Copa do Mundo: 100 dias para você melhorar o mundo!

Como podemos mudar o país e muito mais antes do início da Copa do Mundo no Brasil?

0002048164725 img

Começa a contagem regressiva. Menos de 100 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil. Talvez nos inspire algumas reflexões, uma vez que, daqui a pouco, o planeta estará com os olhos voltados para o nosso país.

Há muito que já não compartilho de preferências partidárias e por uma decisão pessoal não costumo defender esta ou aquela bandeira a favor ou contra qualquer partido e mesmo contra ou a favor o atual governo.

E por duas razões; a primeira é que entendo que, como em qualquer instância, o poder público acerta em várias coisas e erra em outras. A segunda é que não é possível tirar conclusões apenas por aquilo que vemos na imprensa ou pelas declarações desse ou daquele cidadão, seja ele juiz do Supremo ou o jardineiro do vizinho. Nossas visões são obstruídas por aquilo que acreditamos. A verdade é um mistério e, por ser mistério, é eternamente escondida.
Prefiro a dúvida me instiga a continuar procurando.

Essa pequena explicação é importante para que fique bem claro que minhas reflexões são de um cidadão que procura olhar muito atentamente para os fatos e despi-los inclusive das próprias preferências.

Pois bem. 100 dias.

0002048164725 img

É muito evidente que quase nada podemos fazer para melhorar o Brasil em 100 dias. De modo geral, os estádios, superfaturados ou não, estarão prontos, assim como as principais obras necessárias para a realização do grande evento. O preço abusivo dos ingressos não vai baixar e a ganância de muitos setores em faturar muito com a Copa não vai arrefecer. Em 100 dias o governo não vai investir mais em Educação, não vai resolver a questão de moradia, emprego ou corrupção no país.

Nos próximos 100 dias, alguns de nossos deputados e senadores não vão aprender que são funcionários do povo e passar a defender aquilo que realmente interessa aos cidadãos que depositaram neles a confiança do voto. Isso serve também a alguns prefeitos e vereadores, que vestem a casaca do poder apenas para regar o próprio ego, alimentar a própria vaidade e desfrutar de suas posições como se fossem monarcas acima da lei.

Nos próximos 100 dias o desmatamento de nossas florestas vai continuar em ritmo acelerado demais, a poluição de nossos rios continuará em ritmo acelerado demais, a desatenção e a irresponsabilidade com nossos redutos naturais continuará aumentando em ritmo acelerado demais, e as ações em favor do meio ambiente continuarão frágeis demais.

Nos próximos 100 dias o crime continuará mais organizado que nossos instrumentos legais, que nosso sistema carcerário, que nossas defesas contra os que nos querem reféns de suas insanidades. O poder da grana continuará corrompendo os poderes públicos, os presidentes das empresas, os pais de família e – consequentemente – seus filhos.

O que fazer nesses 100 dias para melhorar o país?

Minha sugestão. Nos próximos 100 dias, pare, desacelere e melhore você mesmo.

Cuide melhor de você, de seus amados à sua volta, dos animais, das plantas, dos telefones públicos, de sua calçada, da água que você utiliza todos os dias, do ar que você respira. Cuide melhor do seu vizinho, ou pelo menos conheça-o.

Cuide melhor de seus pensamentos, avalie suas convicções, perceba onde você apenas está querendo defender o pequeno território de suas certezas convictas. Cuide de suas ações no dia a dia, seja mais gentil, mais paciente, mais atento aos problemas daqueles que você encontra pela vida.

0002048164729 img

Abra bem seus olhos, seus ouvidos, todos os seus sentidos e esforce-se para não fechar o seu coração.

Certamente 100 dias pode ser pouco tempo para que a gente consiga mudar as mazelas de nosso país, tão lindo, tão maravilhoso e tão carente e maltratado. Mas, acredite. Os mesmos 100 dias serão suficientes para uma mudança pessoal, uma faxina interna, uma atitude renovada diante da vida. Essa pequena atitude – que, no entanto, demanda grande esforço – certamente tem o poder de melhorar muito mais que apenas nosso país. Isso melhora o mundo.