AMAZONENSE: Com Carlinhos Bala, campeonato começa neste sábado
Ao todo, dez clubes disputam o título da competição, que não sofreu grandes mudanças em relação à 2013
Terá início neste sábado, o Campeonato Amazonense de 2014. A competição manterá a mesma fórmula utilizada no último ano. Dez equipe equipes lutam pelo título do campeonato.
Manaus, AM, 31 (AFI) – Terá início neste sábado, o Campeonato Amazonense de 2014. A competição manterá a mesma fórmula utilizada no último ano. Dez equipe equipes lutam pelo título do campeonato, alguns com certo favoritismo e outros correndo por fora. Além disso, esta será a edição de número 100, caso seja somada o futebol amador com o futebol profissional.
A partida que dará o ponta pé inicial do Campeonato Amazonense será entre Princesa do Solimões e Manaus Compensão, às 17 horas. Já às 17h30, Fast Clube e Sul América, no campo do Ulbra, se enfrentam.

No domingo, outros dois jogos fecham a rodada inicial, são eles: Nacional e Nacional Borbense às 17 horas, além de Penarol e Holanda, às 17h30. Dois times irão folgar em cada rodada, devido aos poucos estádios disponiveis para a realização das partidas. Serão eles: Iranduba e São Raimundo.
O Campeonato Será disputado em dois turnos, a Taça Estado do Amazonas e a Taça Cidade de Manaus. Caso um time vença os dois turnos, será consagrado o grande campeão, caso contrário, os vencedores dos turnos se enfrentaram em duas finais programados para os dias 26/04 e 01/05, no Estádio da Arena da Amazônia.
Times como o Nacional, Princesa do Solimões e Fast Clube, são considerados os grandes favoritos da competição, do outro lado, times como Nacional Borbense e Iranduba, são grandes candidatos ao rebaixamento.
Fast
Conhecido por sempre montar grandes times, mas vivendo um jejum de títulos que já dura muito tempo, o Fast aposta no consagrado atacante Carlinhos Bala (foto), para se dar bem na competição desta temporada.

Holanda
Pouco se sabe o que esperar do Holanda para esta edição do Campeonato Amazonense, a grande aposta da diretoria, para reviver 2008, quando se sagrou campão da competição, está no atacante Thiago Verçosa (foto), que deixou o Penarol e acertou com o Holanda.
Iranduba
Se depender do que foi apresentado até o momento, a torcida do Iranduba não tem muitos motivos para se alegrar. Isso porque o clube surge como um dos grandes favoritos ao rebaixamento nesta temporada.
Manaus
O time do Manaus quer surpreender seus adversários neste edição do Campeonato Amazonense e chegar longe na competição, para isso, o clube aposta no matador Joiner. Basta saber se dentro de campo, ele corresponderá.
Nacional
Grande campeão do estadual, o Nacional entra como um dos grandes favoritos para a edição que tem início neste final de semana. Ao todo , o clube já conquistou 41 títulos e lutará com muita força para conquistar o 42º.
Nacional Borbense
Diferente do xará, o Nacional Borbense vive uma realidade bem mais modesta. O clube que tem como treinador, o jovem Robson Sá, tem como principal objetivo se manter na elite do Campeonato Amazonense.
Penarol
Querendo relembrar as edições de 2010 e 2011, quando conquistou o bicampeonato do Campeonato Amazonense, o Penarol espera surpreender os adversários e chegar longe na competição. Para isso, as apostas estão no atacante Bazinho.
Princesa do Solimões
Sem dúvidas um dos grandes favoritos para conquistar o título nesta temporada. O que não seria nenhuma novidade, já que o time é o atual campeão. O grande destaque do time é novamente o atacante Marinélson que tentará dar o segundo título consecutivo para o time.
São Raimundo
Como diria o ditado, “todo time começa por um grande goleiro”, e ao menos isso o São Raimundo tem. O goleiro Julião é a grande aposta para esta edição do estadual. Porém, do meio pra frente o clube não tem grandes destaques. Com isso, ficar na metade da tabela já parece um bom negócio para o São Raimundo.
Sul América
O time do Sul América não entra com grandes pretensões para a competição. Na realidade, o grande objetivo do time é permanecer na elite estadual. Realidade bem diferente dos anos 90, quando foi bicampeão em 92 e 93.
Regulamento:
O Campeonato de 2014 seguirá o mesmo modelo da temporada anterior. Com dez clubes divididos em dois grupos. A competição terá início no dia 01 de fevereiro e termina no dia 01 de maio.
O Grupo A será formado por Princesa do Solimões, Fast Clube, Iranduba, Sul América e Manaus. Já o Grupo B ficará com Nacional, Penarol, São Raimundo, Holanda e Nacional Borbense. Os times do mesmo grupo se enfrentam no primeiro turno, já no returno os times do Grupo A, enfrentam os do Grupo B. Sendo que os dois melhores de cada grupo, em cada turno garantem vaga para as semifinais com jogos de ida e volta, assim como na final. Caso um mesmo time conquiste os dois turnos, será o campeão.
O primeiro colocado do Grupo A, pega o segundo do Grupo B, e vice-versa. Quem ficar com o título garante vaga para a Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil.
Em caso de empate ou vitórias pelo mesmo placar ou mesma diferença de saldo de gols, não haverá disputa de pênaltis, sendo assim os critérios para classificação são:
-Maior número de vitórias
-Maior saldo de gols
-Maior número de gols prós
-Confronto direto
-Sorteio





































































































































