MINEIRO: Centenário e estrelado, Estadual começa com tudo

Cruzeiro abre torneio tentando acabar com hegemonia do rival Atlético-MG

0002048151213 img

Belo Horizonte, MG, 25 (AFI) – Falou em tradição no futebol, falou em Campeonato Mineiro. Neste domingo, começa a edição 2014 do estadual, a centésima. Para comemorar o torneio histórico, os times, da capital e do interior, não economizaram e vem com destaques dentro e fora de campo.

0002048151213 img

A fórmula de disputa é simples. Os doze times se enfrentam em turno único, no qual os quatro primeiros se classificam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados. Na fase mata-mata, os times de melhor campanha na primeira fase tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa e do duplo empate.

Mesmo centenário, o futebol mineiro passa por momento conturbado. O Ministério Público tentou tirar Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de Futebol e chegou a lacrar a sede da entidade, após irregularidades durante as eleições. Após chuva de liminares e medidas cautelares, ele foi mantido no cargo.

O torneio começa neste domingo com quatro jogos, com destaque para o atual campeão brasileiro Cruzeiro. No Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a equipe de Marcelo Oliveira estreia contra o URT, uma das novidades. A Raposa vem com a base do ano passado e com alguns reforços pontuais como o atacante Marcelo Moreno e o meia Marlone. Enquanto o novato tenta se manter na elite.

O time de Patos de Minas fez poucos invetimentos, apesar de ter sido campeão do Módulo II. Os principais destaques do elenco são o volante Mancuso, ex-Ponte Preta, e André Alves, ex-Guarani. O técnico será Luiz Eduardo, ex-goleiro do Atlético-MG nas décadas de 70 e 80. Distante cerca de 300 quilômetros dali, o Boa Esporte, considerada a quarta força do estado, recebe o Villa Nova, no Estádio do Melão, em Varginha.

Um dos representantes de Minas Gerais na Série B, o Boa mexeu pouco na equipe do ano passado. Após perder Nedo Xavier para o São Caetano, a equipe apostou na experiência de Ney da Matta. O Villa Nova, por outro lado, espera aparecer como surpresa novamente. Atual terceiro colocado, o time de Nova Lima terá como principal surpresa o meia Mancini, ex-Seleção Brasileira.

0002048151215 img

Outras duas forças do interior, Guarani e Caldense se enfrentam no Estádio Farião, em Divinópolis. A aposta para os dois times estará no banco de reservas. Os donos da casa tem Leston Júnior (foto), enquanto a Caldense aposta no estudioso Léo Condé. Um pouco mais, tarde o América-MG encerra o domingo.

Na Arena Independência, em Belo Horizonte, a equipe da capital recebe o Tupi. O Coelho não sabe o que é levantar a taça de campeão estadual há 12 anos. A última vez foi em 2001. Para tentar acabar com o jejum, o time manteve Silas Pereira no banco de reservas e contratou alguns medalhões como o atacante Obina, ex-Palmeiras e Flamengo.

Jogo adiado e Galo!
A rodada terminará na quarta-feira com o duelo entre o bicampeão Atlético-MG e o estreante Minas Futebol, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Novamente contando com Ronaldinho, Jô, Réver e companhia, o Galo terá novidade no banco de reservas com a estreia de Paulo Autuori, que assumiu o time na vaga de Cuca.

O Minas Futebol, por sua vez, joga pela sobrevivência. Atual vice-campeão do Módulo II, o time tem sede em Sete Lagoas, mas não sede, campo de treinamento nem estádio próprio. A folha salarial gira em torno de R$ 100 mil mensais, impulsionada pela contratação do veterano Fábio Júnior. No banco de reservas, João Carlos, zagueiro campeão mundial pelo Corinthians, recebeu a missão de manter o clube na elite.

Próximos Jogos
Boa Esporte x Villa Nova
26/01/2014 17:00
Cruzeiro x URT
26/01/2014 17:00
Guarani x Caldense
26/01/2014 17:00
América x Tupi
26/01/2014 19:30
Minas x Atlético
29/01/2014 19:30
Nacional x Tombense
25/02/2014 19:30