Futebol paulista de luto! Marco Polo del Nero é reeleito na FPF
Dirigente foi reeleito por aclamação à presidência da Federação Paulista de Futebol para o triênio 2015/2018
O futebol paulista está de luto. Apesar de os clubes do Interior estarem as mínguas, Marco Polo Del Nero foi reeleito por aclamação à presidência da Federação Paulista de Futebol (FPF) para o triênio 2015/2018.
São Paulo, SP, 20 (AFI) – O futebol paulista está de luto. Apesar de os clubes do Interior estarem as mínguas, Marco Polo Del Nero foi reeleito por aclamação à presidência da Federação Paulista de Futebol (FPF) para o triênio 2015/2018. Para tanto, ele contou com apoio maciço dos clubes das Séries A1, A2, A3 e Segunda Divisão, além das ligas municipais filiadas, em Assembleia Geral Ordinária, realizada na sede da entidade. Também foi reeleito como primeiro vice-presidente Reinaldo Carneiro Bastos.
Bola segue nas mãos de Del NeroNão há nenhuma garantia, no entanto, de que Del Nero cumprirá seu novo mandato, com duração prevista até o fim de 2018. O dirigente é o provável candidato da situação à eleição da CBF, que acontecerá em abril. Se for eleito, ele comandará a entidade nacional a partir de 2015, deixando a FPF para Reinaldo Carneiro Bastos.
Algumas especulações, contudo, apontam que Del Nero está projetando assumir a CBF somente em 2015. Desta forma, Marin seria o candidato em abril e na próxima temporada assinaria uma carta-renúncia nos mesmos moldes de seu antecessor Ricardo Teixeira, que deixou o cargo em março de 2013.
A Assembleia Geral Ordinária Eletiva realizada nesta segunda-feira teve participação dos presidentes dos clubes das séries A1, A2 e A3, da Segunda Divisão e das ligas municipais filiadas à FPF. O mandatário do Rio Preto, Vergílio Dalla Pria Netto, presidiu a sessão, que elegeu também para o Conselho Fiscal os efetivos Marco Antonio Russo, Mauro Rossi e Waldir Comenalle; e os suplentes Adalberto Paço Lopes e Luis Flaviano Furtado.
Acusação grave
Del Nero chegou a ser acusado de ter antecipado a eleição, que normalmente ocorre em fevereiro ou março, só para minar seus opositores. No último dia 6, presidente convocou a eleição já para o dia 20. Paulo Garcia, conselheiro do Corinthians, ensaiava se candidatar à presidência da entidade, mas disse ter sido impedido pelo lançamento repentino do edital.
Marco Polo Del Nero está há mais de dez anos no comando da Federação Paulista de Futebol, desde agosto de 2003, quando assumiu após a renúncia de Eduardo José Farah, que presidiu por 15 anos. O dirigente, que tomou posse dizendo que não pretendia ficar no cargo por muito tempo, poderá completar os mesmos 15 anos do seu antecessor se cumprir o novo mandato.
Ao contrário do que ocorria na época de Farah, todas as divisões paulistas perderam força na gestão Del Nero. Sobretudo, no que diz respeito ao Paulistão. A diferença de cotas dos quatro grandes, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, para os demais é um abismo. Hoje, os grandes recebem R$ 14 milhões contra 2,6 milhões do restante.





































































































































