Blog do Ari: Qual a postura da Ponte Preta com alas em vez de laterais?

Curiosidade para o rendimento do novo time preparador para 2014

0002048149715 img

Qualquer que seja o resultado da Ponte Preta diante do Botafogo, na noite desta quarta-feira em Ribeirão Preto, prepare-se para ouvir aquele ‘decoreba’ de sempre de que é começo de temporada, que o time precisa de uns quatro jogos para que os atletas atinjam o ritmo adequado, e que o elenco passou por reformulação e é preciso dar o tempo ao tempo para que haja o projetado entrosamento.

Tudo bem. Mas que estejamos de olho também no novo esquema tático que o treinador Sidney Moraes (foto) começa a colocar em prática no setor defensivo, abolindo laterais marcadores – principalmente do lado direito – e optando por alas.

0002048149715 img

Desde a passagem do treinador Gilson Kleina pela Ponte Preta, a partir de 2011, o lateral-direito se transformava num terceiro zagueiro no transcorrer da partida, inclusive para ajudar a interceptar a bola aérea.

A primeira experiência foi com Guilherme Andrade e posteriormente Artur, porque Cicinho – também da posição – tem características mais ofensivas, não preenchia o requisito exigido pelos comandantes de fechar para o miolo de zaga para defender e foi deslocado para o meio de campo.

A estratégia de se usar um lateral-direito com cara de zagueiro se repetiu quando o treinador Guto Ferreira esteve no Estádio Moisés Lucarelli, e não se modificou com Jorginho Campos.

O esquema bem definido era jogar bem fechadinho e explorar velocidade nos contra-ataques pelo lado esquerdo com o atacante Rildo.

A ruptura desta sistemática deu-se apenas durante o curto período em que o treinador Paulo César Carpeggiani passou pela Ponte Preta, quando a opção foi por um time mais ousado

TRÊS VOLANTES

Resta saber agora como funcionará a opção com três volantes, com incumbência para cobertura pelos lados do campo e proteção ao miolo de zaga.

A dupla de área formada por César e Diego Sacoman não é confiável e não pode ficar exposta. Portanto, vamos observar como o treinador Moraes armou o time defensivamente.

Outra incógnita é do meio de campo pra frente. Só o jogo vai mostrar como esses compartimentos estão arrumados.