Sérgio Carvalho: Um final de semana negro para o Corinthians

Perdeu a Copinha para o Santos, Paulistão para o São Bernardo e até Sub-15 para o São Paulo

O futebol é mesmo um esporte incrível. De repente um time engrena, ganha tudo o que disputa e se transforma numa equipe fantástica, vencedora e imbatível. De repente, sem que se tenha uma explicação plausível a moeda começa a virar.

0002048151985 img

O futebol é mesmo um esporte incrivel. De repente um time engrena, ganha tudo o que disputa e se transforma numa equipe fantástica, vencedora e imbatível. De repente, sem que se tenha uma explicação plausivel a moeda começa a virar. Os resultados já não são tão bons, os títulos desaparecem e o torcedor fica sem entender os motivos que levaram seu time dos sonhos a cair tanto de produção e a não ganhar mais nada importante com seu time profissional e mesmo com suas equipes inferiores.

0002048151985 img

É o que está ocorrendo neste momento com o Corinthians.Em 2012 tudo deu certo. O time não era um esquadrão mas ganhava quase tudo. Foi campeão paulista, brasileiro, da Libertadores e Mundial Interclubes. Em 2013 começou a descer a ladeira e fez campanha mediocre no Brasileirão e em outras competições importantes.

E 2014 mal começou e a maldição continua. O ultimo final de semana foi o maior exemplo disso. No sabado, tudo estava preparado para uma festa no Pacaembu c ontra o Santos, na grande final da Copa São Paulo de Juniores. Deu Santos. A noite, diante de um time mediano como o São Bernardo, perdeu dentro do Pacaembu por 1 a 0 para um adversário que em tese lhe era bem inferior.

E ainda no final de semana, foi disputar a final do Campeonato Sub-15 contra o São Paulo e também perdeu na cobrança de pênaltis (o Tricolor foi campeão). Como explicar tantos resultados ruins em tão pouco tempo? Por que o Corinthians nao consegue mais se equilibrar? É dificil dizer.

Em minha opinião, no entanto, o time principal deve reagir aos poucos porque tem um elenco razoavelmente bom e um tecnico competente. Mas as equipes inferiores, precisam de uma reciclada. Algo que o presidente Mario Gobbi já deve estar pensando em fazer. De qualquer forma, aquela previsão de Andrés Sanchez de que “depois daquele brilhante 2012 ninguém mais alcançaria o Corinthians e todos os seus rivais só disputariam o titulo de vice, não se confirmou.

O Corinthians continua como seus co irmãos. Vive de bons momentos, mas também tem péssimos momentos.O futebol é assim, e não seria o Corinthians que mudaria essa tradição. Só Sanchez não percebe essa verdade.

C * U * R * T * A * S

* NO JOGO em que o Corinthans perdeu para o São Bernardo, poucos jogadores mostraram o que saberm. Parece que deu branco na cabeça da maioria. Entre os poucos que se salvaram está Emerson Sheik, que a fiel chegou a pedir para a diretoria dispensa-lo mas depois voltou atrás. Os demais foram decepcionantes.

* PIOR de todos, mais uma vez, foi Pato. Ele deixou o gramado vaiado pela fiel. Vaias merecidas porque, mais uma vez, ele não jogou nada. Na saida, disse que ele não pode decidir sozinho. Tudo bem. Só que ele custou 41 milhões de reais e é um dos melhores salários do clube. Tinha obrigação de suar sangue em campo.

* ALIAS, como Pato, há outros jogadores que não mereciam jogar no Corinthians. Romarinho é um deles. Faz tempo que ele só enrola e anda em campo. Não sei porque tanto Tite como Mano insistem em prestigiar esse jogador. Em minha opinião, ele tem perfil para jogar em time pequeno. Num Corinthians, jamais.

* TIMÃO volta a campo neste meio de semana. Encara nesta quarta feira o Santos, em Vila Belmiro. Um clássico. No momento, o Peixe me parece um pouco melhor entrosado do que o Corinthians e, por isso, leva algum favoritismo. Mas é bom não levar essa opinião ao pé da letra. O Corinthians tem time para ganhar o jogo.

* O SANTOS vem fazendo boa campanha neste Paulistão. Domingo venceu mais um jogo diante do Ituano. Placar foi apertado (Cicero fez o gol), mas o time de Oswaldo de Oliveira mereceu vencer. Verdade é que os chamados grandes são tecnicamente bem superiores aos chamados pequenos. Com raras exceções.

* APESAR da boa sequência de resultados, o Santos ainda não é aquele time sonhado pela sua torcida e por seu treinador. Faltam reforços, falta melhor preparo físico, falta entrosamento tático. Acreditamos que até a próxima fase do campeonato o time atinja seu melhor estágio. Aí dá até para brigar pelo título.

* NO SABADO o time de juniores do Santos ganhou do Corinthians e ficou com o titulo da Copa São Paulo de 2014. Vitória dificil, mas justa. Tem muito garoto no time campeão que poderá ser aproveitado por Oswaldo de Oliveira. São talentos ainda inexperientes, mas que poderão brilhar como titulares em pouco tempo.

* EM TEMPO. Diretoria santista não pode dormir no ponto. Não é porque o time está vencendo que os reforços devem ser esquecidos. Ao contrário. Será fundamental para o Santos contratar alguns bons valores pois seu elenco é limitado. Com cartões e contusões Oswaldo de Oliveira terá sérios problemas.

* MUITO boa a exibição do Palmeiras diante do Atlético Sorocaba. No começo do jogo o time da casa ainda segurou bem o rojão, mas do meio do jogo para frente só deu Verdão. Tanto que a goleada por 4 a 1 se justificou inteiramente. Valdivia voltou em grande estilo. Tomara continue assim. O time precisa muito de seu futebol.

* OUTRO detalhe que merece ser citado é o excelente preparo físico do Palmeiras neste momento. Acho até que entre os chamados grandes, é o mellhor preparado. Tem jogador que dá pique de cincoenta metros aos 42 minutos do segundo tempo., É dificil. Em razão disso o Verdão só cresce no campeonato. Torcedor está feliz.

* CURIOSO como o Palmeiras mudou. Parece que, mesmo jovem, o presidente Paulo Nobre conseguiu acabar com as briguinhas internas e com a guerra politica que ano após ano prejudicava o clube dentro e fora do campo. O Verdão hoje é um outro clube. Quando há divergencias, logo as coisas se resolvem com bom diálogo.

* ATÉ AGORA vi pouca coisa em torno do centenário do Palmeiras. Parece que tudo será programado para o mes de agosto, quando o clube realmente completa os cem anos de atividades. Mas acho que a diretoria deveria fazer barulho a partir de agora. Usem o espaço na Globo e agitem. Afinal, centenário é centenário.

* COMO na semana passada, nesta o Palmeiras também joga na quinta feira. Vai encarar a Penapolense que faz campanha bastante fraca no Paulisstão deste ano. O jogo será em São Paulo, e, pelo que tem produzido ultimamente, o Verdãol é franco favorito. Não se surpreendam se acontecer uma goleada. É bem provavel.

* QUEM está longe de jogar um grande futebol é o São Paulo. O próprio técnico Murici Ramalho reconhece isso. Ele capricha nos treinamentos, dá as instruções, escala o que tem de melhor, mas na hora em que a bola corre, o time pouco produz. Contra o Oeste, domingo passado, foi assim. Venceu mas jogou pouco.

* OS DOIS gols do São Paulo foram marcados pelo zagueiro de area Antonio Carlos. Ele tem jogado bem na zaga e ainda confirma sua condição de zagueiro-artilheiro como era no Botafogo carioca. Em compensação, os verdadeiros atacantes do São Paulo não tem jogado nada. O pior deles, como sempre, é Luiz Fabiano.

* CONTRA o Oeste Fabiano perdeu até penalti. Uma aberração. Um jogador que ganha 700 mil por mes e tem a fama que Fabiano tem, não pode perder penaltis em sequencia. Pior ainda é que o São Paulo perdeu Aloisio, o Boi Bandido, e ficou sem um bom reserva. É preciso contratar um com urgência. Fabiano não dá mais.

* PARECE que a diretoria do São Paulo percebeu essa deficiencia e saiu a cata de reforços. Dizem que até o final da semana pelo menos dois jogadores chegarão ao Morumbi. Um volante e um atacante. Se isso se confirmar, as coisas devem melhorar no Sâo Paulo. Caso contrário, não dá para disputar titulo com o time atual.

* NESTA quarta feira o Sãoi Paulo volta a jogar pelo Paulistão. Encara o Rio Claro, no Morumbi. Nos dois ultimos jogos uqe fez em casa o Tricolor venceu. Tudo indica isso deve se repetir nesta quarta-feira. O Rio Claro tem um time apenas regular e com a vantagem dos fatores campo e torcida o Tricolor paulistano deve vencer.

* PUBLICO nos estádios paulistas em jogos do Paulistão tem sido decepcionantes. Parece que o campeonato que já foi considerado o melhor do Brasil perdeu totalmente o seu prestigio. Talvez na fase decisiva o torcedor volte a frequentar os estádios. Mas até lá todo mundo vai levar prejuizo. Está na hora de mudar.

* A PORTUGUESA joga em casa contra o Botafogo nesta quarta. Jogo em que tudo pode acontecer. A Lusa passa por mal momento e pode até perder a partida. Outros jogos: nesta terça, São Bernardo x Audax. Na quarta, Paulista x Ituano, Mogi x Atlético, Linense x Braga, Oeste x Comercial. Quinta- XV x Ponte Preta.

* VOCES devem ter acompanhado o escandalo da venda de Neymar ao Barcelona. A verdade é que teve muita gente que saiu lesada neste negocio. Só Neymar e seu pai ganharam tudo o que queriam. O Santos levou a pior e deveria brigar pelos seus direitos. Ele ainda tem muito a receber do Barça. Tem que ir buscar.

* A SERIE B do Paulistão começou no ultimo fim de semana. Destaque para a goleada do Barueri sobre a Barbarense por 4 a 1. Nos dez jogos disputados, seis mandantes venceram. Maior decepção para mim foi a derrota do Guarani diante do Velo. Quando é que o Bugre vai recuperar seu prestigio de outras epocas?

* NESTA quata feira, a segunda rodada prevê os seguintes jogos: Guaratinguetá x Itapirense, São José x Velo Clube, Monte Azul x Barueri, Red Bull x Santo André, Mirassol x São Bento, Barbarense x Ferroviaria, Capivariano x Rio Branco, Catanduvense x Marilia, São Caetano x Batatais e Guarani x Osasco. Vamos acompanhar.

* ESTAREI de olho no São Caetano e no Santo André, que já foram grandes times do Paulistão mas que hoje estão em baixa. Será que os dois vão reagir? Também o Guarani merece ser acompanhado de perto. Afinal o Bugre tem historia. Está na hora de reagir, de mostrar força. Diretoria precisa mostrar serviço. Urgente.