesta temporada (pelo Paulista e Superliga) e sabemos que não vai ser fácil. Mas o Vôlei Amil está evoluindo. Temos feito bons jogos, diminuído bastante o número de erros, acertando o sistema defensivo, sendo mais agressivos no saque e espero que isso se mantenha, e até melhore, em Maringá”, projeta o tricampeão olímpico.

CONFIANTE
Para Walewska, a confiança conquistada pelo time em função dos bons resultados na Superliga será fundamental para que o Vôlei Amil entre em quadra com chances de buscar o título da Copa Brasil.

“Conquistamos 12 resultados positivos em 14 rodadas e estamos vindo de cinco vitórias consecutivas, sendo uma deles sobre o atual campeão, a Unilever, na casa deles. Tudo isso nos motiva muito para esse torneio, no qual precisaremos de três vitórias seguidas para levantar o troféu. Claro que sabemos das dificuldades, pois enfrentaremos grandes times, mas temos condições de ganhar e estamos trabalhando muito para isso”, afirma a central e capitã do time campineiro.

Quando Walewska cita grandes times, ela não está exagerando. Se passar pelo Pinheiros, o Vôlei Amil disputa a semifinal com o Molico/Osasco, atual líder e único invicto da Superliga, ou Minas Tênis Clube.

“Os desafios existem para serem superados e sempre nos motivam ainda mais. Enfrentar as melhores equipes do País na Copa Brasil será também um bom teste para avaliarmos em que nível nos encontramos no momento. Mas esse grupo tem treinado muito forte e temos condições de jogar de igual para igual com qualquer adversário”, completa Zé Roberto.

A norte-americana Kristin confia na união do time de Campinas.

“Contamos com algumas das melhores jogadoras do mundo e estamos cada vez mais entrosadas. Se continuarmos evoluindo como uma equipe, e acredito que conseguiremos, temos grandes chances de vencer a Copa Brasil e a Superliga”, avalia a ponteira, segunda melhor defensora do campeonato brasileiro. Além de Kristin, também Tandara e Natália têm destaque nas estatísticas da Superliga. A oposta é a maior pontuadora (253 acertos), além de quarta melhor sacadora e atacante, enquanto a ponteira é a vice-líder na recepção. A levantadora Claudinha também aparece entre as dez melhores no fundamento defensa.