Caratê: Após ano de ouro, técnico Ricardo Aguiar planeja mais títulos em 2014

Campeonato Sul-Americano e Mundial serão as principais metas do ano para o técnico da Seleção Brasileira

O técnico Ricardo Aguiar, que comanda a Seleção Brasileira, Seleção Paulista e a equipe ribeirão-pretana de caratê (Instituto Ricardo Aguiar/Recreativa/SME), explica suas metas para a temporada de 2014.

0002048147922 img

Ribeirão Preto, SP, 16 (AFI) – O técnico Ricardo Aguiar, que comanda a Seleção Brasileira, Seleção Paulista e a equipe ribeirão-pretana de caratê (Instituto Ricardo Aguiar/Recreativa/SME), traçou metas para a modalidade para a atual temporada. Ele teve um ano de ouro em 2013, quando conquistou nove títulos (todas as competições disputadas) e obteve seu melhor desempenho anual como técnico.

Aguiar faturou os títulos paulista e brasileiro com a equipe de Ribeirão Preto e Seleção Paulista, os Jogos Regionais e Abertos com as equipes masculina e feminina de Ribeirão Preto, além das conquistas do Sul-americano e Pan-americano com a Seleção Brasileira, depois de 12 anos de jejum. Aguiar ainda comandou o atleta Breno Mateus na conquista do Campeonato Mundial da categoria Junior, na Espanha.

0002048147922 img

“Eu sempre faço comparação com o ano anterior. Pelo fato de fazer essa comparação, vou querer ganhar as mesmas competições do ano passado e mais algumas extras”, declarou o treinador.

“O mais difícil não é ganhar, o mais difícil é permanecer ganhando quando você está por cima”, analisou.

Os Jogos Sul-Americanos, em abril, no Chile e o Campeonato Mundial, em outubro, na Alemanha, são as principais metas traçadas pelo técnico Ricardo Aguiar.

“Os Jogos Sul-Americanos é uma competição nova para a gente e será um dos objetivos. O Mundial também é muito importante, pois será sob o comando da nova gestão da CBK (Confederação Brasileira de Karatê)”, citou Aguiar.

GARANTIA
Por serem líderes do ranking brasileiro em suas respectivas categorias, três atletas da equipe de Ribeirão Preto já estão garantidos na disputa do Sul-Americano: Rogério Emerick (-84 kg), Vinícius Figueira (-67 kg) e Milton Menezes (-75 kg).

“Estamos com uma equipe ainda mais forte neste ano por conta de alguns reforços. Espero que seja um ano muito produtivo”, disse Ricardo Aguiar.

Milton Menezes é um desses reforços. Ele competia por Araraquara até o ano passado e em 2014 representará Ribeirão Preto nas competições. Além dele, Gilmarcos Junior e Cesar Furtuoso também farão parte da equipe neste ano.