Natação: Poliana Okimoto fecha com Unisanta e retorna à instituição após 11 anos

A apresentação oficial será na próxima quarta, às 11h, na sede da Universidade Santa Cecília, em Santos

Atual campeã mundial nos 10km da Maratona Aquática e melhor atleta olímpica brasileira de 2013, a nadadora Poliana Okimoto acertou o seu retorno à Universidade Santa Cecília - Unisanta, localizada na cidade de Santos.

0002048162211 img

Campinas, SP, 25 (AFI) – Atual campeã mundial nos 10km da Maratona Aquática e melhor atleta olímpica brasileira de 2013, a nadadora Poliana Okimoto acertou o seu retorno à Universidade Santa Cecília – Unisanta, localizada na cidade de Santos. Eleita maratonista do ano na temporada passada pela Federação Internacional de Natação – Fina, a atleta retorna à instituição que defendeu em 2003 para reforçar a equipe de natação nas próximas temporadas e competições, com destaque para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A apresentação oficial será realizada na próxima quarta-feira, às 11h, na sede da Universidade Santa Cecília.

Aos 30 anos, Poliana Okimoto comemorou o acerto.

“Um dos principais motivos que me fizeram voltar foi a grande importância que a Unisanta e o presidente, Marcelo Teixeira, dão às maratonas aquáticas, o que é um ponto fundamental para mim. Eu também gosto muito da cidade e do povo santista, que sempre me receberam muito bem. Morei bastante tempo na baixada e estou muito contente em poder voltar. Tenho certeza que me fará muito bem e irei evoluir ainda mais”, disse a maratonista, que também é a atual recordista brasileira dos 1500m livre.

0002048162211 img

Além de Poliana, quem também não escondeu a felicidade de poder retornar à cidade de Santos e à Unisanta foi o seu treinador e marido, Ricardo Cintra.

“O Brasil é uma potência mundial e uma referência nas maratonas aquáticas e a Unisanta é a única que apoia e incentiva demais a prática da modalidade. Além disso, nós moramos em Santos por quase dez anos. Fui nadador, conheci a Poliana na Unisanta e começamos a namorar aqui. É um prazer e um orgulho muito grande poder voltar a defender a instituição”, analisou o técnico.

De acordo com o treinador da Unisanta, Márcio Latuf, a chegada de Poliana Okimoto servirá de exemplo para os atletas mais novos.

“Poder ter na equipe uma campeã mundial vai espelhar a garotada da base e mostrar que a Unisanta é uma grande formadora e investidora na natação. Ela é uma mulher compenetrada, com objetivos traçados e sempre se dedicou ao máximo”, afirmou. Para Marcelo Teixeira, presidente da Associação Santa Cecília, “a nadadora é um exemplo de dedicação e profissionalismo, sendo uma referência na natação mundial. Com a sua chegada, reforçaremos ainda mais e muito bem o nosso projeto olímpico visando as competições internacionais”, projetou o dirigente.

Com uma carreira vitoriosa, Poliana Okimoto entrou para a história do esporte nacional ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos de 2013, disputado em Barcelona, na Espanha, com uma medalha de cada cor (ouro inédito para a natação brasileira nos 10k, prata nos 5k e bronze na prova por equipes). Foi o maior número de pódios conquistados por um atleta brasileiro em uma só edição do Mundial, superando, assim, grandes ícones como Cesar Cielo e Gustavo Borges. Com isso, ajudou o Brasil a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade. Com as três medalhas de 2013, inclusive, Poliana passou a ser a atleta brasileira com o maior número de medalhas em Campeonatos Mundiais (seis) que envolvem modalidades olímpicas.

Como em 2014 não haverá mundial, o grande objetivo de Poliana Okimoto é conquistar o bicampeonato da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas (faturou o títulos em 2009). E a atleta começou bem. Em janeiro, venceu a primeira etapa, disputada no Rio Negro, na região da Patagônia, na Argentina. A Travessia de Viedma foi a primeira de sete etapas do circuito internacional deste ano. As próximas provas serão disputadas em Manzanillo, no México, dia 5 de abril; Setúbal, em Portugal, dia 28 de junho; Lac St Jean, dia 24 de julho, Lac Magog, dia 31 de julho, e Lac Megantic, dia 9 de agosto, todas no Canadá; e Hong Kong, no dia 4 de outubro.