Corinthians 1 x 1 Palmeiras - Pode colocar esta na conta do Mano!

Timão vencia até o final, mas acabou chamando o Verdão para cima com as substituições

Em sua melhor apresentação no ano, Timão criou mais, foi melhor, mas pecou pela falta de pontaria e por recuar no momento errado. Melhor para o Palmeiras, que arrancou um empate por 1 a 1 a fórceps.

0002048159086 img

São Paulo, SP, 16 (AFI) – Graças a uma invenção do técnico Mano Menezes, o Corinthians perdeu uma grande chance de se reabilitar no Campeonato Paulista Chevrolet contra o arquirrival. Em sua melhor apresentação no ano, Timão criou mais, foi melhor, mas pecou pela falta de pontaria e por recuar no momento errado. Melhor para o Palmeiras, que arrancou um empate por 1 a 1 a fórceps, neste domingo à tarde, no Pacaembu, pela oitava rodada.

Mesmo após perder chances incríveis com Romarinho e Guerrero, no segundo tempo, o time alvinegro poderia ter vencido o jogo com certa tranquilidade. Isso não fosse as substituições equivocadas de Mano Menezes. Quando o jogo estava 1 a 0 e controlado, ele sacou o estreante Jadson e o autor do gol Romarinho, ambos os melhores em campo, para as entradas de Renato Augusto e Jocinei. Este último errou feio em lance que originou o gol palmeirense, anotado por Alan Kardec.

O tropeço impediu o Corinthians de, enfim, acabar com sua seca de vitórias no Paulistão. Agora, já são seis jogos sem vencer, com quatro derrotas e dois empates. Sequência que vai deixando a situação do time corintiano na briga por uma vaga cada vez mais complicada. O Timão, hoje, é o lanterna do Grupo B, com oito pontos. Na classificação geral, está na 15ª posição, duas acima da zona de rebaixamento.

0002048159086 imgFoto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Por outro lado, o empate acaba com um sabor de vitória para o Verdão. Além de ter sido dominado na maior parte do tempo, o resultado “fora de casa” foi positivo quando o assunto é classificação, além de ter mantido a invencibilidade alviverde. O time comandado por Gilson Kleina segue na liderança isoldada do Grupo D, com 20 pontos.

Duas coisas, entretanto, não se alteraram no Dérbi Paulista. O atacante Romarinho, que vive uma péssima fase, voltou a ser o carrasco alviverde. Com mais este gol, chegou a cinco em quatro duelos. Além disso, o Palmeiras continua sem vencer o arquirrival no Pacaembu. São 19 anos e 12 partidas. A última vitória foi em 1995, quando venceu por 2 a 0, no Brasileirão.

Surpresas de Mano!
Havia muita expectativa sobre qual time Mano Menezes mandaria a campo. E quando a escalação do Timão foi divulgada, causou surpresas. Além da já esperada e contestada entrada de Felipe na defesa, o treinador também pôs em campo o goleiro Cássio, recuperado de lesão, e os estreantes Bruno Henrique e Jadson.

Coincidentemente ou não, o Corinthians conseguiu se equiparar ao rival Palmeiras, apesar do abismo entre ambos na classificação. Com o meio campo mais povoado e marcador que nas últimas partidas, o time alvinegro até conseguiu acuar o adversário no campo de defesa na maior parte do tempo.

0002048159088 imgFoto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

A primeira boa chance, contudo, saiu apenas aos 22 minutos. E o atacante Guerrero perdeu uma chance de ouro de reconquistar a Fiel. O volante Bruno Henrique cruzou da esquerda, Romarinho desviou e a bola sobrou para o camisa 9 na cara do gol. O problema é que ele não esperava e, no susto, mandou pela linha de fundo.

Verdão no jogo!
Com dificuldades para criar, o Verdão finalmente conseguiu levar perigo à meta de Cássio aos 25 minutos. Após receber belo passe do meia Valdívia, o meia Mazinho encheu a canhota na área e o arqueiro alvinegro fez bela defesa. O lance parece ter despertado os comandados de Gilson Kleina.

Mesmo com o maior volume de jogo corintiano, o time palestrino ainda chegou por mais duas vez. Aos 35 minutos, o atacante Alan Kardec finalizou pela direita, a bola desviou na zaga e bateu na rede por fora. Já aos 41, Leandro aproveitou sobra de fora da área e chutou rente ao travessão.

Massacre alvinegro
No início da segunda etapa, o Corinthians parecia viver seus melhores momentos com o técnico Tite. Marcando a saída de bola, o time teve duas grandes chances logo nos primeiros minutos. A um minuto, Jadson recebeu na entrada da área bateu rasteiro, à direita do gol de Fernando Prass. Aos dois, Guilherme fez bela jogada pela direita e soltou uma bomba no travessão.

O Palmeiras até tentou responder em finalizações de Leandro e Wesley, mas era o Timão que continuava mais incisivo. Foram três grandes chances salvas por Fernando Prass. Aos sete, após escanteio, Romarinho bateu a “queima-roupa” em cima do goleiro. Aos 11, o jogador voltou a sair na cara do gol e chutou de novo em cima do arqueiro palmeirense. Por fim, aos 13, foi Guerrero quem saiu na entrada da área e bateu para outro milagre do camisa 1.

0002048159090 imgFoto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Após o verdadeiro bombardeio, o clube do Parque São Jorge finalmente chegou ao gol aos 15 minutos. O lateral Fagner fez linda tabela com Guilherme, escapou na ponta direita e cruzou rasteira. Quisera o destino que a bola encontrasse os pés de um velho carrasco do Palmeiras, Romarinho, que também era um dos mais criticados pela torcida. Com o gol livre, ele só deu o tapa e foi para a galera.

Depois do gol, como era de se esperar, o Corinthians tirou o pé do acelerador. O Verdão tentou assumir as rédeas do jogo, com a entrada de Mendieta na vaga de Leandro. O problema que o time alviverde parecia jogar em uma intensidade abaixo do rival.

Estava demorando, Mano!
O cenário do jogo, a esta altura, era ideal para o Alvinegro. O problema é que no banco de reservas corintiano a mão de Mano Menezes “coçava” para querer inventar. E foi isso que ele fez. Sacou jogadores que estavam bem, como Jadson e Romarinho, para as entradas de Renato Augusto e Jocinei.

O Verdão foi ganhando campo, até que chegou ao seu gol de empate. Jocinei, ele mesmo, saiu errado e a bola acabou nos pés do atacante Diogo, que acabara de entrar na vaga do zagueiro Wellington. Ele cruzou para a área e encontrou o atacante Alan Kardec, que cabeceou com estilo, no canto esquerdo de Cássio. Depois disso, não houve tempo para reação.

Próximos Jogos
Na próxima quarta-feira, às 22 horas, o Corinthians volta a campo para enfrentar o Oeste, no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto. Enquanto isso, o Palmeiras joga contra o Ituano, no mesmo dia e horário, no Pacaembu, em São Paulo.