Taça Yakult abre temporada de beisebol no Brasil

Multinacional japonesa mantém complexo esportivo na cidade de Ibiúna

O calendário nacional de beisebol começa oficialmente nos dias 1º e 2 de março no Complexo/Academia de Beisebol Yakult, em Ibiúna.

Campinas, SP, 27 (AFI) – O calendário nacional de beisebol começa oficialmente nos dias 1º e 2 de março no Complexo/Academia de Beisebol Yakult, em Ibiúna. A sexta edição da Taça Yakult vai reunir 15 equipes da categoria infantil (11-12 anos) e nove da categoria pré-junior (13-14 anos), com total de 45 jogos (27 no infantil e 18 no pré-junior). As partidas serão realizadas a partir das 7h de sábado e 8h de domingo.

Tradicional apoiadora do beisebol no Japão, onde mantém time profissional, a Yakult investe neste esporte no Brasil há 15 anos. O Complexo/Academia de Beisebol da empresa possui 242 mil m² de área total. Considerado o maior estádio de beisebol da América Latina, o local comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, alojamento para 200 atletas, apartamentos (para atletas internos), piscina, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros.

A equipe técnica é formada por cinco treinadores – três deles ex-atletas da Academia da Yakult que jogaram no Japão e Estados Unidos –, preparador físico, psicólogo e fisioterapeuta. Atualmente, 35 jovens são internos e estão sendo treinados para alcançar a categoria profissional e, quem sabe, jogar no Japão e nos Estados Unidos, países onde o esporte é mais popular. Esses atletas estudam pela manhã em escola particular e treinam de segunda a quinta-feira na parte da tarde.

Nos fins de semana, viajam para competir por seus times, localizados em cidades do interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, além de Belém (PA).

“O CT da Yakult é um celeiro. Pelo menos 90% dos atletas profissionais brasileiros de beisebol passaram por lá”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Jorge Otsuka. Nestes 15 anos, a Academia de Beisebol da Yakult já enviou mais de 60 atletas para jogar no Japão e nos Estados Unidos.

A Yakult investe aproximadamente R$ 350 mil por ano para manutenção do Complexo/Academia de Beisebol, além de apoiar financeiramente os atletas, por meio de bolsas administradas pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol. O objetivo da empresa – que é líder no segmento de leite fermentado em todo o mundo – é fomentar o gosto pelo esporte em crianças e jovens.

“O esporte está muito relacionado à saúde e a Yakult é uma empresa preocupada com a saúde das pessoas. Também acreditamos que o estímulo ao esporte pode fazer a diferença para o futuro desses jovens atletas, que poderão ter uma carreira de sucesso no Brasil ou mesmo internacional”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Ichiro Amano.