Paulistão: Fisiologista do XV tem trabalho aceito em congresso dos Estados Unidos

Sérgio Camarda irá apresentar sua pesquisa em parceria com a UNESP em Orlando

O fisiologista do XV de Piracicaba, Sérgio Camarda, foi convidado a apresentar, no dia 31 de maio, em Orlando, Estados Unidos, um trabalho no 61º Congresso Anual do American College of Sports Medicine, um dos maiores do mundo em medicina esportiva.

0002048160527 img

Campinas, SP, 19 (AFI) – O fisiologista do XV de Piracicaba, Sérgio Camarda, foi convidado a apresentar, no dia 31 de maio, em Orlando, Estados Unidos, um trabalho no 61º Congresso Anual do American College of Sports Medicine, um dos maiores do mundo em medicina esportiva.

Sua pesquisa, realizada com os jogadores do Alvinegro em parceria com a UNESP, intitulada

0002048160527 img

“Restrição de curto tempo do fluxo sanguíneo melhora o índice de força da relação isquiotibiais/quadríceps em jogadores profissionais de futebol” será exposta para profissionais da área no Centro de Convenções Orange County, em Orlando, Flórida.

Sobre seus estudos, Camarda explica.

“É um procedimento totalmente novo para o tratamento de atletas com desequilíbrio muscular. Fazemos uma oclusão do vaso sanguíneo, que reduz o fornecimento de oxigênio ao músculo e acaba aumentando a massa muscular rapidamente. A grande vantagem deste método é que o atleta não precisa fazer o exercício com cargas elevadas, ou seja, com pouco desgaste ele consegue ganhar massa muscular e força”, comenta.

Outro benefício é a rapidez do tratamento.

0002048160531 img

“Antes demorava de 30 até 40 dias para alcançar um resultado significante. Com esse procedimento, em doze sessões, cerca de duas semanas, nós já conseguimos reverter esse quadro de desequilíbrio do jogador”, completa.

O fisiologista conta que este trabalho é a continuação de sua outra pesquisa, que o levou até a cidade de Liverpool, em 2011, onde o profissional foi palestrante no 16º Congresso Europeu de Ciência no Esporte.

“No primeiro nós detectamos o desequilíbrio muscular nos atletas e mostramos que um esforço, semelhante ao desgaste de uma partida de futebol, leva à uma sobrecarga muscular que pode resultar em lesão. Durante a Copa Paulista de 2013 nós fizemos a reabilitação destes jogadores de forma inovadora no futebol”, explica.

Assim como em 2011, Camarda busca patrocinadores e colaboradores para sua viajem. O American College of Sports Medicine acontece de 27 a 31 de maio de 2014.